Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como minerar Bitcoin: passo a passo

Por Thais SouzaPublicado em

As criptomoedas, em especial o Bitcoin, estão ganhando o coração de investidores brasileiros. Isso porque elas são muito seguras e oferecem diversas vantagens como: investimento com excelentes retornos, taxas menores e transparência nas negociações. Neste artigo você verá como minerar e começar a investir na tão sonhada moeda digital: Bitcoin. 

Como funciona o Bitcoin?

O Bitcoin é uma criptomoeda, ou moeda digital descentralizada, que não necessita da ajuda de terceiros para funcionar, como: governo ou bancos. Ele usa a criptografia para controlar suas transações, por isso é considerado muito seguro. 

De forma prática, o Bitcoin é um dinheiro virtual, uma moeda como o dólar ou o real, e pode ser utilizado para fazer pagamentos de bens ou serviços. Ele é gerado através de fórmulas decifradas por computadores, e esse processo se chama mineração.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Por que investir em Bitcoin?

Muitas pessoas estão optando por investir nessa criptomoeda, isso porque ela oferece vantagens como: 

  • Segurança oferecida pela criptografia blockchain;
  • Rede de pagamento descentralizada (ponto-a-ponto);
  • Liberdade de pagamento;
  • Taxas menores;
  • Controle e transparência das suas transações;
  • Ótimo retorno de investimos;
  • Tendência de alta (por conta do design deflacionário, o Bitcoin tende a ser cada dia mais raro e valorizado no mercado).

Como minerar Bitcoin?

Existem duas maneiras de adquirir Bitcoins: comprando de pessoas que já possuem a moeda, ou minerando. Porém hoje, um Bitcoin equivale a aproximadamente R$ 40 mil (cotação do dia 02/03/2020), por isso, para muitas pessoas a opção mais rentável é minerar. 

Para isso você precisará de computadores ligados 24 horas por dia. Isso é necessário para confirmar as transações da moeda.

Por conta disso, é de extrema importância que você tenha um computador potente, com uma boa configuração e velocidade. Também é essencial que o computador possua um bom sistema de resfriamento, que funcione por longos períodos de tempo sem superaquecer, já que, minerar demora, e muito! 

1º Passo: Escolha uma carteira de Bitcoin

Você irá precisar de uma carteira para acessar, guardar ou transferir suas moedas. Lá elas serão criptografadas e protegidas. As principais carteiras de Bitcoins são: Electrum e BRD.

2º Passo: Instalação do programa minerador

Você deverá instalar um programa específico para a mineração, separamos os principais deles: 

  • CGMiner
  • EasyMiner (só funciona para Windows)
  • MultiMiner
  • BFGMiner

3º Passo: configuração do programa.

Após configurar o programa para fazer o trabalho de mineração, é só iniciar o processo. O programa irá usar energia, muita energia, para executar os algorítimos e fazer o registro das operações. 

Assim, cada verificação que o minerador fizer usando o seu computador, uma quantia pequena de Bitcoin é gerada e depositada em sua carteira virtual. Funciona como jogar um dado com milhares de lados para se encontrar um número específico.

Hoje ainda compensa minerar Bitcoin?

É muito importante que você estude o cenário do seu investimento, já que, minerar Bitcoin é um processo demorado e caro. 

Há gastos com computadores, energia elétrica, internet com uma velocidade significativa e custos dos programas mineradores. Por isso, analise o quanto vai gastar e o quanto vai ganhar. Com um bom planejamento você poderá chegar a um bom investimento.

E aí, gostou desse artigo? Conte para nós se você faz esse tipo de investimento. 

Fique à vontade para navegar em outros conteúdos do nosso blog. Até a próxima! 🙂

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Organizze: veja o passo a passo de como usar o aplicativo para controlar suas finanças

Cashback: guia completo

Dia dos namorados: como economizar?

5 dicas para você cuidar do seu dinheiro e gastar sem culpa

Dia dos Namorados: planejamento financeiro em conjunto

Está apertado? Confira como fazer um empréstimo seguro!

Reserva de emergência: o que é e como montar?

Banco Inter: conheça a conta digital kids