Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como minerar Bitcoin: passo a passo

Por Thais SouzaPublicado em

As criptomoedas, em especial o Bitcoin, estão ganhando o coração de investidores brasileiros. Isso porque elas são muito seguras e oferecem diversas vantagens como: investimento com excelentes retornos, taxas menores e transparência nas negociações. Neste artigo você verá como minerar e começar a investir na tão sonhada moeda digital: Bitcoin. 

Como funciona o Bitcoin?

O Bitcoin é uma criptomoeda, ou moeda digital descentralizada, que não necessita da ajuda de terceiros para funcionar, como: governo ou bancos. Ele usa a criptografia para controlar suas transações, por isso é considerado muito seguro. 

De forma prática, o Bitcoin é um dinheiro virtual, uma moeda como o dólar ou o real, e pode ser utilizado para fazer pagamentos de bens ou serviços. Ele é gerado através de fórmulas decifradas por computadores, e esse processo se chama mineração. 

Por que investir em Bitcoin?

Muitas pessoas estão optando por investir nessa criptomoeda, isso porque ela oferece vantagens como: 

  • Segurança oferecida pela criptografia blockchain;
  • Rede de pagamento descentralizada (ponto-a-ponto);
  • Liberdade de pagamento;
  • Taxas menores;
  • Controle e transparência das suas transações;
  • Ótimo retorno de investimos;
  • Tendência de alta (por conta do design deflacionário, o Bitcoin tende a ser cada dia mais raro e valorizado no mercado).

Como minerar Bitcoin?

Existem duas maneiras de adquirir Bitcoins: comprando de pessoas que já possuem a moeda, ou minerando. Porém hoje, um Bitcoin equivale a aproximadamente R$ 40 mil (cotação do dia 02/03/2020), por isso, para muitas pessoas a opção mais rentável é minerar. 

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Para isso você precisará de computadores ligados 24 horas por dia. Isso é necessário para confirmar as transações da moeda.

Por conta disso, é de extrema importância que você tenha um computador potente, com uma boa configuração e velocidade. Também é essencial que o computador possua um bom sistema de resfriamento, que funcione por longos períodos de tempo sem superaquecer, já que, minerar demora, e muito! 

1º Passo: Escolha uma carteira de Bitcoin

Você irá precisar de uma carteira para acessar, guardar ou transferir suas moedas. Lá elas serão criptografadas e protegidas. As principais carteiras de Bitcoins são: Electrum e BRD

2º Passo: Instalação do programa minerador

Você deverá instalar um programa específico para a mineração, separamos os principais deles: 

  • CGMiner
  • EasyMiner (só funciona para Windows) 
  • MultiMiner
  • BFGMiner

3º Passo: configuração do programa.

Após configurar o programa para fazer o trabalho de mineração, é só iniciar o processo. O programa irá usar energia, muita energia, para executar os algorítimos e fazer o registro das operações. 

Assim, cada verificação que o minerador fizer usando o seu computador, uma quantia pequena de Bitcoin é gerada e depositada em sua carteira virtual. Funciona como jogar um dado com milhares de lados para se encontrar um número específico.

Hoje ainda compensa minerar Bitcoin?

É muito importante que você estude o cenário do seu investimento, já que, minerar Bitcoin é um processo demorado e caro. 

Há gastos com computadores, energia elétrica, internet com uma velocidade significativa e custos dos programas mineradores. Por isso, analise o quanto vai gastar e o quanto vai ganhar. Com um bom planejamento você poderá chegar a um bom investimento.

E aí, gostou desse artigo? Conte para nós se você faz esse tipo de investimento. 

Fique à vontade para navegar em outros conteúdos do nosso blog. Até a próxima! 🙂

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Saiba como ganhar dinheiro online rápido

Inflação hoje: entenda como o seu dinheiro é afetado

Golpe do CPF falso: conheça e saiba como se proteger

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir

ID Jovem: guia completo 2022

Vale a pena parcelar compras no cartão com inflação em alta?

Copa do mundo 2022: quanto custa completar o álbum?

SOS Nu: saiba como proteger sua conta digital Nubank