Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como mitigar riscos em sua empresa

Por AutentifyPublicado em

O risco é algo inerente aos negócios. Mesmo as empresas mais seguras estão sujeitas a sofrer perdas financeiras, à reputação e outros tipos de danos. Porém, é possível tomar medidas para minimizar esses riscos. Saiba como na matéria abaixo.

Porque é importante mitigar riscos em uma empresa?

Embora muitas pessoas não considerem os riscos empresariais uma prioridade, é importante entender por que eles são essenciais ao enfrentar os desafios do seu negócio.

As organizações devem trabalhar para evitar riscos, mas também estar cientes e preparadas para as consequências desses riscos. Isso inclui o desenvolvimento de planos de mitigação de curto, médio e longo prazo. Idealmente, uma organização estaria preparada para qualquer risco ou ameaça. Mas sabemos que isso não é possível. Portanto, as estratégias de mitigação de risco significam se preparar para o pior, reconhecer que algum dano ocorrerá e ter planos de contingência implementados.

Quais os tipos de riscos que sua empresa pode enfrentar?

Existem vários tipos de riscos que as empresas enfrentam: riscos operacionais, que estão relacionados aos processos e operações cotidianas de uma empresa; riscos financeiros, que tratam da receita e estabilidade financeira da empresa; riscos tributários, que se referem ao correto recolhimento dos tributos de acordo com o setor de atuação da empresa e as jurisdições municipais/estaduais/federais; riscos ambientais, com foco especial na sustentabilidade empresarial e na preservação ambiental; e riscos trabalhistas, decorrentes do descumprimento das normas de saúde e segurança.

Como criar um plano de mitigação de riscos para a sua empresa?

Sabendo e entendendo a importância em mitigar riscos, o próximo passo é elaborar uma diretriz de execução dessa estratégia. Como esta é uma abordagem preventiva, é essencial ter um plano de ação bem definido. Veja o passo a passo:

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

  1. A avaliação de risco é o primeiro passo, onde se identifica a quantidade máxima de ameaças à operação de uma empresa;
  2. Categorização de ameaças: as ameaças são então categorizadas com base na área afetada e no tipo de risco;
  3. Implementação da matriz de risco: a matriz de risco é desenvolvida, classificando cada item com base na probabilidade e impacto.
  4. Ações de mitigação: Utilizando ferramentas como big data, score de fraude e qualificação de fornecedores, é desenvolvido um plano de mitigação que minimiza os efeitos de cada uma das ameaças identificadas, sendo as ameaças mais importantes tratadas primeiro;
  5. Desenvolvimento de uma cultura de compliance: Para garantir o sucesso dessa estratégia, é importante que uma empresa dissemine uma cultura de compliance em suas estruturas internas e relacionamentos externos.
  6. Monitoramento de risco: Mesmo com as medidas de mitigação de riscos em vigor, os riscos ainda não se tornam impossíveis, razão pela qual o monitoramento constante é essencial.

Conclusão

Mitigar riscos não é uma opção para a maioria dos negócios, pois a atual dinâmica do mercado torna tudo mais incerto e descontínuo.  No entanto, aceitar a probabilidade de eventos negativos como parte do dia a dia tem se mostrado uma estratégia bem-sucedida para empresas de qualquer porte.

Identificar e avaliar os riscos em sua empresa se torna algo tão necessário atualmente, evitando prejuízos financeiros e mantendo a estabilidade da sua organização. Acesse este artigo e outros artigos e continue acompanhando nosso canal aqui na Foregon!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Autentify

A Autentify é uma plataforma de soluções antifraude que utiliza a inteligência de email para gerar uma pontuação de identidade digital para clientes a fim de reduzir o risco nas transações online. Combinando 5 camadas de proteção (email, IP, dados de rede, geolocalização e device ID) dando uma visão profunda e abrangente para a tomada de decisão. Além disso, possui o AutentiFace, uma validação biométrica facial utilizando bases oficiais. O retorno é dado por índice de similaridade (percentual) para cada selfie validada, oferecendo assim a confiança de que seu negócio precisa.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Chargeback: como evitá-lo com um sistema de gestão de pagamentos

MEI pode ter sócio na empresa? Descubra agora

O que é e como fazer uma Pipeline de Vendas

E-commerce: como se prevenir contra fraudes?

Pagar DAS MEI: valores, como emitir, formas de pagamento e mais!

Como parcelar MEI atrasado?

Verificação de dados nos dias atuais

Segurança e confiança nos e-commerces