Como o aumento do dólar pode impactar sua vida em 2021?
Mesmo com grandes expectativas que o dólar esteja mais estabilizado até o fim do ano, ainda estamos com a média de mais de R$ 5 em relação a moeda americana.

Há dez anos, o real em relação ao dólar estava aproximadamente em R$ 1,80 e, por conta disso, neste ano é possível levantar considerações sobre esta diferença no seu dia a dia.
Portanto, é preciso entender o impacto do dólar na economia no seu dia a dia, na maioria das vezes está atrelado aos malefícios mas existem benefícios diante a este aumento.
Porém, os pontos negativos influenciam na vida de todos diante da precificação dos produtos de consumos de todo o país que é precificado em dólar.
Confira:

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
A exportação
A saída de bens, produtos e serviços do país de origem apresenta dois lados com o preço da moeda americana em alta. Primeiro, o lado bom é em relação a maior vantagem econômica comparado a competição do mercado exterior, o que faz com que a demanda seja maior e a produção no país produtor, aumente originando novos empregos.
Porém, o lado ruim de mandar mais produtos para exterior, é que com esta alta demanda no exterior, com relação à demanda interna, o preço fica mais favorável ao mercado internacional mas em compensação o produtor nacional aumenta o preço do produto no mercado interno.
O desestímulo a importação
Com os produtos mais caros, a importação no país fica em desvantagem, pois em um país como o Brasil, a carga tributária de um produto importado ele sofre de carga tributária em torno de 100% a 120% de aumento. O que acaba sendo bom para o mercado interno pois porque efetivamente existe uma busca para os produtos nacionais, aumentando o fluxo econômico.
O turismo
Outro ponto que deve ser observado, é o estímulo ao turismo nacional por conta do aumento do dólar o que acaba diminuindo o turismo exterior. Isto acaba fortalecendo a economia. Mas como esta é uma realidade apenas da classe média acaba não se adequando a todos.
Informamos?
Não esqueça de curtir a matéria. Se tiver alguma sugestão faça um comentário e até a próxima!
Leia também:
Deixe seu comentário