Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como o aumento do dólar pode impactar sua vida em 2021?

Por Sabrina VansellaPublicado em

Mesmo com grandes expectativas que o dólar esteja mais estabilizado até o fim do ano, ainda estamos com a média de mais de R$ 5 em relação a moeda americana.

Há dez anos, o real em relação ao dólar estava aproximadamente em R$ 1,80 e, por conta disso, neste ano é possível levantar considerações sobre esta diferença no seu dia a dia. 

Portanto, é preciso entender o impacto do dólar na economia no seu dia a dia, na maioria das vezes está atrelado aos malefícios mas existem benefícios diante a este aumento.

Porém, os pontos negativos influenciam na vida de todos diante da precificação dos produtos de consumos de todo o país que é precificado em dólar.

Confira:

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

A exportação

A saída de bens, produtos e serviços do país de origem apresenta dois lados com o preço da moeda americana em alta. Primeiro, o lado bom é em relação a maior vantagem econômica comparado a competição do mercado exterior, o que faz com que a demanda seja maior e a produção no país produtor, aumente originando novos empregos.

Porém, o lado ruim de mandar mais produtos para exterior, é que com esta alta demanda no exterior, com relação à demanda interna, o preço fica mais favorável ao mercado internacional mas em compensação o produtor nacional aumenta o preço do produto no mercado interno.

O desestímulo a importação

Com os produtos mais caros, a importação no país fica em desvantagem, pois em um país como o Brasil, a carga tributária de um produto importado ele sofre de carga tributária em torno de 100% a 120% de aumento. O que acaba sendo bom para o mercado interno pois porque efetivamente existe uma busca para os produtos nacionais, aumentando o fluxo econômico.

O turismo

Outro ponto que deve ser observado, é o estímulo ao turismo nacional por conta do aumento do dólar o que acaba diminuindo o turismo exterior. Isto acaba fortalecendo a economia. Mas como esta é uma realidade apenas da classe média acaba não se adequando a todos.

Informamos?

Não esqueça de curtir a matéria. Se tiver alguma sugestão faça um comentário e até a próxima!

 

Leia também: 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Cenário pessimista: Banco Central afirma que inflação crescerá em 2023

Índice de endividamento chega ao maior nível em 12 anos

IPVA, IPTU e cartão de crédito: qual despesa pesa mais no orçamento dos brasileiros?

Conheça os 10 carros mais vendidos em 2021

Black Friday 2021: pesquisa antecipa o que as pessoas querem comprar

85% das pessoas que instalam apps dos bancos digitais não viram clientes, diz pesquisa

Consumidor busca banco digital pela baixa burocracia, diz pesquisa

Conheça 15 aplicativos que vão te ajudar a economizar