Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como o aumento do dólar pode impactar sua vida em 2021?

Por Sabrina VansellaPublicado em

Mesmo com grandes expectativas que o dólar esteja mais estabilizado até o fim do ano, ainda estamos com a média de mais de R$ 5 em relação a moeda americana.

Há dez anos, o real em relação ao dólar estava aproximadamente em R$ 1,80 e, por conta disso, neste ano é possível levantar considerações sobre esta diferença no seu dia a dia. 

Portanto, é preciso entender o impacto do dólar na economia no seu dia a dia, na maioria das vezes está atrelado aos malefícios mas existem benefícios diante a este aumento.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Porém, os pontos negativos influenciam na vida de todos diante da precificação dos produtos de consumos de todo o país que é precificado em dólar.

Confira:

A exportação

A saída de bens, produtos e serviços do país de origem apresenta dois lados com o preço da moeda americana em alta. Primeiro, o lado bom é em relação a maior vantagem econômica comparado a competição do mercado exterior, o que faz com que a demanda seja maior e a produção no país produtor, aumente originando novos empregos.

Porém, o lado ruim de mandar mais produtos para exterior, é que com esta alta demanda no exterior, com relação à demanda interna, o preço fica mais favorável ao mercado internacional mas em compensação o produtor nacional aumenta o preço do produto no mercado interno.

O desestímulo a importação

Com os produtos mais caros, a importação no país fica em desvantagem, pois em um país como o Brasil, a carga tributária de um produto importado ele sofre de carga tributária em torno de 100% a 120% de aumento. O que acaba sendo bom para o mercado interno pois porque efetivamente existe uma busca para os produtos nacionais, aumentando o fluxo econômico.

O turismo

Outro ponto que deve ser observado, é o estímulo ao turismo nacional por conta do aumento do dólar o que acaba diminuindo o turismo exterior. Isto acaba fortalecendo a economia. Mas como esta é uma realidade apenas da classe média acaba não se adequando a todos.

Informamos?

Não esqueça de curtir a matéria. Se tiver alguma sugestão faça um comentário e até a próxima!

 

Leia também:

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Mais brasileiros montaram reserva de emergência durante a pandemia

Comparativo: Nubank Ultravioleta ou C6 Carbon?

Pesquisa aponta que número de jovens que se tornaram MEIs na pandemia aumentou

Gig economy: conheça o novo modelo de trabalho

Como o aumento do dólar pode impactar sua vida em 2021?

Lojas físicas ou online: qual a preferência no Dia do Consumidor 2020?

Descubra a faixa salarial que se destaca no Dia do Consumidor

Os principais interesses de compra do Dia do Consumidor