Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como o Cadastro Positivo pode ajudar na aprovação de crédito

Por Se Torne InvestidorPublicado em

Todos querem descobrir o segredo para a aprovação de crédito, mas mesmo os bancos ocultando os critérios de avaliação, é fato que o Cadastro Positivo é um dos critérios mais importantes. Entenda como o Cadastro Positivo pode te ajudar a ser aprovado.

O Cadastro Positivo tem gerado inúmeras dúvidas, principalmente da sua importância dentro da análise de crédito dos bancos.

Construindo um bom histórico em seu Cadastro Positivo, é possível aumentar muito as chances de ser aprovado em serviços de crédito.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Para entender melhor a razão do Cadastro Positivo ser tão importante assim, é crucial descobrir como funciona o Cadastro Positivo, então vamos entender melhor.

O que é o Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo começou em 2011, porém foi ativo em 2013, na época não era tão popular assim, por isso, muitos não aderiram a ativação do cadastro, muito menos o conheciam. 

Em simples palavras, o Cadastro Positivo é um tipo de histórico completo de crédito, onde é reunido informações sobre suas movimentações, pagamentos, negativações e instituições financeiras em que possui conta aberta, podemos compará-lo a um tipo de currículo.

Esse histórico pode mostrar como você quitou suas contas e boletos, considerando sua pontualidade, esse histórico é uma ótima oportunidade para mostrar que você é um bom pagador.

Em julho de 2019 a lei complementar n.º 166/19 possibilitou adesão automática do Cadastro Positivo, ou seja, nesta data todos os Cadastro Positivos  foram ativados, contrário a antes desta lei complementar que a adesão ao Cadastro Positivo era opcional e manual.

Os dados contidos no Cadastro Positivo, são administrados pelos birôs de crédito (Serasa, Boa Vista, SPC Brasil e Quod), tanto lojas quanto instituições financeiras consultam suas informações do Cadastro Positivo por esses birôs de crédito.

Mas não quer dizer que, só porque foi ativado automaticamente, que o Cadastro Positivo é obrigatório, você tem a opção de cancelar o Cadastro Positivo quando quiser, para isso basta procurar a opção no sistema do birô de crédito que deseja cancelar.

Um dos principais motivos para a existência do Cadastro Positivo, é que antigamente o score de crédito analisava somente informações negativas sobre cada consumidor, sendo assim, só registrava atrasos ou negativações, quando havia ausência de atrasos e negativações, o sistema do score interpretava que você pagou em dia, mas não importava se o pagamento era na data de vencimento ou se era antecipado.

Com a existência do Cadastro Positivo, o algoritmo de análise do score de crédito começou a registrar também informações positivas, ou seja, quando uma conta é paga em dia ou até se foi pago antecipadamente.

Isso significa que, você poderá ser beneficiado se for um bom pagador, mas como sempre há exceções, como todo o sistema possui falhas, não será diferente com o Cadastro Positivo, mas isso, veremos a seguir!

Como o Cadastro Positivo poderá me ajudar na aprovação de crédito?

Quando um banco oferta crédito, antes disso, ele traçou um perfil ideal de cliente para aquele produto financeiro, este perfil pode ter idade, renda mensal ideal, estado civil, histórico em outros bancos, informações do Cadastro Positivo, poder ter outros serviços de crédito ou não, dentre outras coisas.

As instituições financeiras nunca irão revelar o critério de análise que utilizam, porque se revelassem, muitos clientes iriam fraudar as informações. Por este motivo, até na hora de negar crédito, eles não revelam o real motivo da não aprovação, usando até o score de crédito como uma desculpa.

Porém, dentro da análise de crédito há uma verdade:

Quando o consumidor que solicitou crédito a instituição financeira, mostra ser um bom pagador, tem um bom relacionamento com as instituições financeiras em que ele já é cliente e demonstra o interesse de sempre estar em dia com as contas, com certeza não encontrará tantas barreiras para ter o crédito aprovado.

A melhor forma de mostrar estas qualidades é por meio do Cadastro Positivo, como ele é uma espécie de currículo financeiro, pode mostrar com precisão qual é o seu perfil de consumidor.

Hoje um banco prioriza muito mais o tipo de relacionamento que os clientes têm com ele ou com outras instituições financeiras do que, pontuação de score ou renda.

Por isso, o Cadastro Positivo pode ser um aliado muito forte para a aprovação de crédito, mas para ele ser este aliado, você precisará sempre manter seu histórico de relacionamento bom perante os bancos e instituições. Se por acaso seu histórico estiver ruim, ele poderá ser seu principal inimigo.

Um ponto importante sobre o Cadastro Positivo é que a lei que o regulamenta, permite o armazenamento de dados de até 15 anos, sendo assim algumas informações podem ficar te prejudicando ou te ajudando por um bom tempo, sendo assim, muito cuidado!

Existem casos em que o sistema pode identificar o pagamento bem depois do dia em que foi pago de fato, isso acontece muito em contas que o dia de vencimento é em finais de semana, e a compensação deste pagamento é feita somente na segunda-feira. 

Em muitos casos, isso não ocorre mais, pois o sistema evoluiu, mas pode acontecer ainda, principalmente se você pagar uma conta no dia de vencimento e este dia é um final de semana, como o pagamento será processado na segunda-feira, pode acontecer de ter divergência, pelo fato do Cadastro Positivo identificar que a conta vence em um dia e foi pago no dia seguinte do vencimento, digo isso, pois já recebi inúmeros relatos dessa mesma forma.

Agora imagine uma informação desta, que foi registrada erroneamente, sendo mantida por 15 anos em seu histórico.

Por isso, é importante sempre acompanhar os birôs de crédito e verificar como estão sendo registradas suas informações de pagamentos, porque se alguma destas informações estiver errada, pode dificultar sua aprovação de crédito em alguma instituição financeira.

Sobre o ajudar ou atrapalhar o resultado da análise de crédito, vai depender se o seu cadastro está mostrando informações positivas ou se está mostrando informações negativas.

Depois de descobrir como funciona o Cadastro Positivo na análise de crédito, você deve estar se perguntando se deve ou não manter o seu cadastro ativo, mas antes de tomar esta decisão assista este vídeo.

Espero que estas informações tenham te ajudado a conhecer mais sobre o assunto de análise de crédito, te desejo muito sucesso nesta jornada!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Se Torne Investidor

Nós acreditamos na simplicidade e na transparência das relações, por isso descomplicamos os bancos

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Dinheiro físico: conheça seus mitos e verdades

Entenda o que é IPCA e IGP-M e saiba quais as diferenças entre eles

Quanto tempo demora para aumentar o score de crédito?

Banco Central lança ferramenta que faz diagnóstico da saúde financeira do brasileiro; saiba mais

É melhor financiar ou alugar?

Renda ativa e renda passiva: saiba quais são as diferenças entre os dois termos

Tarifas bancárias: o que são?

PIB: guia completo