Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como o CDI influencia seus investimentos?

Por Thais SouzaPublicado em

O CDI é utilizado como referência na rentabilidade dos principais investimentos em Renda Fixa do mercado. Por isso, entender sua composição e aplicação é algo fundamental para comparar as opções de ativos, encontrar as melhores oportunidades e saber como seu dinheiro está rendendo. 

Neste artigo você vai conferir o que é o CDI e quais as suas relações e influência sobre os investimentos em Renda Fixa. Vamos lá? 

O que é CDI? 

Os Certificados de Depósitos Interbancários (CDI) são títulos bancários emitidos por instituições financeiras que desejam captar recursos de outros bancos para não fechar o dia com o saldo de caixa negativo.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Os bancos fazem esses "empréstimos" entre si por conta de uma regra do Banco Central que determina que as instituições financeiras não podem fechar o dia com saldo negativo de caixa, para não desestabilizar o sistema econômico privado do país. 

Mas você deve estar se perguntando, se o CDI é um índice utilizado em empréstimos entre os bancos, o que ele tem a ver com investimentos? Nós explicaremos logo a seguir. 

Como o CDI influencia nos investimentos?

O CDI é utilizado de duas maneiras em investimentos, a primeira delas é que a taxa do CDI atua como indexadora da rentabilidade das aplicações, ou seja, trata-se de uma referência que as diversas modalidades de investimentos buscam igualar ou superar.

Geralmente, os principais investimentos cuja a rentabilidade é atrelada ao CDI são os títulos privados pós-fixados, como o CDB, a LCI, LCA, CRI, CRA e debêntures.

Por exemplo, é comum encontrarmos CDBs pós-fixados pagando 110% do CDI. Isso quer dizer que a sua aplicação terá rentabilidade 10% acima do CDI, ou seja, você estará lucrando. Logo, fazer essa análise é essencial para buscar a melhor rentabilidade em qualquer cenário.

A segunda influência do CDI nos seus investimentos é que ele também pode ser utilizado como meta de desempenho dessas aplicações, indicando se um investimento está sendo rentável ou não. Por exemplo: se a rentabilidade for menor do que a taxa CDI, é sinal de que poderia ter se saído melhor. Se for acima, indica que o investidor está lucrando. 

Perguntas frequentes (FAQ)

Quem calcula a taxa CDI?

A Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos (Cetip)

O que significa a sigla CDI?

Certificados de Depósito Interbancário.

Qual a diferença entre CDI anual, mensal e diário?

A taxa CDI refere-se aos juros dos empréstimos interbancários. São transações de curtíssimo prazo, geralmente de um dia, que originam o CDI diário. A partir da média diária calcula-se o CDI mensal e depois o anual.

O que é CDI diário?

Taxa calculada a partir das operações entre os bancos em um dia, que serve de base para calcular a média mensal e anual.

O que é CDI mensal?

Média mensal do CDI calculada a partir das taxas diárias.

O que é CDI anual?

Média anual do CDI calculada a partir das taxas mensais.

O que significa investir com 100% do CDI?

Um investimento que rende 100% do CDI terá a mesma rentabilidade da taxa CDI no mesmo período.

Descomplicamos? 

Esperamos que este artigo tenha te ajudado de alguma forma. Caso tenha restado alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo que entraremos em contato. Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Décimo terceiro salário: como e onde investir?

Investimento: opções para curto, médio e longo prazo

Liquidez nos investimentos: o que é? Quais os tipos?

Fundos de Fundos (FoF): o que são e como funcionam

Reforma tributária do IR: como ficam os investimentos em Renda Fixa?

Investir gastando menos? Conheça 19 ações que negociam abaixo do seu valor patrimonial

CDB do PagBank rende 200% do CDI, mais que o dobro da poupança

Carteiras de investimentos prontas: veja se vale a pena apostar nelas