Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como parcelar MEI atrasado?

Por Nara LimaPublicado em

Além de proporcionar a formalização do próprio negócio, O cadastro do Microempreendedor Individual (MEI) é utilizado para formalizar negócios próprios e ainda pode garantir diversos benefícios, como aposentadoria por idade, salário maternidade, auxílio-doença, entre outros.

No entanto, da mesma forma que ele é vantajoso para o empreendedor, é necessário que o indivíduo cumpra com suas obrigações e esteja em dia com a Documento de Arrecadação do Simples Nacional para Microempreendedores Individuais (DAS MEI).

Caso houver atrasos no pagamento do documento, sérias consequências podem ser aplicadas. Se você está com o MEI atrasado, mas não tem a quantia necessária para quitar a dívida de uma vez, saiba que é possível realizar o parcelamento.

Continue e a leitura e confira como parcelar MEI atrasado!

Pagamento DAS MEI

Como citamos, esse é um documento que consta de forma unificada todos os tributos que o MEI precisa pagar mensalmente para manter sua atividade regular. Em 2022, esse valor varia entre R$ 61,60 e R$ 66,60 mensais e o prazo máximo para pagamento é o dia 20 de cada mês.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Como parcelar MEI atrasado?

Se você tem imposto MEI em atraso e deseja regularizar o pagamento de forma parcelada, basta seguir o passo a passo abaixo e fazer sua solicitação. Confira:

  1. Acesse o portal do Simples Nacional;
  2. Vá até o ícone "Simei Serviços" e selecione "Parcelamento";
  3. Clique na opção "Parcelamento – Microempreendedor individual";
  4. Em seguida, informe o número do CNPJ e o código de acesso;
  5. Após o acesso, clique em "Pedido de parcelamento";
  6. Confira as parcelas disponíveis e o valor total da dívida;
  7. Por fim, clique em "Sim" e acompanhe as instruções para o seu caso.

Importante: o primeiro boleto deve ser pago em até 2 dias úteis, caso contrário o parcelamento será cancelado.

Como encontrar o código de acesso?

Caso você não possua essa informação, pelo próprio site do Simei você pode criar ou alterar o código atual. Para isso, preencha um novo formulário que solicita o número de recibo da sua declaração do Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF).

Você pode encontrar esse número na plataforma "Meu Imposto de Renda", com login pela conta Gov.br.

O que acontece se não pagar o DAS MEI?

As consequências do não pagamento do documento são as mais diversas. Além da perda de direitos sociais e, em alguns casos, perda de benefícios do INSS, a dívida pode passar para o CPF da Pessoa Física, afetando a vida pessoal do empreendedor.

Outra consequência grave é a suspensão do CNPJ, que impede a emissão de Notas Fiscais e pode tornar sua empresa irregular. É importante lembrar que uma vez que o CNPJ é suspenso não é possível recuperá-lo e é necessário abrir uma nova empresa.

Como se organizar financeiramente?

O primeiro passo para organizar suas contas é ter um planejamento financeiro adequado para sua empresa. No Portal da Foregon você encontra diversos conteúdos relacionados a finanças que podem te ajudar a lidar com o dinheiro do seu negócio de forma responsável.

​​​​​​​Além disso, você também pode consultar seu score de crédito e encontrar os produtos e serviços financeiros que mais se encaixam no seu perfil.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Chargeback: como evitá-lo com um sistema de gestão de pagamentos

MEI pode ter sócio na empresa? Descubra agora

O que é e como fazer uma Pipeline de Vendas

E-commerce: como se prevenir contra fraudes?

Pagar DAS MEI: valores, como emitir, formas de pagamento e mais!

Como parcelar MEI atrasado?

Verificação de dados nos dias atuais

Segurança e confiança nos e-commerces