Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como planejar um orçamento familiar

Escrito por Jennifer Figueiredo

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Planejamento financeiro é a palavra-chave para manter a saúde do dinheiro. Quando se mora sozinho é relativamente mais fácil traçar um limite de gastos, já que só dependem de você. Já quando se trata de uma família, as regras mudam e tudo deve ser muito bem conversado, para que não haja surpresas desagradáveis no fim do mês. Acompanhe algumas dicas para planejar um orçamento familiar.

O que você procura?

O valor do dinheiro

Você tem filhos em casa? Chame-os para participar das discussões, afinal, é importante que, desde pequenos, eles criem hábitos de consumo saudáveis, uma vez que suas primeiras quantias em dinheiro são dadas pelos pais ou outros parentes. Conversem sobre sonhos e objetivos: um carro novo, faculdade dos filhos, uma viagem para a Disney… São metas que precisam de um planejamento a longo prazo.

Orçamento familiar: como fazer?

Existem diversas ferramentas que ajudam a gerenciar os gastos. Por meio delas, é possível registrar os valores que entram e saem, fixos ou variáveis. Os gastos fixos são contas que devem ser pagas todos os meses, como energia e água. Já as contas variáveis são aquelas esporádicas, como um passeio ao cinema, uma pizza ou o conserto do carro, por exemplo. Conheça as ferramentas que podem ajudar nesse processo:

Evite comprar por impulso

Por vezes, a vontade dos filhos passam a frente do que foi planejado. O ideal é que isso não aconteça com frequência, afinal, não adianta traçar uma meta, se a mesma não for seguida. O mesmo vale para você, antes de comprar algo de valor elevado. Pense na real necessidade de adquirir aquele produto e se vale a pena investir tal valor. Evite comprar por impulso e mantenha o foco nos objetivos da família.

Regra do 50-15-35

Já ouviu falar desta regra? Ela pode ser muito útil para planejar o orçamento familiar e mantê-lo em dia. Com a regra 50-15-35, você reserva 50% da renda familiar para os gastos essenciais,15% deve ser destinado para as prioridades financeiras e imprevistos, enquanto 35% pode ser investido em hobbies, lazer e diversão.

Caso tenha dúvidas ou sugestões de conteúdo para falarmos por aqui, é só deixar nos comentários logo abaixo.

Compartilhe

Escrito por:

Jennifer Figueiredo
Redatora

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.