Como preencher a guia do INSS?
Todo trabalhador com carteira assinada e autônomos atuantes em empresas, contribuem com a Previdência Social todo mês, por meio do desconto no pagamento. Mas, quando se é um contribuinte individual, o funcionário se torna responsável pelos próprios recolhimentos e deve preencher a guia do INSS. Quando feita manualmente, o contribuinte deve ter muita cautela ao colocar as informações para não haver erros.

O que você procura?
Guia de pagamento INSS
Você pode gerar sua Guia da Previdência Social (GPS) pela internet, sem precisar ir ao Centro de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal. Ela pode ser emitida para um mês específico ou para um período inferior aos últimos 5 anos.
Acesse o site da Previdência Social para efetuar o cálculo de contribuições em atraso, do contribuinte autônomo, empregado doméstico, empresário, facultativo e do segurado especial. Filiados até ou após 29/11/1999.
Nas lacunas, preencha as informações solicitadas:
- Informe o NIT, que equivale ao mesmo número do PIS, geralmente anotado na carteira de trabalho;
- Escolha a categoria de acordo com seu perfil de contribuinte: individual, doméstico, facultativo, segurado especial;
- Informe o mês da contribuição e digite o Captcha mostrado na imagem da sua tela;
- Confirme o procedimento.
Depois de emitir a guia de pagamento da Previdência Social (GPS) INSS, comece a preencher cuidadosamente, todas as informações nos espaços em branco enumerados:
- 1 Nome do contribuinte, telefone e endereço;
- 2 Data de vencimento – não preencher;
- 3 No código de pagamento, coloque o número que corresponde à sua modalidade de contribuição. Verifique a lista completa aqui;
- 4 Na competência, preencha o mês e o ano em que está contribuindo, no formato mm/aaaa;
- 5 Escreva o número no NIT/ PIS/ PASEP;
- 6 Valor da contribuição do mês de pagamento;
- 7/10 O contribuinte individual não preenche esse espaço;
- 11 Preencha o valor total da contribuição;
- 12 Espaço para preenchimento do banco.
Guarde uma cópia do documento, pois será uma comprovação do seu recolhimento. E ao se tratar de previdência, muitas dúvidas podem surgir. Por isso, separamos alguns conteúdos que podem descomplicar um pouco mais essas questões:
Deixe seu comentário