Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como proteger o cartão de crédito em compras online

Por Sabrina VansellaPublicado em

Fazer compras online é uma nova realidade para muitos brasileiros. Além de comparar os preços de mercado rapidamente, é possível encontrar promoções que se encaixam com seus gostos e necessidades. Mas o que muitos podem esquecer, é a importância de valorizar a segurança da vida online, para que seus dados e informações importantes não caiam nas mãos de fraudadores.

É melhor se prevenir, afinal, as consequências costumam ser prejudiciais. Com suas informações do cartão de crédito em outras mãos, podem ocorrer desde compras em seu nome e até mesmo casos como o golpista se passando por você, o que aumenta a retroalimentação de golpes.

Separamos algumas dicas importantes que merecem atenção e podem te ajudar:

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Duvide de promoções muito vantajosas

Alguns anúncios patrocinados nas redes sociais apontam promoções extremamente vantajosas ,geralmente, de lojas conhecidas pelo consumidor, o que aumenta a confiança para concluir a compra. Mas cuidado, um detalhe que passa despercebido pode ser o motivo de um golpe no seu cartão de crédito.

Em alguns casos os links dos sites são extremamente semelhantes aos das lojas oficiais, mas contam com uma letra diferente que acaba não sendo perceptível sem a devida atenção, por exemplo. Atente-se a esse fato e duvide, e duvide de promoções que são muito vantajosas e pense duas vezes antes de colocar seu cartão de crédito.

Fique atento a fatura

Baixe o aplicativo do banco no seu celular, e se perceber algo suspeito, entre em contato com a instituição e informe sobre o ocorrido.

Alguns bancos já disponibilizam o bloqueio do cartão de crédito pelo próprio aplicativo, o que aumenta as chances de interromper o golpista.

Adquira um cartão virtual

Para maior segurança, um cartão de crédito virtual é uma alternativa que várias instituições financeiras oferecem. As vantagens de um cartão virtual para compras online estão nas sequências de números que são diferentes do físico, o que não compromete a segurança e também a opção de ser apagado rapidamente.

Confie em site seguros

Ao entrar em algum site para efetuar compras, sempre busque pelo símbolo do cadeado, no lado esquerdo do navegador de internet. Isso indica que a conexão do site é segura, ou seja, mostra que os dados não ficarão abertos, o que dificulta os golpes dos cibercriminosos.

Confira também a reputação do site, acesse sites como Procon e Reclame Aqui para entender as reclamações de outros clientes.

Não clique em links suspeitos 

O phishing é uma técnica criminal com o intuito de enganar as pessoas para que ocorra o compartilhamento de informações confidenciais. Apesar de ser um tipo simples de ciberataque, é o mais perigoso e eficiente.

Geralmente as vítimas recebem e-mails ou mensagens de texto que imitam uma pessoa ou organização confiável. 

Essa mensagem costuma ter grande impacto, que acaba deixando o bom-senso da pessoa de lado e, assim, a vítima acessa o link e seus dados são enviados aos golpistas.

Informamos?

Esperamos ter ajudado você com essas informações. Segurança nunca é demais. Compartilhe com os amigos e familiares, até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça o novo Cartão Virtual Recorrente do Itaú Unibanco

10 cartões de crédito para Pessoa Física

Cartão de crédito Méliuz: quanto de cashback posso receber?

Melhores cartões de crédito para acumular pontos: conheça

Cartão de crédito sem anuidade: entenda qual é a melhor opção para seu plano de finanças

Conheça o novo cartão do Banco Original e ganhe até 1,5% de cashback

Anuidade grátis no cartão de crédito: o que isso significa?

iFood e Elo lançam cartão que pode ser usado para alimentação e refeição