Foregon.comConteúdos

Como e quando cancelar o seguro do carro?

Por Guilherme GadelhaPublicado em
Compartilhe

Quando iniciamos a nossa vida financeira, cancelar serviços se torna algo bastante comum ao decorrer do tempo. Contudo, é sempre importante pesar os prós e contras antes de anulá-los. Em relação a isso, o cancelamento do seguro auto também precisa ser avaliado para evitar problemas no futuro.

Cancelar Seguro Auto pelo cliente

Antes de tudo, é importante entrar em contato com o seu corretor, já que ele é o responsável por requisitar o cancelamento com a seguradora. Depois disso, será necessário formalizar o cancelamento através de uma carta assinada, de acordo com a orientação passada por ele.

Seguro Auto cancelado pela seguradora

Em alguns casos, é importante lembrarmos que a seguradora também pode cancelar o seu seguro auto:

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Roubo / Perda Total: em casos onde a seguradora não consegue recuperar o carro, ela costuma cancelar o seguro depois da indenização. Isso acontece porque o segurado não possui mais nenhum carro.

Inadimplência: quando o cliente não paga ou atrasa as parcelas referentes ao seguro, a seguradora tem o direito de cancelar o plano principal.

Em relação ao bônus que você já possuía, você não vai perdê-lo. Caso você encontre uma nova seguradora, é possível transferi-lo. Isso se torna possível porque o mesmo não está ligado ao carro, mas sim, ao histórico do motorista.

Valores já pagos

Segundo a SUSEP, quando há rescisão por iniciativa da seguradora, a parte em relação ao prêmio recebido proporcionalmente deve ser devolvido ao segurado ao decorrer do tempo na base "pro-rata temporis".

Um bom exemplo é imaginar uma situação onde 60% do prazo de vigência do seguro já foi decorrido. Quando isso acontece, a seguradora pode reter 60% do prêmio, restituindo uma quantia de 40% do prêmio ao segurado.

Caso a iniciativa tenha sido por parte do segurado, a Seguradora pode reter uma porcentagem do prêmio retido, na Tabela Prazo Curto, através do tempo percorrido.

Por fim, considere que cancelar o seu seguro do carro pode não ser recomendado por conta da vulnerabilidade. Caso você esteja pensando em realizar o cancelamento para encontrar uma opção que atenda melhor às suas necessidades, você pode checar mais dicas nossas clicando aqui.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Guilherme Gadelha

Publicitário e Redator na Foregon. Gosta do universo financeiro e tem a escrita como hobby e profissão.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Seguro

    Seguro pay per use para automóveis: pague de acordo com o uso do veículo

  • Seguro

    Seguro auto: os erros mais comuns na hora de contratar

  • Seguro

    Cotação seguro viagem para os Estados Unidos: tudo o que você precisa saber

  • Seguro

    Dicas para cotar seguro sem sair de casa

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Seguro