Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como e quando cancelar o seguro do carro?

Por Guilherme GadelhaPublicado em

Quando iniciamos a nossa vida financeira, cancelar serviços se torna algo bastante comum ao decorrer do tempo. Contudo, é sempre importante pesar os prós e contras antes de anulá-los. Em relação a isso, o cancelamento do seguro auto também precisa ser avaliado para evitar problemas no futuro.

Como e quando cancelar o seguro do carro?

O que você procura?

Cancelar Seguro Auto pelo cliente

Antes de tudo, é importante entrar em contato com o seu corretor, já que ele é o responsável por requisitar o cancelamento com a seguradora. Depois disso, será necessário formalizar o cancelamento através de uma carta assinada, de acordo com a orientação passada por ele.

Seguro Auto cancelado pela seguradora

Em alguns casos, é importante lembrarmos que a seguradora também pode cancelar o seu seguro auto:

Roubo / Perda Total: em casos onde a seguradora não consegue recuperar o carro, ela costuma cancelar o seguro depois da indenização. Isso acontece porque o segurado não possui mais nenhum carro.

Inadimplência: quando o cliente não paga ou atrasa as parcelas referentes ao seguro, a seguradora tem o direito de cancelar o plano principal.

Mulher sorrindo
Ei, seu score tem algo a dizer!
Desbloqueie seu score e veja as melhores ofertas de crédito para seu perfil de gastos. Rápido, fácil e grátis!
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Em relação ao bônus que você já possuía, você não vai perdê-lo. Caso você encontre uma nova seguradora, é possível transferi-lo. Isso se torna possível porque o mesmo não está ligado ao carro, mas sim, ao histórico do motorista.

Valores já pagos

Segundo a SUSEP, quando há rescisão por iniciativa da seguradora, a parte em relação ao prêmio recebido proporcionalmente deve ser devolvido ao segurado ao decorrer do tempo na base "pro-rata temporis".

Um bom exemplo é imaginar uma situação onde 60% do prazo de vigência do seguro já foi decorrido. Quando isso acontece, a seguradora pode reter 60% do prêmio, restituindo uma quantia de 40% do prêmio ao segurado.

Caso a iniciativa tenha sido por parte do segurado, a Seguradora pode reter uma porcentagem do prêmio retido, na Tabela Prazo Curto, através do tempo percorrido.

Por fim, considere que cancelar o seu seguro do carro pode não ser recomendado por conta da vulnerabilidade. Caso você esteja pensando em realizar o cancelamento para encontrar uma opção que atenda melhor às suas necessidades, você pode checar mais dicas nossas clicando aqui.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Guilherme Gadelha

Publicitário e Redator na Foregon. Gosta do universo financeiro e tem a escrita como hobby e profissão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Qual a diferença entre Fiança, Seguro-fiança e Caução?

Como escolher a corretora de investimentos ideal? Evite riscos e veja essas dicas

O que é Cotação de Seguro? Venha Descobrir

Seguro de Vida Santander

Seguro Residencial Santander

Conheça o seguro bolsa protegida

Allianz Seguro Auto telefones: conheça todos os números

Como funciona o BB Seguro Residencial?