Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como receber o benefício do INSS?

Por Thais SouzaPublicado em

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável por pagar a aposentadoria aos trabalhadores brasileiros que contribuíram mensalmente durante um determinado período de tempo. Veja neste artigo quem tem direito e como receber o benefício do INSS.

Quem tem direito ao INSS?

Todo trabalhador acima de 16 anos, que tem carteira assinada e, consequentemente, contribui com o INSS, tem direito a aposentadoria (previdência pública). Ela pode ser por idade ou tempo de contribuição.

O valor das parcelas do INSS é descontado mensalmente na folha de pagamento para trabalhadores com carteira assinada. Porém, se você é um contribuinte individual, será responsável pelos próprios recolhimentos e deve preencher a guia do INSS, veja o passo a passo de como preencher e evitar erros.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Como sacar o benefício do INSS

Caso seja o seu primeiro saque, provavelmente você terá recebido uma carta do INSS e, então, basta levá-la até a agência responsável e apresentar o RG. Você terá que escolher a forma de recebimento do benefício e pode optar por crédito em conta corrente, o que pode facilitar muito a sua vida ou pela emissão do cartão INSS.​

Se você optar pelo cartão, após emitido, basta seguir o passo a passo para a realizar o saque:

  1. Separe a documentação necessária (RG e número de inscrição no PIS/Pasep);
  2. Vá até uma agência da Caixa Econômica Federal com os documentos e o cartão magnético da Previdência Social;
  3. Caso não puder ir pessoalmente, deverá nomear um procurador (autorizado pelo Posto do INSS) para efetuar o saque​;
  4. Vá até um caixa eletrônico ou terminal de atendimento e realize o saque utilizando seu cartão e senha pessoal;
  5. Se preferir, você pode optar por fazer o saque em qualquer Casa Lotérica da Caixa Econômica Federal.

Mas fique atento, pois você tem até 60 dias após a disponibilização dos recursos para sacar os benefícios com o seu cartão​. Caso não seja realizado, o valor será devolvido ao INSS.​

O calendário de pagamento de 2021 já está disponível

Aposentados e pensionistas do INSS já podem conferir o calendário de pagamentos do benefício em 2021. As datas de depósito dependem do número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito que aparece depois do traço.

O que é fundo previdenciário

Já o fundo previdenciário é uma opção para quem deseja garantir seu futuro sem  depender do sistema público ou ter uma alternativa à aposentadoria pública do INSS.

Trata-se de um plano de previdência privada, onde o cidadão realiza aportes mensais para construir seu patrimônio em longo prazo e na data de vencimento recebe o que acumulou, seja de forma integral ou mensalmente.

De maneira geral, existem dois tipos de fundo previdenciário, são eles: Vida Gerador de Benefícios Livre (VGBL) e o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), sendo que a principal diferença entre eles é a tributação.

Golpe do saque do fundo previdenciário

Nos últimos meses as pesquisas sobre saque do fundo previdenciário aumentaram graças a uma mensagem que circulou no WhatsApp anunciando uma suposta liberação de saques do benefício pelo governo federal, com o intuito de conter a crise financeira no país causada pelo Covid-19.

A mensagem que circula diz que os cidadãos têm direito a receber entre R$ 600 e R$ 1.200 e um link direciona o leitor para um cadastro. Porém, essa mensagem se trata de um golpe com o intuito de roubar os seus dados.

O fundo previdenciário é uma aposentadoria privada e não tem nenhuma ligação com o governo federal ou com o INSS. Portanto, se você encontrar alguma mensagem com link de cadastro para recebimento do fundo previdenciário, não clique e denuncie.

Dica Foregon

Você sabia que pode complementar a sua aposentadoria investindo na Previdência Privada? Se você busca mais garantia e tranquilidade para seu futuro, veja como receber INSS e Previdência Privada ao mesmo tempo.

Até a próxima! 😉

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Pix: saiba o que você já pode pagar utilizando esse sistema

Viagem dos sonhos: como se organizar e juntar dinheiro?

Instagram como ferramenta de negócios: guia completo

Como recarregar Bilhete Único pelo celular?

PicPay: como fazer cobranças pelo aplicativo?

Caixa abre 10 mil vagas de emprego para concursados, estagiários e aprendizes

Open Banking ou Open Finance: o que você precisa saber sobre esses sistemas

Não consegue guardar dinheiro? Conheça a “poupança por assinatura”