Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como receber pelo Pix: 4 formas para incluir no seu negócio

Por Sabrina VansellaPublicado em

O Pix já faz parte do dia a dia de muitos brasileiros e os estabelecimentos que ainda não ofereceram essa forma de pagamento podem perder vendas para clientes que não circulam com o cartão de crédito ou cédulas de dinheiro. Por isso, vamos te ensinar quatro formas de entender como receber pelo Pix e as principais vantagens de oferecer esse tipo de pagamento no seu negócio.

4 formas efetivas de como receber pelo Pix

É fato que o Pix trouxe inovações e também surpreendeu diversos lojistas por oferecer diversas maneiras de como receber pelo Pix. Confira as 4 principais:

QR Code

Uma das formas mais práticas de oferecer Pix no seu negócio é através do QR CodeEsse código é capaz de armazenar informações e direcionar o cliente para o pagamento do produto ou serviço via Pix apenas utilizando a câmera do celular.

Basta estar com o aplicativo da instituição financeira ou carteira digital aberta e confirmar a transação para efetuar o pagamento. Conheça os dois tipos de QR Codes mais utilizados:

  • QR Code estático: pode ser utilizado como uma espécie de etiqueta com preço único que consegue cobrar o mesmo valor de várias pessoas. Nessa modalidade também é possível inserir o valor manualmente que será depositado na conta do lojista;
  • QR Code dinâmico: só pode ser utilizado uma vez para cada transação, após o pagamento ter sido feito será necessário gerar um novo código para cobrar outro.

Copia e cola

Clientes que não conseguem escanear o QR Code podem utilizar o "Copia e cola", que nada mais é uma forma do lojista gerar um código com os dados presentes no QR Code. Basta o cliente copiar o código enviado pelo lojista e efetuar o pagamento através do aplicativo bancário.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Chave Pix

Outra alternativa de receber pelo sistema de pagamentos instantâneos é através da chave Pix, basta criar uma para o seu negócio e informá-la para o cliente na hora do pagamento.

Dados da conta

Caso você ainda não tenha configurado sua chave Pix ou QR Code, também é possível receber Pix utilizando os dados bancários da conta.

No entanto, o cliente deverá inserir dados, como: banco, agência, conta, o dígito, o tipo de conta e outras informações manualmente.

Principais vantagens de receber pelo Pix

Eficiência no fluxo de caixa

Após aderir o Pix, você poderá contratar as entradas e saídas de grande parte de dinheiro do caixa de forma eletrônica, sem precisar se preocupar em contar cédulas de dinheiro ou diversas notas fiscais no fechamento do caixa.

Agilidade nas vendas

Sem precisar contabilizar o troco, você consegue receber o Pix de forma instantânea e o próprio cliente ficará responsável por disponibilizar o comprovante de pagamento, o que garante agilidade no seu caixa.

Redução de custos

É fato que maquininhas de cartões costumam cobrar taxas, seja em compras no débito ou no crédito. Por isso, aderir o Pix pode ser uma boa vantagem para o seu negócio, visto que esse tipo de conta com custos mais baixos e até mesmo algumas contas PJ não cobram para receber Pix.

Formas de incentivar o Pix no seu negócio

Agora que você já conhece as formas de integrar o Pix no seu negócio, é necessário incentivar os seus clientes a utilizar essa forma de pagamento. Portanto, não esqueça de incluir placas no caixa, avisos no cardápio ou até mesmo em banners online caso você tenha um site.

Além disso, caso você opte por usar o QR Code estático, imprima o código e coloque no balcão do caixa para facilitar na hora do pagamento.

A última forma de atrair clientes para efetuarem pagamentos via Pix é oferecendo descontos, visto que você não precisará se preocupar com cobranças de intermediadores nessa forma de pagamento.

Informamos?

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender como receber pelo Pix. Caso você queira aproveitar esse momento e descobrir a sua pontuação de score de crédito gratuitamente, clique em "Consultar CPF grátis":

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Se quiser, faça um comentário para nós. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Horário Pix: existem restrições para fazer a operação?

Pix não chegou? Veja o que fazer

Como receber pelo Pix: 4 formas para incluir no seu negócio

Já é possível usar o Pix internacional?

Recarga TIM com Pix, entenda

Pix com cartão de crédito: entenda como funciona

Como funciona o Pix no final de semana?

Limite do Pix: entenda como configurar e diminuir riscos