Como receber pelo Pix: 4 formas para incluir no seu negócio
O Pix já faz parte do dia a dia de muitos brasileiros e os estabelecimentos que ainda não ofereceram essa forma de pagamento podem perder vendas para clientes que não circulam com o cartão de crédito ou cédulas de dinheiro. Por isso, vamos te ensinar quatro formas de entender como receber pelo Pix e as principais vantagens de oferecer esse tipo de pagamento no seu negócio.
O que você procura?
4 formas efetivas de como receber pelo Pix
É fato que o Pix trouxe inovações e também surpreendeu diversos lojistas por oferecer diversas maneiras de como receber pelo Pix. Confira as 4 principais:
QR Code
Uma das formas mais práticas de oferecer Pix no seu negócio é através do QR Code. Esse código é capaz de armazenar informações e direcionar o cliente para o pagamento do produto ou serviço via Pix apenas utilizando a câmera do celular.
Basta estar com o aplicativo da instituição financeira ou carteira digital aberta e confirmar a transação para efetuar o pagamento. Conheça os dois tipos de QR Codes mais utilizados:

- QR Code estático: pode ser utilizado como uma espécie de etiqueta com preço único que consegue cobrar o mesmo valor de várias pessoas. Nessa modalidade também é possível inserir o valor manualmente que será depositado na conta do lojista;
- QR Code dinâmico: só pode ser utilizado uma vez para cada transação, após o pagamento ter sido feito será necessário gerar um novo código para cobrar outro.
Copia e cola
Clientes que não conseguem escanear o QR Code podem utilizar o "Copia e cola", que nada mais é uma forma do lojista gerar um código com os dados presentes no QR Code. Basta o cliente copiar o código enviado pelo lojista e efetuar o pagamento através do aplicativo bancário.
Chave Pix
Outra alternativa de receber pelo sistema de pagamentos instantâneos é através da chave Pix, basta criar uma para o seu negócio e informá-la para o cliente na hora do pagamento.
Dados da conta
Caso você ainda não tenha configurado sua chave Pix ou QR Code, também é possível receber Pix utilizando os dados bancários da conta.
No entanto, o cliente deverá inserir dados, como: banco, agência, conta, o dígito, o tipo de conta e outras informações manualmente.
Principais vantagens de receber pelo Pix
Eficiência no fluxo de caixa
Após aderir o Pix, você poderá contratar as entradas e saídas de grande parte de dinheiro do caixa de forma eletrônica, sem precisar se preocupar em contar cédulas de dinheiro ou diversas notas fiscais no fechamento do caixa.
Agilidade nas vendas
Sem precisar contabilizar o troco, você consegue receber o Pix de forma instantânea e o próprio cliente ficará responsável por disponibilizar o comprovante de pagamento, o que garante agilidade no seu caixa.
Redução de custos
É fato que maquininhas de cartões costumam cobrar taxas, seja em compras no débito ou no crédito. Por isso, aderir o Pix pode ser uma boa vantagem para o seu negócio, visto que esse tipo de conta com custos mais baixos e até mesmo algumas contas PJ não cobram para receber Pix.
Formas de incentivar o Pix no seu negócio
Agora que você já conhece as formas de integrar o Pix no seu negócio, é necessário incentivar os seus clientes a utilizar essa forma de pagamento. Portanto, não esqueça de incluir placas no caixa, avisos no cardápio ou até mesmo em banners online caso você tenha um site.
Além disso, caso você opte por usar o QR Code estático, imprima o código e coloque no balcão do caixa para facilitar na hora do pagamento.
A última forma de atrair clientes para efetuarem pagamentos via Pix é oferecendo descontos, visto que você não precisará se preocupar com cobranças de intermediadores nessa forma de pagamento.
Informamos?
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender como receber pelo Pix. Caso você queira aproveitar esse momento e descobrir a sua pontuação de score de crédito gratuitamente, clique em "Consultar CPF grátis":
Se quiser, faça um comentário para nós. Até a próxima!
Deixe seu comentário