Foregon.comConteúdos

Como remover o nome do CFF?

Por Camila SilveiraPublicado em
Compartilhe

Possuir o nome incluso no Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos pode provocar restrição de crédito no mercado, pois trata-se de um banco de dados que consta todas as pessoas que tiveram o cheque devolvido por alguns motivos específicos.

Portanto, se você deseja saber como remover o nome do CFF, o que é necessário fazer para regularizar uma situação e quais são todos os procedimentos, continue com a gente e esclareça todas as suas dúvidas.

Como saber se eu tenho o nome no CFF?

Os bancos são obrigados a informar para você, através de um documento escrito, sobre a constatação do seu nome no cadastro. No entanto, podem existir vários motivos que te impeçam de receber esse comunicado e, nesse caso, você terá que ir até uma instituição do Banco Central ou em sua própria agência bancária para solicitar essa informação.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

A partir dessa consulta, você saberá todas as informações sobre a instituição financeira que solicitou a inclusão do seu nome, o número e o valor do cheque devolvido, o motivo da devolução e a quantidade de ocorrências registradas em seu nome.

Observação importante: os bancos não poderão cobrar nenhuma taxa para oferecer essa informação.

Quais são os motivos para ter o nome inserido no CFF?

Existem três motivos para ter o cheque devolvido e, consequentemente, o nome incluído nesse cadastro. Confira quais são eles:

  • Cheque sem fundos;
  • Conta encerrada;
  • Prática espúria.

Como regularizar a situação de um cheque devolvido?

Depois de constatar o seu nome inserido no CFF, você precisará regularizar essa situação. Entretanto, pode não ser tão fácil quanto parece, por isso, nós vamos ensinar você todos os procedimentos necessários para resolver essa situação, de maneira simples e clara.

O primeiro passo que você tem que dar é: localizar o beneficiário do cheque ou, melhor dizendo, aquela pessoa que efetivamente apresentou o cheque ao banco, caso ele ainda não tenha protestado o título de crédito.

No entanto, existem alguns casos em que o beneficiário passa o cheque para outras pessoas. Em vista disso, para identificar quem de fato apresentou ele para a compensação, é necessário solicitar ao seu banco, uma cópia do cheque.

Nessa cópia estarão apresentadas as informações sobre a agência bancária e a conta do beneficiário. A partir desses esclarecimentos, você poderá solicitar, no banco dele, os seus dados como: nome completo e endereços comercial e residencial.

Por fim, você deverá entrar em contato com essa pessoa, efetuar o pagamento do título de crédito e solicitar a exclusão do seu nome no CFF. Mas não se esqueça de ter em mãos o seu comprovante de pagamento.

Como excluir o meu nome no CFF?

Você precisará ir até o banco que solicitou a inclusão do seu nome no cadastro e requisitar a exclusão. Entretanto, alguns bancos exigem o preenchimento de uma carta formal, a assinatura e o pagamento de umas taxas para a finalização do processo.

Para dar continuidade, você deverá apresentar o comprovante de pagamento do cheque devolvido, pedir para o banco um recibo da carta de solicitação de exclusão do seu nome no cadastro e aguardar até o problema ser resolvido.

Quanto tempo demora para o banco excluir meu nome do CFF?

A partir da data da solicitação da exclusão, o banco pode demorar até 5 dias úteis para solicitar ao Banco Central. O Bacen irá levar até 5 dias úteis, também, para excluir o seu nome do cadastro. Portanto, a finalização desse processo será afirmada em até 10 dias úteis.

Solicitar a exclusão do nome é um serviço pago?

Sim. A instituição deverá cobrar uma taxa para cada folha de cheque devolvido por falta de fundos e ela será cobrada ao emissor do cheque em questão. 

Restou alguma dúvida? Deixe um comentário e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Camila Silveira

Estudante de Publicidade e Propaganda e Redatora na Foregon. É fascinada por músicas, livros, conversas e procura entender a real necessidade das pessoas para poder solucioná-la através de seu trabalho.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Carta de Negativação da Boa Vista: o que é?

  • Dicas financeiras

    Plataforma de Cobrança da Boa Vista: conheça essa solução empresarial

  • Dicas financeiras

    Score de crédito PF da Boa Vista: como consultar?

  • Dicas financeiras

    O que são os órgãos de proteção ao crédito?

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras