Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como renegociar dívidas com o Banco do Brasil

Thais SouzaPublicado em

Ficar com uma dívida em atraso, além de gerar juros, é algo que pode prejudicar a sua vida financeira de várias formas, principalmente na hora de solicitar crédito no mercado. Para que você volte a ter controle do seu orçamento, neste guia completo vamos apresentar todas as informações sobre como renegociar dívidas com o Banco do Brasil de forma rápida e prática.

Você encontra nesse artigo:

Como renegociar dívidas com o Banco do Brasil

O Banco do Brasil oferece várias maneiras para seus clientes renegociarem dívidas por meio dos canais digitais. Confira tudo o que você pode renegociar no BB:

  • Renegociação de financiamento;
  • Dívidas cedidas;
  • Restrições no nome;
  • Parcelas atrasadas de consórcio;
  • Dívidas de empresas;
  • Impressão de boletos de acordo;
  • Dívidas atrasadas, inclusive de cartão de crédito.

Renegociar dívida pelo App

Negociar suas dívidas pelo aplicativo do Banco do Brasil nunca foi tão fácil. Confira o passo a passo que separamos para você:

  1. Abra o App do BB (Android e iOS) e acesse a sua conta com a senha de oito dígitos, a biometria ou o reconhecimento facial;
  2. Ao entrar na conta, vá até o menu no canto inferior esquerdo da tela e selecione a opção "Solução de dívidas". Aparecerá uma lista de opções. Escolha "Consultar minhas dívidas";
  3. Na tela aparecerão todas as suas dívidas em aberto no Banco do Brasil. Então é só selecionar a que você deseja negociar e clicar em "Organize aqui" ou "Novo acordo";
  4. O banco apresentará as propostas que mais se adequam às suas necessidades. Então é só escolher o melhor acordo para você a continuar seguindo as instruções do App para as próximas etapas da negociação.

Renegociar dívida pelo site

  1. Entre no site do Banco do Brasil e clique em "Acesse sua conta"; Será necessário informar a sua agência, o número da conta e a sua senha de oito dígitos;
  2. Ao fazer o login no Internet Banking, clique em "Soluções e dívidas", no menu lateral. Então, escolha "Consultar minhas dívidas";
  3. Na sua tela vai aparecer uma tabela com todas as suas dívidas em aberto com o Banco do Brasil. Clique em "Organize aqui";
  4. Selecione a operação que deseja renegociar e, em seguida, o banco mostrará as propostas que mais se encaixam no seu perfil. É só dar "Ok" e seguir as instruções do site para as próximas etapas.

Renegociar dívida pelo Acesso Fácil

Agora, se você não possui uma senha de oito dígitos para negociar sua dívida pelo Internet Banking ou App do BB, por meio do Portal Solução de Dívidas é possível. Confira o passo a passo:

  1. Acesse o Portal de Solução de Dívidas e clique em "Acesso fácil".
  2. Informe seu CPF e clique em "Entrar". Então, selecione o seu telefone para a verificação por SMS;
  3. Digite o código recebido e clique em "Verificar"
  4. Ao fazer o login, selecione as dívidas atrasadas que deseja renegociar e clique em "Negociar".

Renegociar dívida pelo WhatsApp

Se preferir, você também poderá renegociar sua dívida por meio do WhatsApp. Para isso, basta salvar o número do Banco do Brasil na sua agenda, abrir o aplicativo de mensagens e iniciar uma conversa.

Você poderá enviar uma mensagem com o assunto que deseja tratar, por exemplo: "preciso renegociar minhas dívidas". O assistente vai listar algumas opções relacionadas para você escolher e dar continuidade ao atendimento.

  • WhatsApp Banco do Brasil: 61 4004 0001 

Caso seja a primeira vez que você faz algum tipo de transação por meio do WhatsApp, o banco fará a liberação do dispositivo por meio do envio de um código via SMS, basta informar a combinação recebida na mensagem e pronto!

Para garantir maior segurança na sua transação, é importante seguir alguns passos para verificar se você está realmente falando com o WhatsApp oficial do Banco do Brasil. Confira algumas dicas de segurança:

  • Dentro do App, na tela de conversas, clique no nome do contato para conferir se as informações realmente batem com as do banco;
  • Verifique se o número de telefone está correto, é o: 61 4004 0001;
  • Tente encontrar um ícone verde, que mostra que a conta foi verificada. Ele aparece ao lado do nome do contato;
  • Desconfie de ligações informando sobre a necessidade de substituir cartões, instalar programas, atualizar cadastro ou compartilhar senhas.

Serasa Limpa Nome: como renegociar dívidas Banco do Brasil

O Serasa Limpa Nome é uma plataforma de negociação do birô de crédito Serasa. Por lá é possível renegociar suas dívidas com até 90% de desconto, em parcelas que cabem no seu bolso ou à vista com os melhores preços.

Se você possui alguma dívida com o Banco do Brasil, poderá negociar online, de forma rápida e fácil. Confira as possibilidades de renegociação por meio da plataforma:

  • Faturas atrasadas de cartão de crédito (Ourocard, Smiles, Dotz, Petrobras e Saraiva);
  • Empréstimos;
  • Financiamentos;
  • Dívidas de empresas.

Passo a passo para negociar pelo site Serasa

1. Acesse o site Serasa limpa nome e clique em "Consultar minhas ofertas";

2. Caso já possua cadastro, digite seu CPF, senha e clique em "Confirmar". Se ainda não possui cadastro, clique em "Crie uma conta" no canto superior esquerdo da tela;

3. Após fazer o login, na tela aparecerão todas as suas dívidas, então é só selecionar a que você deseja negociar e escolher a melhor opção de pagamento para você.

O mesmo passo a passo vale para o App Serasa, disponível para Android e iOS. Por lá você poderá consultar o seu CPF, conferir as dívidas registradas em seu nome e renegociá-las online.

Negociar dívida pelo WhatsApp Serasa

Também é possível negociar a sua dívida por meio do WhatsApp, de forma rápida e prática. Para isso, basta adicionar o número da Serasa na sua agenda, enviar uma mensagem e seguir as instruções do atendimento.

  • WhatsApp Serasa: 11 9 8870 7025

BB reescalonamento de dívidas

Se você preferir, o Banco do Brasil ainda oferece uma linha de crédito para pagamento de suas dívidas. Com o BB reescalonamento de dívidas você pode renegociar todas as suas dívidas de cartão de crédito, cheque especial e empréstimos, de uma só vez, em uma única parcela mensal.

Ou seja, é uma forma de unificar todas as suas dívidas com o banco e pagar com prazos e condições adequados ao seu orçamento, tudo isso com a facilidade do débito automático em conta corrente.

Como fazer o pagamento da dívida com o Banco do Brasil?

Após a emissão do boleto do seu acordo, você poderá fazer o pagamento em qualquer agência do Banco do Brasil, casas lotéricas, Internet Banking ou aplicativo do banco, por meio do código de barras.

Como emitir segunda via do boleto de acordo?

Se você fechou um acordo de renegociação de dívida e precisa da segunda via, saiba que é muito simples emiti-la. O procedimento pode ser feito por meio do Portal de renegociação do BB ou pelo WhatsApp, basta enviar "2ª via de boleto" para o número abaixo:

  • WhatsApp Banco do Brasil: 61 4004 0001 

Por que negociar dívidas com o Banco do Brasil?

Negociar as suas dívidas é essencial para recuperar o seu orçamento. O nome limpo só traz vantagens para sua vida financeira, como:

  • Um dos principais meios de melhorar a pontuação de score;
  • Aumenta as chances de ter crédito aprovado;
  • Mostra para o mercado que você é um bom pagador;
  • Com um bom histórico de pagamentos, você terá melhores ofertas e condições ao solicitar crédito no mercado;
  • Maior controle da sua vida financeira.

Além dos fatores listados acima, existem estudos que apontam que as dívidas e a falta de planejamento financeiro também podem afetar a sua saúde e qualidade de vida.

Dicas Foregon para você se livrar das dívidas

1. Faça um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é uma das etapas fundamentais antes de renegociar a sua dívida. Ele é importante porque permite que você tenha controle de todo o dinheiro que entra e sai do seu orçamento mensal.

Dessa forma, é possível saber exatamente o quanto você deve poupar por mês para pagar a sua dívida, sem comprometer o seu orçamento total.

2. Defina uma meta de economia mensal

Após realizar o seu planejamento, você saberá quanto de dinheiro deve guardar por mês para pagar determinada dívida. Então, estipule uma meta e evite gastar esse valor com outras coisas.

Se preferir pagar a renegociação da sua dívida à vista, por exemplo, você pode poupar até conseguir o valor total. Nesse caso, o ideal é separar o dinheiro que vai ser poupado do valor que você pode gastar mensalmente. Você pode transferi-lo para uma conta que não usa ou investir em algum ativo de renda fixa com liquidez diária, por exemplo.

3. Enquanto não quitar a sua dívida, não faça outras

Um outro ponto importante é que você deve evitar fazer novas dívidas enquanto não pagar a atual. Isso porque você pode perder o controle das parcelas e acabar com uma dívida maior ainda.

4. Priorize as dívidas com maior juros

Se você tem mais de uma dívida além da do Banco do Brasil, o ideal é priorizar o pagamento da que está cobrando juros maiores, pois quanto mais tempo demorar para pagá-la, maior será o valor final.

5. Pesquise as condições de feirões de negociação

Os birôs de crédito costumam fazer feirões de negociação de dívidas durante o ano. Os eventos geralmente são online e oferecem condições bem atrativas para pagamento de suas dívidas, um exemplo é o feirão Serasa limpa nome.

6. Negocie sem medo

Por último e não menos importante, vale ressaltar que a negociação com o banco não deve ser algo unilateral. Você pode propor acordos, condições, soluções e alternativas que são mais interessantes para o pagamento da sua dívida. Afinal, a negociação deve ser vantajosa para ambos.

Perguntas frequentes (FAQ)

Qual o telefone do Banco do Brasil?

O telefone do Banco do Brasil é o 4004 0001 para as capitais e regiões metropolitanas. Se você estiver em outras cidades, deve ligar para 0800 729 0001.

Em quanto tempo após o pagamento da dívida em atraso meu nome fica limpo?

Após o pagamento à vista ou, no caso de parcelamento, da primeira parcela do acordo, a restrição vinculada ao seu CPF será retirada das listas dos órgãos de proteção de crédito no prazo de cinco dias úteis.

Posso usar meu FGTS para pagar dívidas?

O pagamento de dívidas com o FGTS não está previsto nas regras para saque. Portanto, não é possível sacar o fundo justificando o pagamento da dívida. Mas, se você se encaixa em outra regra de saque, como estar desempregado ou optou pelo saque-aniversário, poderá utilizar parte do valor para sair do vermelho.

Posso parcelar meu acordo em quantas vezes?

Depende da dívida que você vai negociar. O Banco do Brasil oferece diferentes formas de parcelamento de acordo com sua dívida e com seu perfil, por isso, é importante fazer a simulação nos canais digitais para conferir as ofertas disponível para você.

O que acontece se eu fazer uma renegociação e não pagar a parcela?

Em caso de não pagamento do acordo até a data de vencimento, o seu contrato de renegociação poderá ser cancelado.

Descomplicamos?

Este guia completo faz parte da missão da Foregon de descomplicar conteúdos relacionados à finanças para proporcionar uma vida financeira mais saudável para nossos leitores. Aproveite e confira também:

Viu como é fácil organizar a sua vida financeira sem complicação e de onde estiver? Deixe seu comentário caso tenha ficado com alguma dúvida e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Empréstimos Caixa: conheça todas as modalidades

Empréstimos Itaú: conheça todas as modalidades

Como renegociar dívidas com a Caixa

Como renegociar dívidas com o Nubank

Como renegociar dívidas com o banco Itaú

Como renegociar dívidas com o Banco do Brasil

Dívida atrasada de cinco anos: o que fazer?

Como a Selic a 5% afeta a sua vida?