Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como renegociar dívidas com o banco Itaú

Thais SouzaPublicado em

As contas estão apertando e você quer voltar a ter controle da sua vida financeira? No Itaú é possível fazer um acordo com condições especiais por meio dos canais digitais ou telefone. Neste guia completo você vai conferir como renegociar suas dívidas com o banco Itaú de forma rápida, prática e segura. Vamos lá?

Você encontra nesse artigo:

Como renegociar dívidas com o banco Itaú

Pelo site Itaú

O Renegociefácil é o portal oficial do Itaú para renegociação de dívidas com condições especiais, descontos para quitação à vista, parcelamento em até 60 vezes e taxas a partir de 1,99% ao mês.

Por lá você pode unificar todas as suas dívidas com o banco Itaú em um só acordo, com pagamento parcelado ou à vista. Confira o passo a passo para renegociar:

  1. Entre no site Renegociefácil;
  2. Informe seu CPF ou CNPJ no campo indicado;
  3. Clique em "Fazer uma renegociação";
  4. Monte sua proposta ou aproveite as ofertas pré-aprovadas;
  5. Escolha o pagamento à vista ou pagamento parcelado e confirme o seu acordo.

Pelo App Itaú

Por meio do aplicativo Itaú você também consegue renegociar suas dívidas com cheque especial, adiantamento a depositante, crediários e cartão de crédito. Veja como fazer:

  1. Abra o aplicativo Itaú em seu celular (Android e iOS);
  2. Acesse a aba "Serviços" e depois toque em "Renegociação";
  3. Selecione os contratos que quer renegociar;
  4. Escolha o valor, a quantidade de parcelas e a data do primeiro débito;
  5. Confirme os dados;
  6. Digite a senha, valide o iToken e pronto.

Pelo WhatsApp

Se você busca ainda mais praticidade, saiba que é possível renegociar sua dívida de forma gratuita e segura por meio do WhatsApp Itaú. Basta salvar o número abaixo na sua agenda e enviar uma mensagem para o assistente virtual do banco.

  • WhatsApp Itaú: 4004 1144

Para garantir mais segurança no seu processo de renegociação, separamos algumas dicas para você verificar se está realmente falando com o WhatsApp oficial do Itaú:

  • Dentro do App, na tela de conversas, clique no nome do contato para conferir se as informações realmente batem com as do banco;
  • Veja se no detalhe do perfil está escrito "Conta comercial oficial";
  • Verifique se o número de telefone está correto;
  • Verifique se o perfil do Itaú aparece com um check verde ao lado do nome, que mostra que é uma conta verificada;
  • Lembre-se: o Itaú nunca pede suas senhas ou informações cadastrais por WhatsApp.

Por meio da central de renegociação Itaú

Agora, se você prefere falar diretamente com um atendente, o Itaú também possui uma central de renegociação de dívidas por telefone.

Para Pessoas Físicas:

  • Para capitais e chamadas de celular: 3003 3030 
  • Para demais localidades e chamadas de telefone fixo: 0800 720 3030

Para Pessoas Jurídicas:

  • Capitais e regiões metropolitanas: 4004 1188
  • Demais localidades: 0800 709 1188

Renegociação para não-correntistas Itaú

Alguns cartões não exigem que o cliente seja correntista do Itaú, como o Itaucard, Credicard ou Hipercard. Nesses casos, a renegociação deve ser feita diretamente no aplicativo do cartão. Veja o passo a passo:

  1. Abra o aplicativo do seu cartão (Itaucard, Credicard ou Hipercard);
  2. Faça login com o número do seu cartão e senha;
  3. Toque na aba "Serviços".
  4. Toque em "Acordo fatura";
  5. Confira as possibilidades e contrate.

Se preferir, você também pode entrar em contato com as centrais de atendimento exclusivas destes cartões. Para Itaucard, Marisa, Extra, Pontofrio, Walmart, Sams, Passai, Hipercard e Magazine, os telefones são:

  • Capitais e regiões metropolitanas 3003 3030
  • Demais localidades: 0800 720 3030

Cartão Credicard

  • Capitais e regiões metropolitanas: 4090 1100
  • Demais localidades: 0800 770 1100

Serasa Limpa Nome: como renegociar dívidas com o Itaú?

O Serasa Limpa Nome é o portal oficial do birô de crédito Serasa para renegociação online de dívidas com bancos e outras instituições financeiras. Como o Itaú possui convênio com a plataforma, você também pode renegociar suas dívidas por lá, incluindo:

  • Cheque especial;
  • Cartão de crédito Itaú;
  • Crediário;
  • Empréstimo consignado;
  • Financiamento de veículo.

1. Entre no portal Serasa Limpa Nome e clique em "Consultar minhas ofertas";

2. Digite seu CPF, clique em "Continuar" e insira sua senha para entrar. Se ainda não possui cadastro, selecione "Crie uma conta" no canto superior direito da tela;

3. Após o login, na tela aparecerão todas as suas dívidas. Então, selecione a do Itaú e escolha a melhor forma de pagamento para você;

4. Selecione a data para vencimento do boleto e clique em "Gerar boleto" para fazer o pagamento.

Se preferir, você também pode fazer a negociação pelo App Serasa (Android e iOS). Para isso, baixe o aplicativo em seu celular e siga o mesmo passo a passo listado acima.

Negociar dívida pelo WhatsApp Serasa

A Serasa ainda disponibiliza um número de WhatsApp para sua negociação de dívidas. Se preferir fazer um acordo por meio deste canal, basta adicionar o número da Serasa na sua agenda, enviar uma mensagem e seguir as instruções do atendimento.

  • WhatsApp Serasa: 11 9 8870 7025

Como emitir segunda via do boleto de renegociação Itaú

Se você realizou uma renegociação e deseja emitir a segunda via do boleto para pagamento, saiba que esse processo também pode ser feito online. Basta entrar no site Itaú renegociação e ir até a aba "Soluções para boletos de renegociação". Você verá três opções, então é só escolher a que você procura:

  • Portal de correspondências digitais: visualização de boletos de renegociação;
  • Segunda via: acesso e emissão de segunda via de renegociação para Pessoas Físicas;
  • Segunda via empresas: acesso e emissão e segunda via de renegociação para Pessoas Jurídicas.

Por que é importante renegociar dívidas?

Quitar suas dívidas é o primeiro passo para ter mais controle da sua vida financeira e fugir dos altos juros cobrados por atraso no pagamento de uma conta. Veja os benefícios de sair do vermelho:

  • Ao quitar suas dívidas o seu score de crédito aumenta;
  • Você melhora sua imagem no mercado financeiro;
  • Tem crédito aprovado com mais facilidade;
  • Após se livrar da dívida, sobrará mais dinheiro para você;
  • Vida financeira estável.

Além disso, estudos comprovam que as dívidas e a falta de planejamento financeiro também podem afetar a sua saúde e qualidade de vida.

Dicas Foregon para sua renegociação de dívidas

1. Saiba a origem da sua dívida

O primeiro passo antes de negociar uma dívida é saber qual a origem dela, ou seja, o que causou o descontrole. Por exemplo, se você está devendo no cartão de crédito, verifique em qual mês a fatura apertou e quais foram os gastos que causaram isso.

Esse processo é importante para decidir a melhor forma de tentar pagar a dívida e evitar que o mesmo aconteça novamente no futuro.

2. Faça um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é o processo em que você vai calcular todo o dinheiro que entra e sai da sua conta mensalmente. Ele é feito para que você tenha maior controle do seu orçamento e não acabe assumindo um compromisso financeiro que não poderá arcar no futuro. Assim, fica mais fácil entender quanto comprometer para pagamento da dívida.

Se optar por uma renegociação parcelada, é importante ressaltar que o valor das parcelas não pode ultrapassar 30% do seu orçamento mensal.

3. Priorize as dívidas com juros mais altos

Se você tem outras dívidas para renegociar, o ideal é priorizar aquela que tem juros maiores, pois quanto mais demorar para quitá-la, maior será o valor final. Geralmente, as dívidas que cobram os maiores juros por atraso são: cartão de crédito e empréstimo.

No entanto, vale ressaltar que essa regra não vale para crédito com garantia, que sempre deve ser sua prioridade de pagamento. Por exemplo, se você tem dívida em empréstimo com garantia de veículo, ao ficar inadimplente, pode perder o bem para o banco.

4. Compare

Alguns birôs de crédito realizam eventos anuais de renegociação de dívidas, como o Feirão Serasa Limpa Nome, por exemplo, com descontos de até 90% para quitar suas pendências.

Por isso, é importante ficar de olho nesses eventos e comparar com as condições oferecidas pelo banco, para então decidir qual a melhor proposta para o seu perfil e momento financeiro.

5. Renegocie sem medo

A sua renegociação deve ser unilateral. Portanto, se você não estiver satisfeito com as condições oferecidas pelo seu banco, entre em contato e proponha alternativas vantajosas para ambos. Afinal, também é de interesse do banco que você quite sua dívida.

Peça descontos nos juros acumulados, verifique se há a possibilidade de melhorar a proposta se você pagar à vista e, se for o caso, apresente documentos que comprovem que você não pode pagar aquele valor no momento.

6. Enquanto não quitar sua dívida, não assuma outras

Se você optou por um acordo parcelado, é importante não contrair novas dívidas enquanto não quitá-lo por completo. Isso porque você pode acabar perdendo o controle do orçamento e se endividando novamente.

Perguntas frequentes (FAQ)

Após o pagamento da dívida, em quanto tempo meu nome fica limpo?

Após você quitar ou pagar a primeira parcela do acordo da dívida, o prazo para retirada dos restritivos (caso haja apontamentos cadastrais na Serasa ou na Boa Vista SCPC) é de até cinco dias úteis.

Como funciona o pagamento do acordo Itaú?

O cliente pode optar por efetuar o pagamento por meio de débito automático na própria conta corrente ou boleto. As opções vão aparecer no momento da renegociação.

Meu CPF/CNPJ não foi localizado pelo site Negocia fácil. O que devo fazer?

Primeiro confirme se você digitou seu CPF ou CNPJ sem ponto, traço ou espaço. Se ainda sim você não conseguir, é possível que o banco não tenha uma proposta de negociação disponível para você neste canal. Recomendamos que tente a negociação em outros canais ou entre em contato com a central de atendimento Itaú.

O que acontece se eu fazer uma renegociação e não pagar o boleto?

Quando o pagamento não ocorre dentro do vencimento do boleto, o Banco Itaú cancela automaticamente o acordo. Dessa forma, você deverá fazer uma nova renegociação

Onde pagar o boleto de renegociação Itaú.

Se você optou pelo boleto, o pagamento pode ser feito em casas lotéricas, qualquer agência bancária do Itaú, no Internet Banking ou aplicativo do seu banco, por meio do código de barras.

Quais taxas irão incidir sobre o cálculo da dívida?

O tipo de taxa dependerá do tipo da dívida. No geral, as taxas mais comuns são: crédito do rotativo e os juros proporcionais aos dias de atraso.

Posso parcelar meu acordo em quantas vezes?

Depende. O Itaú oferece parcelamento em até 60 vezes. Mas cada dívida tem um parcelamento diferente. Para saber em quantas vezes você poderá dividir, será necessário fazer uma simulação.

Descomplicamos?

Este guia completo faz parte da missão da Foregon de descomplicar conteúdos relacionados à finanças para proporcionar uma vida financeira mais saudável para nossos leitores. Aproveite e leia também:

Uma boa leitura e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Empréstimos Caixa: conheça todas as modalidades

Empréstimos Itaú: conheça todas as modalidades

Como renegociar dívidas com a Caixa

Como renegociar dívidas com o Nubank

Como renegociar dívidas com o banco Itaú

Como renegociar dívidas com o Banco do Brasil

Dívida atrasada de cinco anos: o que fazer?

Como a Selic a 5% afeta a sua vida?