Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Número do NIS: o que é e Como Consultar o Meu?

Por Sabrina VansellaPublicado em

Se você recebe o Auxílio Brasil, Bolsa Família, ID Jovem ou outro benefício, provavelmente já precisou saber mais sobre o seu NIS. Continue a leitura para saber o que é o NIS, para que serve e como consultar o número pelo site Meu INSS, aplicativo, cartão cidadão ou na carteira de trabalho.

O que é NIS?

A partir do Número de Identificação Social (NIS), é possível se cadastrar em diversos programas sociais e de políticas públicas promovidas no país, como: Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, ID Jovem, entre outros.

O NIS é uma numeração criada pelo Governo Federal para identificar o trabalhador em diversos cadastros ou até mesmo para a concessão de benefícios de programas sociais.

Composto por 11 dígitos, o número do NIS é criado no momento em que o trabalhador emite a carteira de trabalho ou passa a integrar um programa social.

Para que serve o número do NIS?

O NIS é essencial para assegurar direitos e alguns benefícios dos trabalhadores. O cadastro viabiliza que o brasileiro possa consultar e sacar benefícios sociais administrados pela Caixa Econômica Federal, por exemplo, o seguro desemprego, abono salarial do PIS, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), entre outros.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Ou seja, o NIS é importante para afirmar que sejam feitos os pagamentos de benefícios ou como chave de identificação nas políticas públicas.

A atualização de dados deve ser feita na Caixa Federal pelo próprio inscrito. Em outros casos, os participantes de programas sociais podem efetuar a manutenção de registro na Prefeitura da sua cidade.

Diferença entre NIS, PIS E NIT

Essas variações são destinadas as pessoas em diferentes situações, confira:

  • NIS (Número de Identificação Social): emitido para pessoas beneficiadas por programas sociais que não possuem o PIS;
  • PIS (Programa de Integração Social): exclusivo para trabalhadores do Setor Privado;
  • NIT (Número de Identificação do Trabalhador): identifica os trabalhadores autônomos.

Consultar NIS: como saber meu número?

Existem várias formas de consultar o número do NIS. Você pode fazer isso pela carteira de trabalho, aplicativo, cartão cidadão ou pelo site Meu INSS.

Carteira de trabalho

É possível identificar o número do seu NIS na Carteira de Trabalho Digital. A informação estará disponível na página inicial que contém a foto e, assim, será possível visualizar o número do PIS/PASEP.

Nas versões mais antigas da carteira, a informação está em um cartão informativo da Caixa Econômica Federal anexado à carteira.

Aplicativo Meu CadÚnico

O aplicativo (disponível para Android e iOS) é voltado para beneficiários de programas sociais do Governo Federal, após ser baixado, é possível conferir o número do NIS pelo CPF.

Cartão cidadão e cartão do Bolsa Família

O número do NIS/PIS pode ser identificado no Cartão Cidadão. Não esqueça que a sequência numérica não inclui os dígitos do cartão. Para os beneficiários do Bolsa Família, o NIS pode ser visualizado na frente do cartão.

Pelo site Meu INSS

Pelo site Meu INSS é possível também consultar o número do NIS pelo CPF. Para isso, caso você tenha o cadastro, basta seguir o passo a passo:

  1. Acesse o site Meu INSS;
  2. Entre com o seu login e senha. Se ainda não tem cadastro, clique em "Entrar" e preencha seus dados cadastrais;
  3. Após o preenchimento, autorize o uso dos seus dados pessoais;
  4. Confirme seus dados respondendo algumas perguntas de segurança;
  5. Ao realizar o login novamente, acesse a opção "Meu Cadastro" para visualizar seus dados cadastrados, incluindo o número do NIS.

Quem possui NIS?

Este é o número de cadastro para proprietários de negócios, empregados de empresas privadas, beneficiários de programa social ou de política pública, cooperativas, entre outros. Confira detalhadamente quem possui o NIS nos tópicos abaixo:

  • Diretores não empregados optantes pelo FGTS;
  • Trabalhadores que estão vinculado à empresa, cooperativa ou empregador Pessoa Física;
  • Beneficiários de programas sociais (cadastrados pelo Gestor do Programa);
  • Beneficiários de políticas públicas (cadastrados pela MS, SRTE e MEC).

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Informamos?

Você ficou com alguma dúvida? Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo número 135 ou deixe seu comentário abaixo.

LEIA TAMBÉM:

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir

ID Jovem: guia completo 2022

Vale a pena parcelar compras no cartão com inflação em alta?

Copa do mundo 2022: quanto custa completar o álbum?

SOS Nu: saiba como proteger sua conta digital Nubank

Saiba como cobrar um amigo sem perder a amizade

Saiba como bloquear o cartão Bolsa Família

Como enviar e receber dinheiro do exterior pelo PicPay?