Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como ver a Situação Cadastral do seu CPF? Veja pelo Site

Por Camila SilveiraPublicado em

O Comprovante de Situação Cadastral no CPF é um sistema criado pela Receita Federal para que você possa verificar se existem irregularidades em seu documento.

Com o CPF irregular, você pode perder direitos e ser impedido de realizar movimentações bancárias, financiamentos e, até mesmo, solicitações de empréstimos.

Aprenda como consultar essas informações do seu CPF de forma gratuita e saiba como regularizá-las, caso seja necessário.

Como ver a situação do meu CPF?

  1. Acesse o site Comprovante de Situação Cadastral no CPF da Receita Federal;
  2. Insira o número do seu CPF e a data de nascimento
  3. Clique em "Não sou um robô" e depois "Consultar";
  4. Pronto! A situação cadastral do seu CPF estará disponível na tela.

Observação importante: você poderá se deparar com uma das seguintes situações cadastrais: regular, pendente por regularização, suspensa, cancelada e nula. Entenda o que cada um desses termos significam.

1. Situação cadastral do CPF regular

Quando a situação cadastral do seu CPF está regular, isso quer dizer que não existe nenhuma pendência encontrada.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Não confunda essa regularidade com a da situação fiscal do consumidor, que declara se você está em dia com suas obrigações perante a Receita Federal, como o pagamento de impostos.

Você pode estar com a situação cadastral regular, mesmo tendo dívidas junto à Receita Federal. Para saber sobre a sua regularidade fiscal, emita uma Certidão Negativa de Débitos (CND) ou faça uma Pesquisa de Situação Fiscal.

É importante ressaltar que a situação cadastral é diferente de situação fiscal. Portanto, mesmo que você tenha seu CPF regular, podem existir dívidas no seu CPF na Receita Federal.

2. Situação cadastral do CPF pendente de regularização

Quando a situação cadastral do seu CPF está pendente de regularização, isso significa que você deixou de entregar alguma declaração, como a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física dos últimos cinco anos.

A situação é regularizada com a entrega das declarações atrasadas. Caso você não esteja com mais nenhuma pendência, o pedido de regularização deve ser feito em uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou nos Correios.

3. Situação cadastral do CPF suspensa

De acordo com a Receita Federal, se a situação cadastral do seu CPF está suspensa é porque o seu cadastro contém informações incompletas e/ou incorretas. Para regularizar essa situação, basta acessar a página da Receita Federal, preencher corretamente os campos com seus dados pessoais, endereço e telefone.

4. Situação cadastral do CPF cancelada

O cancelamento do CPF pode acontecer por decisão administrativa ou judicial ou por falecimento do contribuinte.

5. Situação cadastral do CPF nula

Pode ocorrer quando há constatação de fraude na inscrição. Para regularizar essa situação, você deve comparecer em uma unidade da Receita Federal.

Documentos necessários para regularizar o CPF

  • Número do CPF;
  • Documento de identificação (RG);
  • Para maior de 18 anos e menor de 69 anos: título de eleitor ou protocolo de inscrição;
  • Para menor de 16 anos: RG do menor e dos pais ou responsáveis e o número do CPF.

Conclusão

Antes que você confunda, é importante lembrar que ter o CPF irregular não é o mesmo que ter o nome sujo em órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

O CPF irregular pode estar relacionado à falta da entrega de declarações, como a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física, o preenchimento de informações erradas ou incompletas no cadastro da Receita Federal e a constatação de fraudes na inscrição.

Quem está com o documento nesta situação, portanto, não pode realizar nenhum tipo de movimentação bancária e pode, até mesmo, perder alguns direitos.

Já o CPF restrito, ou nome sujo, está atrelado à falta de pagamento de uma dívida – o que faz a empresa incluir o nome do devedor nos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC, por exemplo.

Neste caso, a pessoa até pode realizar movimentações bancárias e ter acesso a uma conta corrente, por exemplo. No entanto, pode não conseguir crédito no mercado com facilidade, devido ao alto risco de inadimplência que oferece às empresas credoras

FAQ

Como ver a situação do meu CPF?

Primeiramente, acesse o site Comprovante de Situação Cadastral no CPF da Receita Federal. Feito isso, insira o número do seu CPF e a data de nascimento. Em seguida, você deverá clicar em "Não sou um robô" e depois em "Consultar". Pronto! A situação cadastral do seu CPF estará disponível na tela.

Como faço para saber se meu CPF está irregular?

Para saber se você tem alguma irregularidade, você pode acessar o site Comprovante de Situação Cadastral no CPF da Receita Federal, emitir uma Certidão Negativa de Débitos (CND) ou fazer uma Pesquisa de Situação Fiscal. Não se esqueça: não é porque a sua situação cadastral está regular que você não possui pendências junto à Receita Federal. Para saber se existem débitos em aberto, siga todas essas orientações citadas.

O que pode deixar o CPF irregular?

A falta da entrega de declarações, como a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física, o preenchimento de informações erradas ou incompletas no cadastro da Receita Federal e a constatação de fraudes na inscrição são fatores que tornam o CPF irregular.

O que significa situação cadastral CPF?

A situação do CPF é um relatório disponibilizado pela Receita Federal, no qual estão demonstradas as informações sobre o status do seu documento.

Para que serve o CPF?

A principal função do CPF é identificar os contribuintes do Imposto de Renda.

Situação cadastral do CPF: quais são os status?

Os status da situação cadastral do CPF podem ser: regular, pendente de regularização, suspensa, cancelada e nula.

Descomplicamos?

No site da Foregon você acompanha conteúdos sobre economia e finanças e pode descobrir se o seu CPF possui dívidas. Faça uma consulta agora mesmo e tire suas dúvidas. É rápido, grátis e totalmente seguro.

Você pode ter uma dívida pendente!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Qualquer dúvida sobre o assunto, deixe um comentário para nós. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Confira a Lista dos Melhores Fundos Imobiliários de 2022

Inflação no Mundo: Conheça os Índices dos Países do G20 [2022]

Desenquadramento MEI: Como Funciona e Quais as Vantagens?

Décimo Terceiro dos Aposentados em 2022: Como vai Funcionar?

Declaração de Isenção de Imposto de Renda: Como Fazer?

Agência 3880 da Caixa: o que é, Onde Fica e Qual o Telefone?

Isenção de Imposto de Renda: Como Funciona?

Permuta: Significado, Exemplos e Como Fazer