Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como saber se o telefone foi clonado? Descubra

Por Sabrina VansellaPublicado em

Com tantos golpes digitais acontecendo ao mesmo tempo, você já pode ter se perguntado: como saber se o telefone foi clonado? Para sanar suas preocupações, vamos te explicar como descobrir se o seu celular ou WhatsApp foi clonado e como minimizar os impactos desse tipo de fraude. Continue a leitura do artigo e saiba mais!

Principais formas de um celular ser clonado

Apesar de ser uma pergunta comum, nem sempre é simples encontrar a resposta. Geralmente, os invasores desejam roubar dados pessoais da vítima ou até mesmo se passar por ela e conseguir alguma quantia em dinheiro de familiares e amigos.

Para descobrir se o seu telefone foi clonado, vamos te mostrar as principais táticas utilizadas pelos criminosos para clonar um celular. Confira:

Celular clonado com SIM swap ou clonagem de chip

Na tática SIM swap, o criminoso já possui o número de celular e informações sobre a vítima. Depois, ele entra em contato com a operadora se passando pela pessoa e afirma que seu celular foi roubado ou perdido, solicitando que a operadora vincule o número antigo para um novo cartão SIM.

Ou seja, caso a operadora concorde com a transferência, o criminoso passa a receber todas as ligações e mensagens da vítima e consegue até mesmo ter acesso à sua lista de contatos baixados no chip, assim como receber códigos de verificação via SMS.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Com tantas informações disponíveis, o golpista pode escolher diferentes formas de aplicar o golpe efetivamente, como: em compras no nome da vítima, pedindo dinheiro para os contatos ou chantageando o dono do celular, por exemplo.

Celular clonado pelo código do aparelho

Se você está com dificuldades para completar chamadas, problemas para acessar a caixa postal ou está recebendo muitas chamadas de números desconhecidos, seu celular pode ter sido clonado por meio do código do aparelho ou assinante.

Nesse caso, o propósito na clonagem está em fazer ligações que serão debitadas na conta do titular da linha. Por isso, fique atento à fatura da sua operadora.

Celular clonado com aplicativo espião

Essa abordagem costuma ser menos comum, pois para clonar o celular com aplicativo espião o golpista precisa ter acesso ao aparelho de forma física. Nesse caso, tudo o que acontece no celular da vítima acontecerá no celular do golpista.

Para evitar esse tipo de acontecimento, é recomendado que você coloque algum tipo de senha para desbloquear seu celular.

Como saber se o telefone foi clonado?

Existem algumas maneiras de tirar a dúvida: "como saber se meu telefone foi clonado?". Confira abaixo duas formas para se proteger:

Verifique seu celular

Clicou em algum link suspeito ou apenas está desconfiado de que seu celular foi clonado? Faça uma verificação completa do seu smartphone. Basta reconhecer todos os Apps baixados nas configurações na parte de "armazenamento" e quais realmente possuem acesso a sua câmera, microfone e GPS.

Outra forma de tirar essa dúvida, é perceber que houve um aumento no consumo de dados móveis ou bateria. Para tirar a dúvida, recomendamos que você faça a limpeza do seu celular utilizando antivírus, como: Avast, ESET Mobile e Kaspersky Mobile.

Fique atento com sua linha telefônica

Após notar ligações com muito chiado ou sinal cortado com frequência, fique atento. Cheque seu celular e confira se não existe nenhuma chamada para um número desconhecido. Além disso, entre em contato com a operadora e veja se os valores cobrados estão corretos.

Fui clonado, e agora?

Caso você tenha chegada a conclusão que realmente foi clonado, siga os seguintes passos para prevenir maiores problemas:

  • Altere todas as senhas de serviços que estejam conectados no seu número de celular, como bancos e redes sociais;
  • Avise o banco do suposto problema para que ele já esteja ciente em possíveis tentativas de contratações de serviços;
  • Entre em contato com a operadora do seu número, explique o ocorrido e solicite o bloqueio do telefone;
  • Por fim, registre um boletim de ocorrência.

Importante: invasão de dispositivos com smartphones e computadores, é crime previsto na lei 154A do Código Penal, assim como falsidade ideológica previsto no artigo 299.

Como se proteger de clonagem de telefone

Além das dicas citadas durante o artigo, separamos mais algumas que podem diminuir drasticamente suas chances de ter o telefone clonado, mas não garantem que isso nunca acontecerá. Confira:

  • Use antivírus seguros no seu celular;
  • Apague aplicativos suspeitos;
  • Nunca clique em links enviados por estranhos;
  • Ao carregar seu celular em um computador estranho, não compartilhe os dados;
  • Não ative a função "lembrar senha" em suas contas nas redes sociais ou bancárias;
  • Não use Wi-Fi públicos.

Como saber se meu WhatsApp foi clonado?

Assim como o celular, o WhatsApp também se tornou um dos principais alvos dos golpistas, mas existem algumas formas de saber se o WhatsApp foi clonado.

O principal sinal de que o seu WhatsApp foi clonado é quando você não consegue acessá-lo. Afinal, é necessário contar com um número de celular válido para ativar o App e não é possível ter dois aparelhos funcionando para a mesma conta.

Um dos principais golpes de clonagem do WhatsApp é aquele que o golpista utiliza alguma isca que convence a vítima a passar o código de verificação enviado por SMS. A partir do momento que o golpista recebe essa informação, ele poderá utilizar o WhatsApp em seu aparelho.

Normalmente, os fraudadores utilizam abordagens, como: confirmação de compra de produtos para internet, supostas festas de famosos, entre outros.

Fui clonado no WhatsApp, e agora?

Nos principais casos, os criminosos conseguem o código de verificação enviado por SMS e transferem sua conta para outro dispositivo, quando isso acontecer você será notificado e poderá reivindicar o acesso à conta.

No entanto, é possível que esse procedimento não funcione e você precisará entrar em contato com o suporte do WhatsApp por e-mail: support@whatsapp.com.

Não esqueça de avisar seus contatos que você foi vítima de clonagem no WhatsApp para evitar que seus amigos e familiares também sejam ou culpem você.

Verificação em duas etapas no WhatsApp

Caso você tenha conseguido recuperar ou não tenha sido vítima, outra forma de promover segurança para seu WhatsApp é realizando a verificação em duas etapas acessando as configurações da sua conta em "Confirmação em duas etapas".

Dessa forma, além do código enviado por SMS, também será necessário digitar um PIN de seis dígitos, dificultando o acesso para o golpista.

Ajudamos?

Esperamos que esse artigo tenha tirado sua dúvida de como saber se o telefone foi clonado. A Foregon descomplica sua vida financeira e quer te ajudar. No nosso portal você é capaz de consultar seu CPF grátis e descobrir sua pontuação de score de crédito:

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Se gostou do artigo, não esqueça de curtir. Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir

ID Jovem: guia completo 2022

Vale a pena parcelar compras no cartão com inflação em alta?

Copa do mundo 2022: quanto custa completar o álbum?

SOS Nu: saiba como proteger sua conta digital Nubank

Saiba como cobrar um amigo sem perder a amizade

Saiba como bloquear o cartão Bolsa Família

Como enviar e receber dinheiro do exterior pelo PicPay?