Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como sair do vermelho em 5 simples passos

Por Se Torne InvestidorPublicado em

Entrar em dívidas é extremamente fácil, uma simples conta que você não consegue pagar naquele mês e possui altos juros já descompensa seu orçamento e vai virar uma bola de neve. Em momentos como o que estamos enfrentando, pandemia e crise econômica social no país, a situação se agrava. 

Pensando nesse cenário, nesse post trago cinco passos simples para conseguir sair das dívidas de uma vez por todas. 

Saber da realidade

Para conseguir sair do vermelho, o primeiro passo é admitir que você está nele e quanto possui acumulado em dívidas, ou seja, um mapeamento dos seus ganhos, gastos e dívidas, assim é possível ter noção da gravidade do problema.

É preciso refletir sobre os erros que cometeu para não os fazer novamente, momento de conscientização. Importante existir uma conversa com os moradores da casa e com os familiares mais próximos, para estabelecer quais serão as mudanças aplicadas.

Controle de gastos

Não adianta nada saber quanto se ganha e quanto há acumulado em dívidas se você está sempre fazendo dívidas novas. Para se livrar do endividamento é preciso gastar o menos possível, apenas com aqueles gastos essenciais, é se possível até eles, tente diminuir.

 Se há café na empresa em que trabalha, por exemplo, dá para parar de comprar café em casa e tomar somente o café da empresa; outra opção é fazer sua própria comida ao invés de pedir delivery. Enfim, corte tudo que for supérfluo e tente abusar de tudo que conseguir de graça.

Negociação com os credores

Credores são as pessoas que possuem crédito com você, em outras palavras, é para quem você está devendo. Tente negociar com eles formas para pagar suas dívidas, talvez aumentar o número de parcelas, num valor menor cada uma, ou tentar abaixar os juros.

Outra hipótese bem bacana para sair do vermelho é juntar dinheiro e oferecer a ele a vista para quitar a dívida. Se você deve R$ 3 mil por exemplo para uma loja de materiais de construção, pode juntar R$ 2 mil a vista e oferecer para sanar a dívida. É muito comum eles aceitarem, já que a dívida está acumulada a tanto tempo, pelo menos recebem alguma parte do valor.

Reserva de emergência

Na realidade, a reserva de emergência deve ser feita justamente para não precisar se afogar em dívidas, pois quando algo inesperado acontecer, como ser mandado embora do serviço por exemplo, você possui uma reserva separada, para não precisar fazer empréstimos com juros abusivos.

 Ela é recomendada tanto para quem não está endividado, como também deve ser feita mesmo por quem está no vermelho, mas é lógico que a quantia será menor, já que a prioridade é pagar as dívidas. Sempre guarde mais do que gasta, esse é um hábito que deve ser instaurado na sua vida para conseguir se livrar do endividamento e não como fugir dele.

Poder judiciário

Por fim, considere acionar o poder judiciário para sair das dívidas. Existem alguns programas para pessoas superendividadas, que contraíram dívidas muito acima da média do quanto conseguem pagar.

Veja na sua região o que há disponível. Procure receber os auxílios que possui direito. Vá atrás do fórum da sua cidade, da Defensoria Pública e do Procon, eles saberão te orientar o que é possível conseguir na sua situação de endividamento.

Espero que tenha anotado esses cinco passos essenciais sobre como sair do vermelho e o mais importante, que os aplique no seu dia a dia. Não é porque a situação do país não está boa que você pode utilizar isso como desculpa e simplesmente se conformar por estar no vermelho.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Se Torne Investidor

Criador e autor do blog e canal Se Torne Investidor, que transforma devedores em investidores de sucesso.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Como usar o CDC Digital para aumentar as vendas?

Como reter talentos na área de tecnologia?

Como conseguir taxas de juros atrativas e não perder dinheiro

Conheça as vantagens do seguro de vida do Nubank

Aplicativo do Auxílio Brasil é lançado: veja como acessar

Detran SP: confira novo cronograma para renovar CNH vencida

Programa de recompensas Neon: tudo o que você precisa saber

Universitários: confira 5 dicas que irão te ajudar a controlar o seu dinheiro