Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como se livrar das dívidas ganhando pouco?

Por Camila SilveiraPublicado em

Em razão da educação financeira ser precária em nosso país, muitas pessoas sentem dificuldades em economizar. Para que você consiga atingir os seus objetivos, saiba que esse momento requer bastante foco e planejamento! Portanto, confira cinco dicas de como se livrar das dívidas ganhando pouco e evite repetir isso novamente.

Como se livrar das dívidas ganhando pouco?

1. Saiba o valor total das suas contas

Saber o valor e para quem você está devendo é extremamente necessário. Portanto, anote todas as suas dívidas, valores com o acréscimo de juros e as respectivas empresas credoras. A partir dessas informações, será mais fácil identificar quanto você tem que economizar por mês para pagar as suas contas.

2. Renegocie a sua dívida com o credor

Da mesma forma que você deseja pagar todas as dívidas, a empresa credora também quer receber. Portanto, entre em contato com a respectiva instituição e ofereça uma quantia que você é capaz de pagar mensalmente. O ideal é entrar em um acordo que faça sentido para ambas as partes.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

3. Defina uma meta mensal de economia

Economizar é um passo fundamental e indispensável no processo de se livrar das dívidas. Sendo assim, após identificar todas as contas que você deve, defina uma meta mensal de economia para conseguir quitá-las.

Você pode separar 15% da sua renda total para pagar as suas contas ou, até mesmo, se for necessário, uma quantia maior para sair do vermelho! Não se esqueça: o ideal é se adaptar de acordo com as suas necessidades e condições financeiras, combinado?

4. Controle todos os seus gastos

Comece elaborando uma planilha com todas as suas despesas e sua renda total e, a partir de então, veja quais dos seus gastos podem ser reduzidos ou cortados. Você paga por serviços que não utiliza, como academia, pacotes de celular, assinatura de TV a cabo, entre outros? Reveja essas contas e, se for necessário, corte-as do seu orçamento.

5. Crie uma reserva de emergência

Para evitar que isso aconteça novamente, tenha uma reserva de emergência. Você pode guardar uma quantidade de dinheiro por mês e, quando precisar, utilizá-la para regularizar qualquer tipo de situação. Só não se esqueça, separe um valor que esteja de acordo com as suas economias e condições.

Descomplicamos?

Gostou das dicas sobre como se livrar das dívidas ganhando pouco? Esperamos que sim. Qualquer dúvida, deixe um comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Pix: saiba o que você já pode pagar utilizando esse sistema

Viagem dos sonhos: como se organizar e juntar dinheiro?

Instagram como ferramenta de negócios: guia completo

Como recarregar Bilhete Único pelo celular?

PicPay: como fazer cobranças pelo aplicativo?

Caixa abre 10 mil vagas de emprego para concursados, estagiários e aprendizes

Open Banking ou Open Finance: o que você precisa saber sobre esses sistemas

Não consegue guardar dinheiro? Conheça a “poupança por assinatura”