Como se proteger de golpes virtuais que utilizam o coronavírus?
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o número de phishings aumentou 70% durante a pandemia do novo coronavírus no Brasil. Entenda melhor sobre esta prática criminosa e aprenda a se proteger de golpes virtuais que se aproveitam desse momento delicado pelo qual o país está passando.

O que é o phishing?
Nesta prática ilegal, os criminosos enviam mensagens com dados que chamam a atenção do usuário. Basta a pessoa clicar no link que foi enviado para o golpista ter acesso aos dados pessoais dela.
Contudo, o phishing não é o único crime virtual que tem se destacado neste momento. Conforme uma pesquisa feita Refinaria de Dados, a busca de informações pessoais e bancárias dentro da deep web cresceu 108% no período entre 20 de março e 18 de maio deste ano.
Mas, o que significa deep web? informações que não podem ser acessadas pelos motores de busca, por exemplo o Google, já que o conteúdo é bloqueado com o uso de senhas.
Como se proteger dos golpes virtuais durante o coronavírus?
Para aplicar o phishing, o criminoso se utiliza de artifícios bem simples, mas que podem prejudicar muito a sua vida.
Alguns exemplos disso são induzir a pessoa por meio de mensagens a instalar um aplicativo, baixar um arquivo malicioso, fornecer algum dado ou acessar uma página.
Dicas Foregon
Sendo assim, é fundamental que você saiba como se proteger nessas horas. Veja algumas dicas que você pode seguir e ter uma maior atenção quando:
- Tiver acesso a documentos compartilhados por mensagens;
- Receber e-mails ou mensagens que prometem curas milagrosas ou vacinas para o coronavírus;
- For solicitado para que você preencha formulários de dados;
- Receber uma ligação, pedindo para que você confirme informações pessoais.
Além disso, sempre é aconselhável se informar sobre o coronavírus em sites de notícias que possuem credibilidade ou em jornais.
Caso queira baixar algum aplicativo que oferece essas demandas, opte por fazer o download nas lojas oficiais (Apple Store ou Google Play) e evite sempre links diretos.
Sugestões de conteúdos
Para te ajudar nessa jornada, separamos alguns conteúdos:
- Site seguro com certificado SSL;
- Previna-se de golpes financeiros com essas dicas;
- Conheça as principais notícias falsas sobre o coronavírus.
Descomplicamos?
Conte pra gente, você conhece alguém que já sofreu por causa de golpes virtuais durante a pandemia do coronavírus? Até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário