Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como simular empréstimo com FGTS?

Por Nara LimaPublicado em

O Fundo de Garantia do Tempo de Trabalho (FGTS) tem o objetivo de auxiliar financeiramente o trabalhador em algumas situações profissionais, como em caso de demissão sem justa causa ou para financiamento de imóvel. Mas você sabia que é possível utilizar esse valor como uma espécie de empréstimo?

Para quem optou pela modalidade de saque-aniversário e que indicou a Caixa para consultas de seu saldo FGTS pode iniciar a solicitação de empréstimo.

Essa novidade foi criada em 2020 e é uma parceria entre o Ministério do Trabalho e a Caixa Econômica Federal, na qual trabalhadores com carteira assinada podem usar o FGTS como garantia de crédito pessoal.

Como funciona o empréstimo com FGTS?

O empréstimo com FGTS é uma modalidade para adiantar o saque-aniversário e ajudar o solicitante financeiramente. O valor do crédito não pode ultrapassar 30% do salário que o trabalhador recebe, entretanto, o valor mínimo para solicitação desta modalidade de empréstimo na Caixa é a partir de R$ 2 mil.  A taxa de juros fica em 0,99% a.m.

Como simular o empréstimo com FGTS?

Para simular o crédito é preciso acessar o Internet Banking da Caixa Econômica Federal, ou o aplicativo oficial do FGTS (Android e iOS). Confira como a seguir:

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

  1. Abra o aplicativo e clique em "linha de crédito";
  2. Verifique o número de parcelas que você deseja e os respectivos valores;
  3. Realize sua simulação rapidamente;
  4. Até aqui você conta apenas com o valor. Se você desejar continuar a operação, clique "contratar para prosseguir";
  5. Informe sua assinatura eletrônica;
  6. Aguarde o comprovante e seu crédito estará disponível no próximo dia útil.

Fácil, não é? Para realizar a simulação é preciso ser maior de idade, possuir uma conta corrente ou poupança na Caixa, estar com CPF regularizado e ter aderido a opção de Saque Aniversário do FGTS.

Vale a pena solicitar empréstimo com FGTS?

É preciso analisar cada caso individualmente antes de tomar a decisão de solicitar ou não o empréstimo. De modo geral, quando comparado com outros tipos de crédito, ele realmente apresenta juros menores. Porém, em comparação com outras modalidades de consignado, a média de juros é 0,5% maior.

Por exemplo: se você precisa de um empréstimo para quitar um bem mais caro, como os juros dessa linha são menores, é uma boa alternativa usar essa opção. No entanto, se você deseja usar o dinheiro do empréstimo para projetos futuros, vale a pena considerar outras modalidades convencionais. 

Ficou com dúvidas?

No Portal da Foregon encontra dicas e as melhores opções de crédito para o seu perfil. Consulte seu CPF e confira os produtos mais adequados para você.

Receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário aqui embaixo e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Transferência de financiamento de carro: saiba como fazer

Tipos de empréstimos: veja qual é a melhor opção para você

Financiamento imobiliário: guia completo para a casa própria

5 cuidados com empréstimo para seu nome não ficar sujo

Empréstimo consignado Bradesco. Entenda

A empresa meutudo é confiável? Veja como ela funciona

Empréstimo para MEI negativado: entenda

Foi aprovada a suspensão do empréstimo consignado? Entenda