Como simular empréstimo com FGTS?
O Fundo de Garantia do Tempo de Trabalho (FGTS) tem o objetivo de auxiliar financeiramente o trabalhador em algumas situações profissionais, como em caso de demissão sem justa causa ou para financiamento de imóvel. Mas você sabia que é possível utilizar esse valor como uma espécie de empréstimo?

Para quem optou pela modalidade de saque-aniversário e que indicou a Caixa para consultas de seu saldo FGTS pode iniciar a solicitação de empréstimo.
Essa novidade foi criada em 2020 e é uma parceria entre o Ministério do Trabalho e a Caixa Econômica Federal, na qual trabalhadores com carteira assinada podem usar o FGTS como garantia de crédito pessoal.
O que você procura?
Como funciona o empréstimo com FGTS?
O empréstimo com FGTS é uma modalidade para adiantar o saque-aniversário e ajudar o solicitante financeiramente. O valor do crédito não pode ultrapassar 30% do salário que o trabalhador recebe, entretanto, o valor mínimo para solicitação desta modalidade de empréstimo na Caixa é a partir de R$ 2 mil. A taxa de juros fica em 0,99% a.m.
Como simular o empréstimo com FGTS?
Para simular o crédito é preciso acessar o Internet Banking da Caixa Econômica Federal, ou o aplicativo oficial do FGTS (Android e iOS). Confira como a seguir:
- Abra o aplicativo e clique em "linha de crédito";
- Verifique o número de parcelas que você deseja e os respectivos valores;
- Realize sua simulação rapidamente;
- Até aqui você conta apenas com o valor. Se você desejar continuar a operação, clique "contratar para prosseguir";
- Informe sua assinatura eletrônica;
- Aguarde o comprovante e seu crédito estará disponível no próximo dia útil.
Fácil, não é? Para realizar a simulação é preciso ser maior de idade, possuir uma conta corrente ou poupança na Caixa, estar com CPF regularizado e ter aderido a opção de Saque Aniversário do FGTS.
Vale a pena solicitar empréstimo com FGTS?
É preciso analisar cada caso individualmente antes de tomar a decisão de solicitar ou não o empréstimo. De modo geral, quando comparado com outros tipos de crédito, ele realmente apresenta juros menores. Porém, em comparação com outras modalidades de consignado, a média de juros é 0,5% maior.
Por exemplo: se você precisa de um empréstimo para quitar um bem mais caro, como os juros dessa linha são menores, é uma boa alternativa usar essa opção. No entanto, se você deseja usar o dinheiro do empréstimo para projetos futuros, vale a pena considerar outras modalidades convencionais.
Ficou com dúvidas?
No Portal da Foregon encontra dicas e as melhores opções de crédito para o seu perfil. Consulte seu CPF e confira os produtos mais adequados para você.
Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário aqui embaixo e até a próxima!
Deixe seu comentário