Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como ter o PPP para conseguir a Aposentadoria Especial?

Por Janaína TavaresPublicado em

Você já ouviu falar do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)? Ele é um dos principais documentos que você pode apresentar para conseguir uma Aposentadoria Especial.

Isso significa que ao adquirir o PPP, você tem a oportunidade de solicitar um benefício previdenciário que é concedido aos trabalhadores expostos a agentes nocivos, que podem prejudicar a saúde e integridade física dos funcionários.

Portanto, caso queira descobrir mais detalhes a respeito desse assunto, basta continuar a leitura do nosso artigo.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

O que é o PPP?

Como já adiantamos, o PPP é um documento. A diferença aqui é que nele consta todo o seu histórico de trabalho na empresa como, por exemplo: 

  • Cargos;
  • Descrição das atividades;
  • Exposição a fatores de riscos, dentre outras informações que possam comprovar a necessidade de uma Aposentadoria Especial.

Como solicitar o PPP?

Ele deve ser sempre fornecido pela empresa quando você sai do emprego ou, ainda, deseja fazer o pedido da Aposentadoria Especial.

Por isso, existem algumas formas de fazer a solicitação desse documento para o seu empregador. Veja mais, logo abaixo:

Pedir o PPP pessoalmente para a empresa

Entre em contato com o setor de RH da empresa, geralmente responsável pela entrega desse documento. Se não for o caso, eles vão saber te informar quem consegue disponibilizar o PPP.

No entanto, ao fazer esse pedido, não se esqueça de pedir um protocolo do pedido ou uma carta informando que você solicitou o documento.

Pedir o PPP por meio de carta com aviso de recebimento

Não deu certo indo pessoalmente até o local de trabalho? Outra opção que você deve tentar é escrevendo uma carta com aviso de recebimento, pedindo formalmente seu PPP

Sendo assim, é interessante informar nessa carta o seu nome completo, CPF e NIT, período em que trabalhou na empresa e o motivo da solicitação desse documento.

Pedir o PPP por meio de ligação

Se preferir, também é possível realizar uma ligação para a empresa e gravar a conversa. Dessa maneira, você prova ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tentou pedir o documento, mas o empregador se recusou a disponibilizar o PPP.

No entanto, só opte por essa alternativa em último caso, lembrando sempre que a empresa é obrigada a dar esse documento para você. Caso ela recuse, pode ser multada por descumprir com essa obrigatoriedade.

Como ter o PPP mesmo não tendo carteira assinada?

Mesmo não tendo registro na carteira de trabalho, você tem o direito de receber o PPP. Basta seguir as nossas orientações de como fazer o pedido:

  • Trabalhador filiado à alguma cooperativa de trabalho: solicite diretamente com a cooperativa;
  • Trabalhador avulso (prestação de serviços para diversas empresas com intermediação direta do sindicato): solicite o documento no sindicato da categoria.

Conteúdos que você precisa conhecer

Aproveite esse momento e fique por dentro de outros assuntos que podem ser do seu interesse:

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com o nosso conteúdo. Qualquer dúvida ou sugestão, envie seu comentário aqui pra gente. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça os 10 carros mais econômicos do Brasil

Reconhecimento facial: o que é e como funciona

Anywhere office: conheça o novo modelo de trabalho flexível

Pix: da facilidade nas transações ao crescimento nos golpes e mudança nas regras

Hotmart realmente dá dinheiro? Descubra agora mesmo

Iti Itaú: como ganhar dinheiro com a carteira digital

5 práticas de gestão financeira para empresas de sucesso

Saiba como remover os dados do cartão de crédito no Google Chrome