Como ter o PPP para conseguir a Aposentadoria Especial?
Você já ouviu falar do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)? Ele é um dos principais documentos que você pode apresentar para conseguir uma Aposentadoria Especial.

Isso significa que ao adquirir o PPP, você tem a oportunidade de solicitar um benefício previdenciário que é concedido aos trabalhadores expostos a agentes nocivos, que podem prejudicar a saúde e integridade física dos funcionários.
Portanto, caso queira descobrir mais detalhes a respeito desse assunto, basta continuar a leitura do nosso artigo.
O que você procura?
O que é o PPP?
Como já adiantamos, o PPP é um documento. A diferença aqui é que nele consta todo o seu histórico de trabalho na empresa como, por exemplo:
- Cargos;
- Descrição das atividades;
- Exposição a fatores de riscos, dentre outras informações que possam comprovar a necessidade de uma Aposentadoria Especial.
Como solicitar o PPP?
Ele deve ser sempre fornecido pela empresa quando você sai do emprego ou, ainda, deseja fazer o pedido da Aposentadoria Especial.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Por isso, existem algumas formas de fazer a solicitação desse documento para o seu empregador. Veja mais, logo abaixo:
Pedir o PPP pessoalmente para a empresa
Entre em contato com o setor de RH da empresa, geralmente responsável pela entrega desse documento. Se não for o caso, eles vão saber te informar quem consegue disponibilizar o PPP.
No entanto, ao fazer esse pedido, não se esqueça de pedir um protocolo do pedido ou uma carta informando que você solicitou o documento.
Pedir o PPP por meio de carta com aviso de recebimento
Não deu certo indo pessoalmente até o local de trabalho? Outra opção que você deve tentar é escrevendo uma carta com aviso de recebimento, pedindo formalmente seu PPP
Sendo assim, é interessante informar nessa carta o seu nome completo, CPF e NIT, período em que trabalhou na empresa e o motivo da solicitação desse documento.
Pedir o PPP por meio de ligação
Se preferir, também é possível realizar uma ligação para a empresa e gravar a conversa. Dessa maneira, você prova ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tentou pedir o documento, mas o empregador se recusou a disponibilizar o PPP.
No entanto, só opte por essa alternativa em último caso, lembrando sempre que a empresa é obrigada a dar esse documento para você. Caso ela recuse, pode ser multada por descumprir com essa obrigatoriedade.
Como ter o PPP mesmo não tendo carteira assinada?
Mesmo não tendo registro na carteira de trabalho, você tem o direito de receber o PPP. Basta seguir as nossas orientações de como fazer o pedido:
- Trabalhador filiado à alguma cooperativa de trabalho: solicite diretamente com a cooperativa;
- Trabalhador avulso (prestação de serviços para diversas empresas com intermediação direta do sindicato): solicite o documento no sindicato da categoria.
Conteúdos que você precisa conhecer
Aproveite esse momento e fique por dentro de outros assuntos que podem ser do seu interesse:
- Como preencher a guia do INSS?;
- Qual é o valor da aposentadoria do MEI?;
- Entenda o que é Previdência Privada – vale a pena?.
Descomplicamos?
Esperamos ter ajudado você com o nosso conteúdo. Qualquer dúvida ou sugestão, envie seu comentário aqui pra gente. Até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário