Foregon.comConteúdos

Como ter o PPP para conseguir a Aposentadoria Especial?

Por Janaína TavaresPublicado em
Compartilhe

Você já ouviu falar do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)? Ele é um dos principais documentos que você pode apresentar para conseguir uma Aposentadoria Especial.

Isso significa que ao adquirir o PPP, você tem a oportunidade de solicitar um benefício previdenciário que é concedido aos trabalhadores expostos a agentes nocivos, que podem prejudicar a saúde e integridade física dos funcionários.

Portanto, caso queira descobrir mais detalhes a respeito desse assunto, basta continuar a leitura do nosso artigo.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

O que é o PPP?

Como já adiantamos, o PPP é um documento. A diferença aqui é que nele consta todo o seu histórico de trabalho na empresa como, por exemplo:

  • Cargos;
  • Descrição das atividades;
  • Exposição a fatores de riscos, dentre outras informações que possam comprovar a necessidade de uma Aposentadoria Especial.

Como solicitar o PPP?

Ele deve ser sempre fornecido pela empresa quando você sai do emprego ou, ainda, deseja fazer o pedido da Aposentadoria Especial.

Por isso, existem algumas formas de fazer a solicitação desse documento para o seu empregador. Veja mais, logo abaixo:

Pedir o PPP pessoalmente para a empresa

Entre em contato com o setor de RH da empresa, geralmente responsável pela entrega desse documento. Se não for o caso, eles vão saber te informar quem consegue disponibilizar o PPP.

No entanto, ao fazer esse pedido, não se esqueça de pedir um protocolo do pedido ou uma carta informando que você solicitou o documento.

Pedir o PPP por meio de carta com aviso de recebimento

Não deu certo indo pessoalmente até o local de trabalho? Outra opção que você deve tentar é escrevendo uma carta com aviso de recebimento, pedindo formalmente seu PPP

Sendo assim, é interessante informar nessa carta o seu nome completo, CPF e NIT, período em que trabalhou na empresa e o motivo da solicitação desse documento.

Pedir o PPP por meio de ligação

Se preferir, também é possível realizar uma ligação para a empresa e gravar a conversa. Dessa maneira, você prova ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tentou pedir o documento, mas o empregador se recusou a disponibilizar o PPP.

No entanto, só opte por essa alternativa em último caso, lembrando sempre que a empresa é obrigada a dar esse documento para você. Caso ela recuse, pode ser multada por descumprir com essa obrigatoriedade.

Como ter o PPP mesmo não tendo carteira assinada?

Mesmo não tendo registro na carteira de trabalho, você tem o direito de receber o PPP. Basta seguir as nossas orientações de como fazer o pedido:

  • Trabalhador filiado à alguma cooperativa de trabalho: solicite diretamente com a cooperativa;
  • Trabalhador avulso (prestação de serviços para diversas empresas com intermediação direta do sindicato): solicite o documento no sindicato da categoria.

Conteúdos que você precisa conhecer

Aproveite esse momento e fique por dentro de outros assuntos que podem ser do seu interesse:

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com o nosso conteúdo. Qualquer dúvida ou sugestão, envie seu comentário aqui pra gente. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Janaína Tavares

Jornalista e produtora de conteúdo, é Redatora na Foregon. Apaixonada por cinema e pelo mundo asiático, seu foco está em entregar textos úteis e inspiradores.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Poupança PF 013 na Caixa: entenda o significado

  • Dicas financeiras

    Pix: qual é a sua vantagem sobre as finanças e os negócios?

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras