Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como tirar a 2ª via da certidão de nascimento online

Por Jennifer FigueiredoPublicado em

Perdeu a certidão de nascimento ou a que tem é muito antiga e precisa de uma versão atualizada? Saiba como emitir a segunda via deste documento que é muito importante para o cidadão e exigido em diversos procedimentos de cadastros. Veja como fazer isso online, pela internet e sem sair de casa.

como tirar certidão de nascimento online

Importância da certidão de nascimento

A certidão de nascimento é o primeiro documento do cidadão, que deve ser providenciado pelos pais nos primeiros meses de vida. Nele, constam todo o registro de existência de uma pessoa como nome completo e filiação, local e data de nascimento, dentre outras informações. Sem esse documento, o cidadão não consegue exercer seus direitos mais fundamentais e nem pode ter acesso à programas sociais.

Na fase adulta, a ausência do documento impossibilita a emissão da carteira de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), entre outros documentos importantes. Portanto, não vale a pena negligenciar nesse sentido, uma vez que solicitar a emissão da certidão de nascimento é algo fácil, podendo ser feita em qualquer cartório.

Como tirar a 2ª via da certidão de nascimento online

Para solicitar a segunda via da certidão de nascimento sem sair de casa, você pode acessar alguns sites que fornecem serviço de cartórios de todo o Brasil. O custo da emissão pode variar de acordo com a tabela da corregedoria em cada estado, junto com o valor da postagem e taxas bancárias.

Registro Civil

  1. Comece acessando o site do Registro Civil e crie o seu login de cadastro. Caso precise, também é possível solicitar certidão de casamento e óbito no mesmo lugar;
  2. Preencha as informações solicitadas, informando o cartório desejado;
  3. Depois, selecione uma das opções: certidão em papel ou formato digital. A versão impressa é enviada pelos Correios para o endereço indicado, enquanto a online é encaminha por e-mail;
  4. Escolha a opção de pagamento pelos serviços, no próprio site, e confirme o pedido da certidão nascimento.

Simples e prático, não é? Assim como este, outros documentos também podem ter a segunda via emitidas pela internet, conheça algumas opções:

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Cartório Postal

Já nesta segunda opção, você deverá:

  1. Preencher um formulário para fazer a solicitação do documento;
  2. Logo depois, a equipe do Cartório Postal fará um orçamento do serviço e vai verificar quais as formas de entregar o seu documento;
  3.  Você também pode fazer a solicitação pelo e-mail da empresa (cartoriopostal@cartoriopostal.com.br) ou no próprio site do Cartório Postal na aba "Fale Conosco";
  4. Escolha a forma de entrega e faça o pagamento;
  5. Por fim, um funcionário do Cartório Postal entrará em contato para informar as opções de entrega e pagamento. Você pode solicitar o recebimento do documento pelos Correios ou buscá-lo em uma unidade do Cartório Postal.

Cartório no Brasil

O Cartório no Brasil trabalha com todos os cartórios do país pela internet. Portanto, realize seu pedido seguindo as orientações:

  1. Entre no site, escolha o tipo de certidão e informe em qual cartório o documento está localizado, além dos dados da certidão escolhida;
  2. Logo em seguida, selecione em qual formato você deseja receber a certidão e preencha os dados pessoais, informações sobre a entrega e confirme o pagamento;
  3. Será preciso pagar algumas taxas para receber a sua certidão, que pode ser entregue pelo correio ou por e-mail. O documento também pode ser retirado no balcão do cartório em que solicitará a segunda via.

Qualquer dúvida sobre como ter a 2ª via da certidão de nascimento, é só deixar nos comentários!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Como conseguir internet de graça? Saiba como se conectar

Saiba como ganhar dinheiro online rápido

Inflação hoje: entenda como o seu dinheiro é afetado

Golpe do CPF falso: conheça e saiba como se proteger

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir

ID Jovem: guia completo 2022

Vale a pena parcelar compras no cartão com inflação em alta?

Copa do mundo 2022: quanto custa completar o álbum?