Foregon.comConteúdos

Descubra como tirar o passaporte

Por Jennifer FigueiredoPublicado em
Compartilhe

Pensando em viajar para relaxar um pouco e fugir da rotina? É importante planejar tudo com antecedência, guardar dinheiro e tirar toda a documentação necessária para evitar imprevistos na viagem. Neste artigo, você vai ficar sabendo como tirar o passaporte e embarcar com tudo rumo às férias.

Para que serve o passaporte?

O passaporte é seu único documento oficial e internacional válido quando você viaja para o exterior. A apresentação deste documento é exigida desde a solicitação do visto para o país de destino até o momento de seu retorno para casa.

Alguns países na América do Sul não exigem o visto, aceitando apenas um documento oficial com foto, em bom estado e emitido a menos de 10 anos. Veja a lista de países que você pode ir sem passaporte:

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Viu só como tem vários lugares para conhecer? Basta se programar, arrumar as malas e pegar o próximo voo rumo à novas experiências.

Validade e condições

O prazo de validade do passaporte é de 10 anos, para maiores de 18. Abaixo disso, o prazo muda conforme a idade, veja a seguir:

De 0 a 1 ano incompleto: válido por 1 ano;

1 ano a 2 anos incompletos: válido por 2 anos;

2 anos a 3 anos incompletos: válido por 3 anos;

3 anos a 4 anos incompletos: válido por 4 anos;

4 anos a 18 anos incompletos: válido por 5 anos.

Se você já possui um passaporte vencido ou que está próximo do vencimento, será preciso solicitar um novo com antecedência para sua viagem. Não é possível fazer a renovação do passaporte, portanto, a cada solicitação é emitido um novo com outra numeração.

Mantenha sempre seu documento em bom estado e fique atento se há folhas em branco para novos vistos.

Como tirar o passaporte?

Para tirar o passaporte comum, será necessário pagar uma taxa de R$ 257,25. Seu prazo de entrega pode variar em cada Estado, sendo emitido pela Polícia Federal em território nacional. Você vai entender melhor como fazer o pedido do passaporte a seguir:

1. Documentação

Tanto para pedir o primeiro passaporte ou substituir o antigo por um novo, serão necessários os seguintes documentos:

RG e CPF;

Título de Eleitor e Comprovante de Quitação Eleitoral;

Comprovante de Situação Militar (homens);

Certidão de Casamento e/ou Divórcio;

Protocolo de Solicitação do Passaporte;

Guia de Recolhimento da União¹.

Confira a relação de documentos completa e detalhada no portal da Polícia Federal.

2. Formulário de solicitação

Preencha o formulário de solicitação online do Passaporte Comum, clicando aqui. Coloque os mesmos dados dos documentos que serão apresentados no atendimento. Caso precise levar um documento diferente do que foi preenchido, fique tranquilo, a informação poderá ser atualizada no dia.

Ao terminar de preencher e enviar os dados no site, será emitida a Guia de Recolhimento da União¹ (GRU) e com o protocolo gerado.

3. Pagamento da taxa

Pague a GRU gerada, dentro da data de vencimento, em qualquer banco ou lotérica. Fique atento, pois a próxima etapa só ocorrerá após a compensação do pagamento. Caso não consiga pagar o boleto antes de vencer, reemita a GRU aqui. Guarde o boleto e comprovante de pagamento e leve no dia do atendimento.

4. Agendar atendimento

Quando cair o pagamento (entre 1 a 3 dias úteis), agende seu atendimento presencial. Você pode escolher um dos postos de emissão apresentados ao final do agendamento. Caso aconteça um imprevisto e você tenha que reagendar, é válido lembrar que, por questões de segurança, só é possível reagendar duas vezes a cada 30 dias.

5. Atendimento presencial

Vá até o posto de emissão escolhido, no dia e horário agendados, com no mínimo 15 minutos de antecedência. Leve a documentação original listada no item 1 e o boleto com o comprovante de pagamento, número do protocolo e comprovante de agendamento.

No atendimento, os dados preenchidos no formulário serão conferidos e você terá as impressões digitais coletadas. Esteja arrumado, pois será tirada uma fotografia de seu rosto, para ser anexada no passaporte. Após este procedimento, o passaporte estará disponível para entrega após 6 dias úteis, aproximadamente.

6. Retirada do passaporte

Você pode ser avisado por e-mail quando o documento estiver pronto ou consultar o andamento da solicitação aqui. O passaporte será entregue pessoalmente ao titular, no mesmo local da solicitação e nos horários indicados pelo atendente no dia da solicitação.

Fique esperto: passaportes prontos que não são retirados em até 90 dias, são cancelados! A entrega ocorre por ordem de chegada, mediante a apresentação de um documento de identificação. No dia, será conferida uma digital e o passaporte terá a assinatura do solicitante, ambos quando possível.

Espero ter ajudado e caso tenha alguma dúvida, conheça os detalhes para tirar o passaporte, no site da Polícia Federal. Tenha uma ótima viagem! Até logo.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Cartão de crédito

    Cartão Polo Wear: conheça os benefícios

  • Cartão de crédito

    Cartão Dafiti: produto criado em parceria com Banco PAN e Visa

  • Cartão de crédito

    Cartão Besni: conheça as vantagens

  • Cartão de crédito

    Conheça o cartão Di Santinni

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Cartão de crédito