Como usar o CDC Digital para aumentar as vendas?
Chamada para Facebook: O CDC (Crédito Direto ao Consumidor) é uma modalidade de sucesso que fintechs podem disponibilizar a e-commerces ou marketplaces, melhorando inclusive as vendas. Saiba mais sobre esse tipo de crédito e a importância das APIs ao ler este post!
Chamada para Linkedin: Sua fintech já pensou em oferecer o CDC Digital a e-commerces ou marketplaces? Esse tipo de crédito pode aumentar as vendas desses canais digitais! Leia este post para entender mais sobre o assunto, como também o papel fundamental de uma API na viabilização do processo.
Meta description: Opção de financiamento para clientes com um limite baixo no cartão de crédito, o CDC Digital pode ser valioso para fintechs oferecerem a e-commerces ou marketplaces. Saiba mais neste post.
O ano de 2020 foi marcado com o início dos movimentos open banking e open finance no Brasil. Pode-se dizer que, após a regulamentação pelo Banco Central, o movimento ganhou mais força com o lançamento do Pix.

A pandemia também não comprometeu o setor de fintechs no Brasil, tanto que em 2021 essas empresas viveram o melhor ano da sua história quando o assunto são investimentos. Juntas, startups deste setor receberam US$ 8 bilhões de investimento, segundo o Inside Venture Capital, realizado pelo Distrito.
E ao que tudo indica, os bons ventos continuarão a soprar para as fintechs, que continuam as buscas por novas oportunidades que sejam capazes de melhorar ainda mais os seus portfólios.
Umas dessas pode ser o CDC (Crédito Direto ao Consumidor) Digital. Essa tecnologia é uma opção de financiamento capaz de oferecer crédito principalmente para pessoas que possuem um limite baixo no cartão.
Veja, neste post, como a sua fintech pode se beneficiar deste tipo de crédito ao inseri-lo no seu portfólio como oportunidade de serviço para e-commerces e marketplaces. O segredo é utilizar a tecnologia digital certa, utilizando APIs e soluções SaaS (Software as a Service).
O que você procura?
O que é o CDC Digital?
O Crédito Direto ao Consumidor, como o próprio nome diz, é uma modalidade de financiamento destinado a todos os tipos de pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas. Seu diferencial é que é possível parcelar o valor do produto.
Esse tipo de crédito permite que, mesmo que o cliente não tenha condições no momento da compra de pagar à vista, consiga adquirir o bem.
O crediário, tão popular principalmente nas lojas varejistas físicas, é um tipo de CDC. Ele pode ser também utilizado em plataformas online como e-commerces e marketplaces – inclusive B2B (Business to Business) – e aí é que entra em cena o CDC Digital.
Como funciona o CDC Digital?
Diferentemente das lojas físicas, em que as vendas são cobradas de maneira direta, em e-commerces e marketplaces o pagamento pode ser feito de várias maneiras diferentes. O CDC Digital pode ser uma delas.
Na prática ele acaba funcionando como um crediário digital. Com o CDC Digital todo o processo de análise, aprovação e assinatura do contrato pode ser realizado online, oferecendo ao cliente mais conveniência e melhor experiência de compra.
Quais as vantagens do CDC Digital?
Tanto consumidores como e-commerces, marketplaces e mesmo a sua fintech podem se beneficiar com a oferta do CDC Digital. Confira abaixo algumas das vantagens:
Para o consumidor
- Juros menores: as parcelas têm uma taxa de juros inferior a dos cartões de crédito ou cheque especial;
- Sem burocracia: o CDC Digital é uma maneira do consumidor comprar um produto rapidamente em um e-commerce, sem muita burocracia;
- Rapidez: o valor do crédito contratado é liberado com agilidade, já que todo processo de análise financeira é realizado com modernas tecnologias digitais;
Para os e-commerces e marketplaces
- Antecipação dos recebíveis: as vendas a prazo podem ter o recebimento antecipado;
- Inadimplência e fraude: a partir da investigação do consumidor é possível minimizar os riscos de um calote;
- Foco no cliente: oferecimento de mais uma opção de crédito para o consumidor, contemplando principalmente quem não teria a possibilidade de comprar à vista ou parcelado no cartão de crédito.
Para as fintechs
- Para ter uma garantia de que o consumidor vai honrar os pagamentos deste crediário digital é necessário fazer uma investigação. Dessa maneira é preciso examinar o perfil financeiro do cliente: sua renda, histórico de transações bancárias e ausência de restrições, por exemplo.
O que acontece é que a especialidade de um e-commerce é vender, não analisar crédito. E essa falta de expertise acaba se revelando uma excelente oportunidade para a sua fintech criar ou aprimorar negócios.
Como a tecnologia ajuda a ofertar o CDC digital?
Ao invés de desenvolver uma solução específica de CDC Digital, a alternativa inteligente é utilizar uma tecnologia digital já pronta que funcione por meio de APIs (Application Programming Interface, Interfaces de Aplicação de Programas em português) – instruções e padrões de programação que dão acesso a um aplicativo ou software.
Elas permitem que as comunicações e integrações entre os diversos sistemas de financeiras ou de terceiros sejam realizadas com muito mais facilidade. Com a utilização de uma plataforma SaaS, de software como serviço, é possível realizar de maneira inteligente:
- A avaliação da proposta;
- Consulta aos órgãos de crédito;
- Validação da documentação do cliente;
- Simulação do financiamento e parcela;
- Assinatura digital do contrato;
- Processamento de toda a operação;
- Envio das informações do crédito ao BACEN.
Vantagens de usar tecnologia digital de mercado:
- Facilidade das integrações: todo o sistema está em API, podendo integrar com os diversos sistemas da financeira, com os sistemas de parceiros e nos marketplaces
- Crescimento escalável: a utilização de um sistema construído em cloud computing permite o crescimento escalável do negócio, oferecendo uma capacidade de processamento horizontal infinita;
- Estrutura completa: as integrações são feitas sem nenhum tipo de stress, principalmente pelo fornecimento de software, hardware e suporte aos usuários;
- Segurança: monitoramento dos dados e das informações de clientes, garantindo o sistema online 24 horas para o consumidor.
Ficou interessado em integrar uma tecnologia digital SaaS como o CDC Digital na sua fintech? Saiba como a Onidata pode te ajudar a ter este serviço.

Somos uma plataforma de crédito digital, para as operações de Crédito Pessoal, Crédito Pessoal com FGTS em garantia, CDC Digital, Consignado, Capital de Giro e Desconto de Recebíveis. Fornecendo toda a infraestrutura de TI em SaaS (software as a service) para que qualquer empresa possa oferecer crédito. Do front-end ao back-office - nossa plataforma oferece: avaliação da proposta, verificação e simulação do financiamento; consulta aos órgãos de crédito; assinatura eletrônica dos contratos; portabilidade; refinanciamento; gestão do contrato aprovado com o envio de informações ao Banco Central, garantido aos clientes segurança e agilidade. Nossa solução é oferecida como white label, e está preparada para integrar com aplicativos, nos diferentes canais de vendas, marketplaces e sistemas periféricos, pois todas as funcionalidades estão em APIs.
Deixe seu comentário