Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como usar o CDC Digital para aumentar as vendas?

Por OnidataPublicado em

Chamada para Facebook: O CDC (Crédito Direto ao Consumidor) é uma modalidade de sucesso que fintechs podem disponibilizar a e-commerces ou marketplaces, melhorando inclusive as vendas. Saiba mais sobre esse tipo de crédito e a importância das APIs ao ler este post!  

Chamada para Linkedin: Sua fintech já pensou em oferecer o CDC Digital a e-commerces ou marketplaces? Esse tipo de crédito pode aumentar as vendas desses canais digitais! Leia este post para entender mais sobre o assunto, como também o papel fundamental de uma API na viabilização do processo.

Meta description: Opção de financiamento para clientes com um limite baixo no cartão de crédito, o CDC Digital pode ser valioso para fintechs oferecerem a e-commerces ou marketplaces. Saiba mais neste post.  

O ano de 2020 foi marcado com o início dos movimentos open banking e open finance no Brasil. Pode-se dizer que, após a regulamentação pelo Banco Central, o movimento ganhou mais força com o lançamento do Pix.

A pandemia também não comprometeu o setor de fintechs no Brasil, tanto que em 2021 essas empresas viveram o melhor ano da sua história quando o assunto são investimentos. Juntas, startups deste setor receberam US$ 8 bilhões de investimento, segundo o Inside Venture Capital, realizado pelo Distrito.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

E ao que tudo indica, os bons ventos continuarão a soprar para as fintechs, que continuam as buscas por novas oportunidades que sejam capazes de melhorar ainda mais os seus portfólios. 

Umas dessas pode ser o CDC (Crédito Direto ao Consumidor) Digital. Essa tecnologia é uma opção de financiamento capaz de oferecer crédito principalmente para pessoas que possuem um limite baixo no cartão.

Veja, neste post, como a sua fintech pode se beneficiar deste tipo de crédito ao inseri-lo no seu portfólio como oportunidade de serviço para e-commerces e marketplaces. O segredo é utilizar a tecnologia digital certa, utilizando APIs e soluções SaaS (Software as a Service).

O que é o CDC Digital?

O Crédito Direto ao Consumidor, como o próprio nome diz, é uma modalidade de financiamento destinado a todos os tipos de pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas. Seu diferencial é que é possível parcelar o valor do produto. 

Esse tipo de crédito permite que, mesmo que o cliente não tenha condições no momento da compra de pagar à vista, consiga adquirir o bem. 

O crediário, tão popular principalmente nas lojas varejistas físicas, é um tipo de CDC. Ele pode ser também utilizado em plataformas online como e-commerces e marketplaces – inclusive B2B (Business to Business) – e aí é que entra em cena o CDC Digital. 

Como funciona o CDC Digital? 

Diferentemente das lojas físicas, em que as vendas são cobradas de maneira direta, em e-commerces e marketplaces o pagamento pode ser feito de várias maneiras diferentes. O CDC Digital pode ser uma delas.

Na prática ele acaba funcionando como um crediário digital. Com o CDC Digital todo o processo de análise, aprovação e assinatura do contrato pode ser realizado online, oferecendo ao cliente mais conveniência e melhor experiência de compra.

Quais as vantagens do CDC Digital?

Tanto consumidores como e-commerces, marketplaces e mesmo a sua fintech podem se beneficiar com a oferta do CDC Digital. Confira abaixo algumas das vantagens: 

Para o consumidor

  • Juros menores: as parcelas têm uma taxa de juros inferior a dos cartões de crédito ou cheque especial;
  • Sem burocracia: o CDC Digital é uma maneira do consumidor comprar um produto rapidamente em um e-commerce, sem muita burocracia;
  • Rapidez: o valor do crédito contratado é liberado com agilidade, já que todo processo de análise financeira é realizado com modernas tecnologias digitais;

Para os e-commerces e marketplaces

  • Antecipação dos recebíveis: as vendas a prazo podem ter o recebimento antecipado;
  • Inadimplência e fraude: a partir da investigação do consumidor é possível minimizar os riscos de um calote;
  • Foco no cliente: oferecimento de mais uma opção de crédito para o consumidor, contemplando principalmente quem não teria a possibilidade de comprar à vista ou parcelado no cartão de crédito.   

Para as fintechs

  • Para ter uma garantia de que o consumidor vai honrar os pagamentos deste crediário digital é necessário fazer uma investigação. Dessa maneira é preciso examinar o perfil financeiro do cliente: sua renda, histórico de transações bancárias e ausência de restrições, por exemplo. 

O que acontece é que a especialidade de um e-commerce é vender, não analisar crédito. E essa falta de expertise acaba se revelando uma excelente oportunidade para a sua fintech criar ou aprimorar negócios. 

Como a tecnologia ajuda a ofertar o CDC digital?

Ao invés de desenvolver uma solução específica de CDC Digital, a alternativa inteligente é utilizar uma tecnologia digital já pronta que funcione por meio de APIs (Application Programming Interface, Interfaces de Aplicação de Programas em português) – instruções e padrões de programação que dão acesso a um aplicativo ou software. 

Elas permitem que as comunicações e integrações entre os diversos sistemas de financeiras ou de terceiros sejam realizadas com muito mais facilidade. Com a utilização de uma plataforma SaaS, de software como serviço, é possível realizar de maneira inteligente:

  • A avaliação da proposta;
  • Consulta aos órgãos de crédito; 
  • Validação da documentação do cliente;  
  • Simulação do financiamento e parcela; 
  • Assinatura digital do contrato;
  • Processamento de toda a operação; 
  • Envio das informações do crédito ao BACEN.

Vantagens de usar tecnologia digital de mercado:

  • Facilidade das integrações: todo o sistema está em API, podendo integrar com os diversos sistemas da financeira, com os sistemas de parceiros e nos marketplaces
  • Crescimento escalável: a utilização de um sistema construído em cloud computing permite o crescimento escalável do negócio, oferecendo uma capacidade de processamento horizontal infinita;
  • Estrutura completa: as integrações são feitas sem nenhum tipo de stress, principalmente pelo fornecimento de software, hardware e suporte aos usuários;
  • Segurança: monitoramento dos dados e das informações de clientes, garantindo o sistema online 24 horas para o consumidor.

Ficou interessado em integrar uma tecnologia digital SaaS como o CDC Digital na sua fintech? Saiba como a Onidata pode te ajudar a ter este serviço

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Onidata

Somos uma plataforma de crédito digital, para as operações de Crédito Pessoal, Crédito Pessoal com FGTS em garantia, CDC Digital, Consignado, Capital de Giro e Desconto de Recebíveis. Fornecendo toda a infraestrutura de TI em SaaS (software as a service) para que qualquer empresa possa oferecer crédito. Do front-end ao back-office - nossa plataforma oferece: avaliação da proposta, verificação e simulação do financiamento; consulta aos órgãos de crédito; assinatura eletrônica dos contratos; portabilidade; refinanciamento; gestão do contrato aprovado com o envio de informações ao Banco Central, garantido aos clientes segurança e agilidade. Nossa solução é oferecida como white label, e está preparada para integrar com aplicativos, nos diferentes canais de vendas, marketplaces e sistemas periféricos, pois todas as funcionalidades estão em APIs.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Como saber se uma instituição financeira é confiável?

Conheça os 3 bancos que mais liberam limite de crédito

Como eliminar restrições no CPF e ficar com o nome limpo

Erro X5 na Caixa: o que é e como resolver?

Saiba como aproveitar as férias com pouco dinheiro

BBB22: quanto custa e como assinar o pay-per-view?

Aprenda organizar seu dinheiro com o Finanças+ do BTG+

IPTU 2022: saiba quais são os aumentos e descontos para algumas capitais do país