Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como zerar a anuidade do cartão de crédito?

Por Camila SilveiraPublicado em

Os cartões de crédito caíram na graça do consumidor brasileiro por garantir mais segurança, praticidade e benefícios. Apesar disso, a maioria desses produtos financeiros cobram uma tarifa de anuidade, que pode custar caro. 

O que muitos ainda não sabem é que em diversos casos é possível conseguir a isenção desse serviço ou ter um grande desconto. Saiba agora mesmo como zerar a anuidade do seu cartão de crédito e aproveite!

O que é a taxa de anuidade cobrada pelos cartões de crédito?

A taxa de anuidade do cartão de crédito é uma cobrança feita pelos bancos para que os clientes possam usufruir de alguns benefícios, como acúmulo de pontos, acesso a salas VIPs de aeroportos e seguros oferecidos pelas bandeiras.

O Banco Central permite a cobrança dessa tarifa de acordo com a resolução 3919. Tal norma jurídica estabelece que a cobrança pode ser feita a cada 12 meses, devendo estar claramente divulgada na tabela geral de tarifas do banco e informada, previamente, ao cliente no momento da contratação do cartão.

Muitos cartões possuem a anuidade de até R$ 1.500, no entanto, em muitos casos é possível reduzir ou eliminar essa taxa. 

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Qual é o valor da anuidade do cartão de crédito?

O valor da anuidade pode variar de acordo com o banco emissor, a bandeira e a categoria do cartão.

É possível encontrar cartões com anuidade grátis, como o Nubank Mastercard Gold, que é mais simples, e opções como o American Express, que oferece 2,2 pontos Livelo por cada dólar gasto, acesso a salas VIP e outros benefícios exclusivos, cobrando R$ 1.500 de anuidade por ano.

No entanto, isso não significa que é necessário gastar muito para ter um cartão de crédito que acumula milhas. Conheça algumas dicas para zerar a anuidade do cartão ou garantir um bom desconto!

Como zerar a anuidade do cartão de crédito?

Para zerar a anuidade do cartão de crédito, é necessário ter um bom relacionamento com o seu banco e fazer essa solicitação. Sendo assim, concentre todos os seus gastos no cartão de crédito e pague as faturas sem atraso para começar.

Ser um cliente que representa altos ganhos para o banco e que não é inadimplente é o primeiro passo na negociação da anuidade. Utilize o seu alto poder de movimentação financeira e seu comportamento adequado como argumento na negociação e mostre que você sabe o quanto isso é valioso para o banco.

Caso o seu banco não ofereça uma boa negociação na anuidade, considere trocá-lo. Quem nunca recebeu ligações de atendentes oferecendo produtos financeiros, dentre eles, cartões de crédito?

Frequentemente as instituições financeiras promovem campanhas oferecendo até dois anos de anuidade gratuita e benefícios exclusivos para novos clientes. Ou seja, por que pagar anuidade para o banco X enquanto o banco Y não cobra e, além disso, te oferece outros benefícios? 

Saiba que informar ao banco que já te ligaram oferecendo novos cartões pode ser o seu segundo argumento no momento da negociação de anuidade.

Veja se o seu cartão atual perdeu algum benefício, como deixar de oferecer a salas VIP ou reduzir a quantidade de pontos oferecida por dólar. Uma redução nos benefícios também é um bom argumento em busca de uma isenção ou um desconto na anuidade. 

Caso você não consiga utilizar alguma vantagem do cartão, também lembre-se de mencionar ao atendente.

Como negociar a anuidade do cartão de crédito?

Agora que você já sabe quais são os argumentos para ter no momento da negociação, poderá colocar isso em prática. Para começar, entre em contato com a central de atendimento do seu cartão – normalmente ela fica localizada no verso do plástico. 

Verifique se nas opções de atendimento eletrônico é oferecida a alternativa para falar de anuidade. Caso não, escolha a opção de falar com um atendente.

No momento em que ele atender, informe que está entrando em contato para solicitar a isenção da anuidade. De imediato, o seu pedido não será aceito, sendo assim, deixe que o atendente fale os benefícios do cartão para justificar a cobrança. Seja sempre educado e respeitoso, mas permaneça convicto de que merece a isenção da tarifa anual.

Caso ele não faça uma primeira oferta, comece a utilizar os seus argumentos e sempre um de cada vez. Veja qual será a proposta do atendente para cada uma delas. Geralmente, os descontos começam em 25%, porém, se você insistir que deseja a isenção, esse desconto pode ser maior.

Pode ser que o atendente ofereça a opção de isentar a anuidade utilizando os pontos do seu programa de fidelidade. Pense sobre a proposta e veja com calma se isso pode ser realmente um bom negócio para você.

Caso o atendente não conceda a isenção, peça para conversar com o supervisor e recomece a negociação apresentando os argumentos iniciais. Caso você tenha disposição, o importante é ser insistente!

E seu eu não conseguir a anuidade grátis?

Se ainda assim você não conseguir a isenção, saiba que terá três opções:

  • Diga ao funcionário que vai pensar na proposta feita e ligue no dia seguinte. Provavelmente será atendido por outra pessoa que talvez esteja mais disposto à ajudá-lo;
  • Aceite a melhor proposta oferecida pelo atendente, por exemplo, 70% de desconto. No mês seguinte, ligue novamente para tentar isentar os 30% restantes;
  • Ou cancele o cartão, porém, lembre-se: essa decisão deve ser pensada com muita cautela. Saiba que se você cancelar e desejar ter o mesmo cartão de volta, terá de preencher uma nova proposta e passar novamente por toda a burocracia de análise de crédito. 

Cartões de crédito sem anuidade 

A boa notícia é que os cartões de crédito sem anuidade estão cada vez mais presentes no mercado. Sendo assim, com eles, não é necessário passar por toda essa situação burocrática de negociação!

Conheça 15 opções de cartões de crédito sem anuidade e saiba qual deles pode ser a melhor opção para o seu momento!

Gostou do conteúdo?

Esperamos ter ajudado você com as dicas de como zerar a anuidade do cartão de crédito. Se você gostou do artigo, deixe a sua curtida ou o seu comentário e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Cartão de crédito PJ: como escolher a melhor opção?

Comparativo: PicPay Card ou cartão de crédito Nubank?

Compra no cartão de crédito: quanto tempo demora para ser aprovada?

Cartão Itaucard Click Platinum com pontuação em reais vale a pena?

Cartão de crédito: saiba como criar uma senha forte e segura

Como aumentar o limite do cartão de crédito do Banco Inter?

Cartão de crédito: como cobrar de forma recorrente

4 estratégias para pagar dívidas do cartão de crédito