Compensa fazer a quitação antecipada de um financiamento?
Financiar um bem significa que você vai conseguir realizar um sonho pessoal, contudo terá que arcar com o pagamento das parcelas durante um determinado período de tempo. Mas e se você quiser fazer a quitação antecipada de um financiamento? Veja no artigo o que você precisa avaliar antes de tomar essa decisão.

O que é um financiamento e como ele funciona?
O financiamento se refere a uma modalidade de crédito que é concedida por bancos e instituições financeiras.
Na prática, você terá acesso a um valor para que possa realizar a aquisição de algum bem, por exemplo, uma casa ou veículo. Dessa forma, o valor que foi concedido a você deverá ser devolvido em parcelas com acréscimo de juros e outras taxas.
Vale destacar que o sistema utilizado pelo banco para conceder esse crédito pode funcionar de dois jeitos:
- Com parcelas de valor fixo;
- Por amortização constante.
Nos dois casos, você terá que arcar com uma taxa de juros sendo que ela pode ser calculada de forma mensal ou anual.
O que você deve considerar antes?
Para entender se compensa fazer a quitação antecipada do financiamento, o mais aconselhável é fazer o cálculo do Custo Efetivo Total (CET) dessa modalidade de crédito.
Portanto, basta levar em conta os custos da operação, por exemplo a Taxa Referencial (TR), e também os juros.
Além disso, nesta conta, você consegue inserir outros custos embutidos que podem existir, como seguro, tarifas administrativas e impostos.
Mas, por que isso? Se esses valores estiverem no seu financiamento, eles não serão descontados na hora da quitação antecipada e, assim, não vai compensar.
Importante: todas as condições e regras do financiamento estarão estipuladas no contrato. Sendo assim, é importante sempre consultá-lo antes de realizar a quitação antecipada dessa modalidade de crédito.
Vale a pena fazer a quitação antecipada de financiamento?
Isso depende porque nem pra tudo mundo a quitação antecipada vai valer a pena. Por isso, é muito importante que você alinhe isso com as suas finanças pessoais, confira as condições de antecipação e faça todos os cálculos necessários.
Só assim, será possível saber se realmente faz sentido pagar o valor do financiamento de maneira antecipada. Por fim, caso esteja seguro de tomar essa decisão, é só comunicar a instituição financeira e seguir as orientações fornecidas por ela.
Sugestões de leitura
Gostaria de continuar sua jornada junto com a Foregon? Selecionamos outros artigos:
- Compare as taxas dos bancos para a casa própria aqui;
- O que acontece se não pagar o IPTU?;
- Como quitar seu financiamento imobiliário com o consórcio?.
Descomplicamos?
Esperamos que sim, mas qualquer dúvida não deixe de fazer sua pergunta aqui pra gente. Até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário