Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Compliance: normas para o sucesso da sua empresa

Por AutentifyPublicado em

Quando se trata de negócios, a área de compliance pode ser sinônimo de sobrevivência. Com todas as leis e regulamentos existentes no mundo dos negócios, é importante que você tenha um profissional qualificado para atuar como seu consultor na questão da conformidade.

Os processos de negócio são um aspecto essencial para as organizações, pois ditam a forma como estas se desenvolvem e alcançam os seus objetivos. O sucesso de uma empresa é feito a partir da conformidade e transparência dos processos de negócio.

O que é compliance

Compliance é um termo em inglês que significa cumprir algo, especificamente dentro dos negócios, para cumprir regras e regulamentos. Existem basicamente dois tipos de regras que você deve prestar atenção:

  • Normas externas: Leis tributárias, trabalhistas e/ou normas técnicas específicas da sua profissão.
  • Normas internas: Normas para garantir um comportamento ético e harmonioso no ambiente de trabalho.

O desafio do compliance empresarial

O grande desafio do compliance não é estabelecer as regras do jogo, mas garantir que todas as regras sejam seguidas.

As palavras-chave para garantir o compliance em pequenas e grandes empresas são: controle interno, que em outras palavras significa:

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

  • Padronização – Ao padronizar procedimentos (pagamentos, registros trabalhistas, notas fiscais, etc.), você garante maior eficiência e repetibilidade em seu processo
  • Formulários – Modelos que contém exatamente o conjunto de informações requeridas e também padroniza o resultado final daquela determinada atividade
  • Treinamento – disseminar a informação através de treinamentos é essencial para garantir que seus colaboradores entendam a importância das regras e normas

Processos mais eficazes e boas práticas

Um benefício da conformidade empresarial é que ela torna os procedimentos da empresa mais eficientes. Isso porque quando um padrão e uma regra são criados com base em um manual de procedimentos, os funcionários têm uma orientação sobre o que fazer.

As boas práticas de negócios na rotina da empresa, por meio do compliance corporativo, permitem que a organização tenha vantagem competitiva sobre seus concorrentes. A vantagem competitiva também está ligada à qualidade do trabalho, que aumenta quando a empresa possui uma série de procedimentos e processos alinhados ao dia a dia dos colaboradores.

Conclusão

O Brasil é um país de grandes oportunidades, que também possui desafios como a fraude. Ter mais produtividade e inovação é a grande estratégia para as organizações brasileiras se manterem competitivas no mercado globalizado e mitigar diversos tipos de fraudes. Esteja atento às normas de compliance e mantenha-se firme no caminho da ética empresarial e prevenção à fraude.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Autentify

A Autentify é uma plataforma de soluções antifraude que utiliza a inteligência de email para gerar uma pontuação de identidade digital para clientes a fim de reduzir o risco nas transações online. Combinando 5 camadas de proteção (email, IP, dados de rede, geolocalização e device ID) dando uma visão profunda e abrangente para a tomada de decisão. Além disso, possui o AutentiFace, uma validação biométrica facial utilizando bases oficiais. O retorno é dado por índice de similaridade (percentual) para cada selfie validada, oferecendo assim a confiança de que seu negócio precisa.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Os 5 principais erros na gestão financeira empresarial

Pagamentos digitais: quais os mais utilizados pelo e-commerce

Pagamento de dívidas: descubra com esses 5 livros qual a melhor forma de começar

5 alternativas para fugir dos juros altos

Imposto de Renda: o que acontece se eu não declarar?

Perfis financeiros: saiba quem é você na hora de lidar com dinheiro

Dicionário financeiro: 20 expressões sobre dinheiro que todo brasileiro deve conhecer

3 investimentos para iniciantes com pouco dinheiro