compra do primeiro carro

A compra do primeiro carro é algo que motiva muitas pessoas a economizarem nas despesas. Sabendo disso, é mais do que importante se planejar de forma correta para evitar imprevistos no futuro.

Quais são as etapas para a compra do primeiro carro?

O primeiro passo é entender que um carro é uma dívida proporcional ao tamanho do seu sonho, ou seja, uma dívida bem alta. Por isso, todo planejamento será essencial para manter os pés no chão e a sua carteira segura.

Organize-se

Tenha em mente a quantidade dos seus rendimentos e atual situação do seu patrimônio. Se a sua vida financeira está preparada para a aquisição de uma dívida a longo prazo, então o primeiro passo já está concluído. Ah, é importante lembrar que o custo que você terá com o seu carro não se resume somente às parcelas.

Combustível, pneus, impostos e possíveis manutenções serão necessários. Por isso, não cometa o erro de achar que apenas o preço do carro será a sua única despesa.

O momento é realmente propício?

Antes de fazer a compra do seu primeiro carro, também é importante avaliar se esse é o momento certo para comprar um auto. Dependendo da idade ou situação, pode compensar mais aplicar o seu dinheiro em um investimento pessoal, como um curso profissionalizante, por exemplo.  

Pesquise

Quando falamos de pesquisa, não estamos falando somente de preços, modelos e marcas. Neste caso, a pesquisa irá servir para identificar a melhor forma de usar o seu dinheiro.

Controle financeiro: como fazer?

Poupar dinheiro e se planejar é algo fundamental. Independente da sua compra ser grande ou pequena, essa etapa será de extrema importância para evitar perrengues lá na frente. Com a vida financeira organizada, você já terá uma noção sobre o quanto precisará poupar para conseguir o seu sonhado automóvel.

Tenha conhecimento dos seus gastos

Saber para onde o seu dinheiro está indo também é um passo primordial no processo. Anote os seus gastos, principalmente as despesas essenciais como água, luz e afins. É importante que você saiba todos os seus gastos durante o mês.

Esse processo é fundamental para ter controle da sua vida financeira. Afinal, saber para onde o seu dinheiro está indo é uma ótima oportunidade para cortar gastos supérfluos e notar em quais despesas é possível economizar mais.

Mudança de hábitos

Agora que você já tem um relatório em mãos, está na hora de partir para as mudanças. Busque encontrar as despesas que pode cortar ou diminuir. Cada centavo poupado é um passo a mais para a conquista do seu futuro carro.

Quer saber como economizar mesmo ganhando pouco? É só clicar aqui.

Fique de olho nos resultados

Depois de fazer todos os procedimento indicados, é hora de ficar de no que está acontecendo com o seu dinheiro. Mantenha as suas anotações e compare os seus resultados com os meses anteriores e veja se as coisas estão melhorando.

Mesmo que muitos digam que não se mexe em time que está ganhando, você pode fazer ajustes para otimizar ainda mais as suas economias. Tente sempre mudar a sua meta para alcançar os resultados esperados de forma mais eficaz.

Financiamento ou consórcio?

Agora que você já tem essencial planejado, é importante avaliar as formas de pagamento para a compra do primeiro carro. Com isso em mente, fica a dúvida: financiamento ou consórcio? Você pode checar essas informações lendo o nosso artigo sobre o assunto.

Quer saber mais? Clique aqui e descubra qual é a melhor opção para o seu momento financeiro.

Este conteúdo foi útil para voce? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 voto(s), média: 5,00)
Loading...