Conheça as etapas na compra de um imóvel

Comprar seu primeiro imóvel pode ser uma das decisões mais importantes para sua vida. Além de ser um processo muito cuidadoso, você precisa se atentar a todas as etapas que envolvem essa aquisição. Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar na hora da compra:

Quanto pretende gastar no imóvel?

Esse é um fator que você precisa ter mente antes de realizar a compra. Dessa forma, o aconselhável é prestar atenção nos aspectos financeiros dessa aquisição, como por exemplo: o valor máximo da casa, que precisa se encaixar no orçamento sem causar impacto negativo no seu bolso.

O ideal é colocar na ‘ponta do lápis’ qual a quantia você tem disponível para realizar o sonho da casa própria. Além do preço do imóvel, precisa considerar os outros custos em torno da compra, que são as taxas, tributos e impostos.

Nossa dica é que você faça uma soma com todos esses gastos para conhecer o custo total que terá com a futura propriedade.

Qual a melhor forma de pagamento?

Quando você avaliar o que cabe no seu orçamento para a compra do imóvel, chegou a hora de analisar as alternativas de como pagar pela sua primeira moradia:

Comprar à vista: essa escolha pode trazer ao comprador grande poder de negociação. Use essa condição a seu favor, de modo a conseguir benefícios, descontos e outras facilidades.

Financiar por meio de programa habitacional: dependendo da sua faixa de renda, a compra pode ser realizada por meio de programas habitacionais.

Mas para se enquadrar nesse tipo, é necessário atender a certas demandas, entre elas: não ganhar mais que 10 salários mínimos. O valor do imóvel também tem um teto-limite, que deve ser analisado na obtenção da linha de crédito.

Crédito imobiliário: se você prefere negociar com os bancos públicos e privados, eles oferecem linhas de financiamento específicas para aquisição de imóveis. Mas isso depende muito do perfil de cada comprador e instituição financeira, pois os juros e formas de pagamento são diferentes.

Por isso, vale o esforço de pesquisar antes de contratar o crédito imobiliário. antes de fazer um financiamento ou solicitar crédito para uma instituição financeira, o primeiro passo que pode tomar é consultar o seu score.

Esse serviço nada mais é do que uma pontuação de 0 a 1.000 que os bancos usam para decidir se aprovam crédito para você. Aqui, no nosso site da Foregon, você  pode descobrir o score de forma gratuita e segura.

Qual o melhor imóvel para você?

Esse tópico é interessante para você avaliar bem quais são as preferências quando pensa na sua futura casa ou apartamento. Nesse sentido, veja o que de mais importante valoriza na sua compra.

Avalie a localização da nova moradia, conheça o tamanho do imóvel, a vizinhança, situação física e outras especificidades. Isso te ajudará a não se frustrar com situações a médio e longo prazo.

Documentos para aquisição da minha casa

A entrega de documentação entre comprador e vendedor é um passo fundamental para evitar riscos contratuais. Vale lembrar que nem todos são obrigatórios, mas os que selecionamos abaixo são os mais solicitados quando você compra uma casa:

Para o comprador (pessoa física):

  • Cópia do RG, CPF, Comprovante de residência e comprovante do Estado Civil;
  • Carteira de trabalho e extrato do FGTS (caso seja utilizado o FGTS na compra);
  • Se o comprador é solteiro, é solicitado a cópia da Certidão de Nascimento;
  • Caso você seja autônomo ou microempresário e não tem holerite, pode comprovar renda através da declaração de imposto de renda, com os três últimos extratos bancários e com o pro labore (remuneração de um sócio-administrador de uma empresa).

Para o comprador (pessoa jurídica):

  • Cópia do Contrato Social, cartão do CNPJ e da última alteração contratual;
  • Cópia do RG, CPF dos representantes legais;
  • Cópia do balanço atualizado e dos três últimos extratos bancários (PJ).

Além disso, ainda existe o contrato de compra e venda que precisa ser feito juntamente com um advogado especializado na área. Saiba o que precisa ter nesse acordo:

  • Forma de pagamento;
  • Valor total do imóvel e valor dado como sinal;
  • Informações dos compradores e vendedores: nome completo, RG, CPF, título de eleitoral, profissão e estado civil;
  • Período das parcelas pagas e taxas de juros envolvidas;
  • Comissão da imobiliária;
  • Caso o imóvel seja vendido com alguma mobília, os itens também devem constar do documento;
  • Multas envolvidas em caso de rescisão de contrato, entre outros fatores.

Cumprida todas as etapas, ainda assim você precisa manter a cautela para fechar o negócio. Lide com calma na compra de seu imóvel e cerque-se de garantias que o assegurem de futuras complicações.

Gostou das dicas de hoje? Comente aqui embaixo pra gente saber. Até a próxima!

Este conteúdo foi útil para voce? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 voto(s), média: 5,00)
Loading...