Foregon.comConteúdos

Comprar da China: tire suas dúvidas

Por Claudia BorgesPublicado em
Compartilhe

Em tempos de crise nada melhor que economizar nas compras. Se você pode esperar o prazo de entrega, então comprar da China pode ser uma ótima opção, porém fazer compras online pode assustar, ainda mais se o produto vier do outro lado do mundo, certo? Então vamos explicar um pouco sobre compras internacionais e dar algumas dicas para você, continue lendo. 

Para os brasileiros, fazer compras em sites chineses está se tornando algo comum. Com produtos que vão de roupas a eletroeletrônicos, os maiores sites chineses já perceberam essa movimentação dos consumidores brasileiros e se adaptaram, com sites em português e até uma tentativa de loja física no Brasil. 

Além do site traduzido, a maioria já dispõe os produtos com o valor em real e já disponibiliza o pagamento por boleto bancário, para quem não quer usar o cartão de crédito, que deve ser Internacional para esse tipo de compras. 

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

O que saber antes de comprar produtos da China

A principal questão sobre as compras feitas em qualquer site internacional é: você pode ser taxado! Mas calma, existem algumas regras e alguns produtos que não possuem taxa de importação, vamos ver mais detalhadamente a seguir.

A partir de qual valor meu produto é taxado?

O orgão que regulamenta as taxas e faz o controle sobre as compras internacionais é a Receita Federal do Brasil. E, de acordo com um texto publicado no site oficial do orgão, só serão taxadas as compras acima de US$ 50,00. Porém há casos em que mesmo se sua compra for abaixo desse valor ela pode ser taxada, veja:

  • Produto subfaturado: É uma prática comum, infelizmente, algumas lojas declararem um valor abaixo do valor verdadeiro de um produto, apenas para não ocorrer taxas sobre ele. Se o funcionário da Receita perceber que um produto pode estar com valor diferente, ele pode consultar o produto no site e taxar de acordo com o valor encontrado, mesmo que seja diferente da nota fiscal;
  • Produtos de marcas existentes no Brasil: Essa regra foi criada baseada na lei do protecionismo, que visa fortalecer o comercio interno. Então se você deseja comprar um console de videogame, por exemplo, e a marca já estiver a venda no Brasil, você será taxado. Mesmo que seja um modelo diferente. 

Mas, para nossa felicidade, existem alguns produtos que não ocorrem taxas, independentemente do seu valor, são eles:

  • Produtos que não tenham escala comercial, como amostras de tecido;
  • Medicamentos que tenham receita médica, e sejam comprados por pessoa física;
  • Revistas, jornais e livros.

Prazo de entrega

Você se lembra que lá no começo do texto te dissemos que comprar da China requer paciência?Bom, estávamos falando exatamente dessa parte: a entrega. Acontece que todos os produtos passam pela alfândega Brasileira antes de seguirem para seus destinos, e esse procedimento não tem um prazo especificado, pode ser feita em 1 mês ou até mais de 6 meses.

Então nesse passo você precisará contar um pouco com a sorte. Porém os grandes sites têm a garantia de entrega, e se sua compra não for entregue dentro do prazo estipulado por eles, que normalmente é de 60 dias, você pode pedir seu dinheiro de volta, ou usar como crédito para novas compras no site. 

Produtos com defeito

Se o produto chegou com algum defeito, quebrado, amassado ou faltando alguma peça, você pode devolver e pedir seu reembolso ou solicitar a troca. Para isso entre em contato com o suporte do e-commerce que você comprou o produto. 

O prazo para devolução ou troca em regra é de 30 dias, mas você pode tirar dúvidas consultando a página de "política de devolução" no site em que comprou. Uma coisa legal é que você pode trocar ou devolver um produto do qual não tenha gostado. Mas nesse caso o frete fica por sua conta.

Agora você já sabe tudo sobre como comprar da China, então vamos passar alguns dos principais sites, assim você já pode sair comprando. 

AliExpress

Talvez o mais conhecido site de compras da China, o AliExpress é um e-commerce do grupo Alibaba, fundado em 2010 que concentra mercadorias de diversos tipos. Em sua página principal a empresa promete ter em seu catálogo mais de 100 milhões de produtos com os melhores preços, além de entrega garantida para todo o mundo e pagamentos feitos com segurança

Gearbest

Muito conhecido pelos brasileiros, o Gearbest possui uma grande diversidade de produtos, mas tem destaque na venda de produtos eletrônicos e smartphones, principalmente os da marca Xiaomi. O site não é traduzido automaticamente, porém também oferece a opção de boleto para pagamento.

Você já fez compras em um site chinês? Fala pra gente nos comentários como foi sua experiência.

Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Claudia Borges

Estudante de Jornalismo e estagiária de Redação na Foregon. Alia seu conhecimento na área administrativa com sua paixão por escrever e sempre busca agregar conhecimento em seus textos.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Saque sem cartão Next: veja como funciona

  • Dicas financeiras

    Venda pelo Uber Eats e crie seu site gratuitamente

  • Dicas financeiras

    Promoções Caixa e Elo: fique por dentro

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras