Comprar da China: tire suas dúvidas
Em tempos de crise nada melhor que economizar nas compras. Se você pode esperar o prazo de entrega, então comprar da China pode ser uma ótima opção, porém fazer compras online pode assustar, ainda mais se o produto vier do outro lado do mundo, certo? Então vamos explicar um pouco sobre compras internacionais e dar algumas dicas para você, continue lendo.

Para os brasileiros, fazer compras em sites chineses está se tornando algo comum. Com produtos que vão de roupas a eletroeletrônicos, os maiores sites chineses já perceberam essa movimentação dos consumidores brasileiros e se adaptaram, com sites em português e até uma tentativa de loja física no Brasil.
Além do site traduzido, a maioria já dispõe os produtos com o valor em real e já disponibiliza o pagamento por boleto bancário, para quem não quer usar o cartão de crédito, que deve ser Internacional para esse tipo de compras.
O que saber antes de comprar produtos da China
A principal questão sobre as compras feitas em qualquer site internacional é: você pode ser taxado! Mas calma, existem algumas regras e alguns produtos que não possuem taxa de importação, vamos ver mais detalhadamente a seguir.
A partir de qual valor meu produto é taxado?
O orgão que regulamenta as taxas e faz o controle sobre as compras internacionais é a Receita Federal do Brasil. E, de acordo com um texto publicado no site oficial do orgão, só serão taxadas as compras acima de US$ 50,00. Porém há casos em que mesmo se sua compra for abaixo desse valor ela pode ser taxada, veja:
- Produto subfaturado: É uma prática comum, infelizmente, algumas lojas declararem um valor abaixo do valor verdadeiro de um produto, apenas para não ocorrer taxas sobre ele. Se o funcionário da Receita perceber que um produto pode estar com valor diferente, ele pode consultar o produto no site e taxar de acordo com o valor encontrado, mesmo que seja diferente da nota fiscal;
- Produtos de marcas existentes no Brasil: Essa regra foi criada baseada na lei do protecionismo, que visa fortalecer o comercio interno. Então se você deseja comprar um console de videogame, por exemplo, e a marca já estiver a venda no Brasil, você será taxado. Mesmo que seja um modelo diferente.
Mas, para nossa felicidade, existem alguns produtos que não ocorrem taxas, independentemente do seu valor, são eles:
- Produtos que não tenham escala comercial, como amostras de tecido;
- Medicamentos que tenham receita médica, e sejam comprados por pessoa física;
- Revistas, jornais e livros.
Prazo de entrega
Você se lembra que lá no começo do texto te dissemos que comprar da China requer paciência?Bom, estávamos falando exatamente dessa parte: a entrega. Acontece que todos os produtos passam pela alfândega Brasileira antes de seguirem para seus destinos, e esse procedimento não tem um prazo especificado, pode ser feita em 1 mês ou até mais de 6 meses.
Então nesse passo você precisará contar um pouco com a sorte. Porém os grandes sites têm a garantia de entrega, e se sua compra não for entregue dentro do prazo estipulado por eles, que normalmente é de 60 dias, você pode pedir seu dinheiro de volta, ou usar como crédito para novas compras no site.
Produtos com defeito
Se o produto chegou com algum defeito, quebrado, amassado ou faltando alguma peça, você pode devolver e pedir seu reembolso ou solicitar a troca. Para isso entre em contato com o suporte do e-commerce que você comprou o produto.
O prazo para devolução ou troca em regra é de 30 dias, mas você pode tirar dúvidas consultando a página de "política de devolução" no site em que comprou. Uma coisa legal é que você pode trocar ou devolver um produto do qual não tenha gostado. Mas nesse caso o frete fica por sua conta.
Agora você já sabe tudo sobre como comprar da China, então vamos passar alguns dos principais sites, assim você já pode sair comprando.
AliExpress
Talvez o mais conhecido site de compras da China, o AliExpress é um e-commerce do grupo Alibaba, fundado em 2010 que concentra mercadorias de diversos tipos. Em sua página principal a empresa promete ter em seu catálogo mais de 100 milhões de produtos com os melhores preços, além de entrega garantida para todo o mundo e pagamentos feitos com segurança.
Gearbest
Muito conhecido pelos brasileiros, o Gearbest possui uma grande diversidade de produtos, mas tem destaque na venda de produtos eletrônicos e smartphones, principalmente os da marca Xiaomi. O site não é traduzido automaticamente, porém também oferece a opção de boleto para pagamento.
Você já fez compras em um site chinês? Fala pra gente nos comentários como foi sua experiência.
Até mais!
Deixe seu comentário