Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

5 erros que você deve evitar na hora de comprar um imóvel

Thais SouzaPublicado em

Por conta do alto valor da negociação, comprar um imóvel é uma grande decisão, que deve ser tomada com muito planejamento. Para que o seu sonho da casa própria não se torne um pesadelo, neste artigo vamos falar dos cinco erros na hora de comprar seu imóvel e como evitá-los.

Você encontra nesse artigo:

Erros que você deve evitar na hora de comprar um imóvel

Não verificar a documentação antes da compra

Um erro que pode trazer muita dor de cabeça após a compra de um imóvel é não verificar a documentação do mesmo para saber se existem irregularidades em relação ao terreno ou ao imóvel.

A melhor maneira de verificar a documentação do imóvel é indo ao cartório para solicitar a matrícula e as certidões apresentadas pelo vendedor para averiguar se são legítimas. Além disso, peça também a certidão negativa da propriedade para saber se, de fato, não existem débitos associados a ela. Confira abaixo a lista completa de documentos que você deve averiguar;

  • Certidão negativa de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e INSS (Receita Previdenciária);
  • Quitação dos serviços essenciais, como água, energia e telefone;
  • Certidões negativas da justiça Federal, Criminal e Cível;
  • Matrícula atualizada no Cartório de Registros do município.

Não pesquisar sobre o bairro

Seja qual for o objetivo da compra, pesquisar sobre o bairro antes de adquirir um imóvel é essencial, já que isso implica no valor da venda. Confira abaixo uma lista de tudo o que deve ser averiguado sobre a região:

  • A localização do imóvel atende às necessidades dos moradores, ou seja, é perto de farmácias, mercados ou outros comércios?;
  • O imóvel tem fácil acesso a pontos de transporte público?;
  • O bairro é seguro?;
  • Se for em condomínio fechado, as regras do condomínio se aplicam ao seu estilo de vida?

Olhar apenas para o preço do imóvel

O erro de muitas pessoas na hora de comprar um imóvel é ver apenas o valor da propriedade. No entanto, existem diversos outros gastos que você terá que arcar após a compra, como os custos dos impostos, taxas de cartório, documentação de registro, mudança e até possíveis reformas.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Por isso é importante fazer um planejamento financeiro e colocar todos os gastos na ponta do lápis, incluindo as parcelas do financiamento.

Fazer um financiamento com parcelas muito altas

As condições facilitadas oferecidas pelas imobiliárias ou incorporadoras podem encher os olhos de quem tem o sonho da casa própria, como a entrada parcelada, por exemplo.

No entanto, é aí que você pode acabar se enrolando. Quem parcela a entrada deverá levar em consideração que, por um tempo, deverá para tanto a parcela da entrada como as parcelas do financiamento, o que pode pesar no orçamento.

Não visitar o imóvel

Visitar o imóvel antes da compra parece algo óbvio, no entanto, algumas pessoas fazem visitas superficiais, sem se atentarem aos detalhes, estrutura, condições ou estado de conservação da propriedade.

Por isso, o ideal é que você visite o imóvel pelo menos três vezes, sendo que uma dessas visitas deve ser feita no final do processo de compra para averiguar se tudo está da mesma forma que na primeira visita.

E aí, preparado para comprar seu imóvel?

Se você pretende fazer um financiamento, a dica é: consulte seu score antes de solicitar o crédito, já que essa pontuação é um dos fatores de análise na hora de aprovar ou não o crédito.

No site da Foregon você consulta seu score gratuitamente e ainda conhece opções de produtos financeiros que mais têm chances de aprová-lo.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Itaú Uniclass: quais são as vantagens e como ser cliente?

App Itaú: conheça os serviços online e saiba como baixar e utilizar!

Como saber se meu celular foi clonado?

Como descobrir CPF pelo nome? Veja se é possível

O que é portabilidade? Conheça todas as modalidades

Emissão cartão CNPJ: entenda o que é e como fazer

Saiba como gerar boleto bancário: para depósito em conta e empresas

Conta inativa do FGTS: o que é, como consultar e sacar?