Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Compras com cartão de crédito aumentam com a alta na alimentação

Por Nara LimaPublicado em

A inflação na alimentação, assim como em diversos outros setores do Brasil, não tem previsão de trégua para os próximos meses. Isso é o que indica o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que em março chegou a 1,62%, o maior patamar para o mês desde antes do lançamento do Plano Real, em 1994.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos 12 meses, o IPCA acumulou um avanço de 11,3%. Essa alta constante acaba influenciando no uso ainda mais recorrente do cartão de crédito em atividades do dia a dia.

Uma das áreas que ganhou destaque foi a da alimentação, principalmente a que envolve as idas ao supermercado.

Endividamento dos brasileiros

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada em 31 de março pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 77,5% das famílias brasileiras estão endividadas, sendo que o cartão de crédito é responsável por 87% desse endividamento.

Em famílias que contam com renda menor que dez salários mínimos, a porcentagem de devedores é de 78,5%. Já as famílias que recebem mais de dez salários mínimos, a porcentagem de endividados chega a 73,7%.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

No Brasil, o número de inadimplentes passa dos 65 milhões.

Cartão de crédito e alimentação

O levantamento realizado informou que dentro de todas as despesas nas quais a modalidade é utilizada, 69% das compras feitas com cartão de crédito são voltadas para necessidades básicas, como alimentos e supermercados.

Ainda foi possível analisar que 42% dos gastos realizados são voltados para aquisição de roupas e eletrodomésticos, e 41%, para remédios e tratamentos médicos.

Dica Foregon

O cartão de crédito pode sim ser um grande aliado das finanças, mas da mesma forma que sua utilização pode ser benéfica para as famílias brasileiras, seu uso sem planejamento financeiro pode causar grandes endividamentos.

É importante entender que o cartão de crédito é apenas um meio de pagamento e, consequentemente, utilizá-lo com controle, não cedendo a desejos superficiais e que podem te causar dívidas.

No Portal da Foregon você encontra tudo sobre organização financeira e ainda confere seu CPF para entender como anda seu nome no mercado financeiro. Basta se cadastrar e pronto!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Bandeira verde deixará a conta de luz mais barata?

PicPay Card: anuncia fim da promoção de cashback de 5%

Conheça a nova função de consulta ao score de crédito do PicPay

Falha de sistema no C6 Bank resulta em desvio de R$ 23 milhões

Nova margem consignável para empréstimos em 2022 será de até 40% do benefício

Conheça as 8 mulheres mais ricas do Brasil em 2022

4 dos 10 bancos mais rentáveis do mundo são brasileiros

Saque extraordinário do FGTS: nascidos em fevereiro poderão sacar R$ 1 mil a partir do dia 30