Compras com cartão de crédito aumentam com a alta na alimentação
A inflação na alimentação, assim como em diversos outros setores do Brasil, não tem previsão de trégua para os próximos meses. Isso é o que indica o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que em março chegou a 1,62%, o maior patamar para o mês desde antes do lançamento do Plano Real, em 1994.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos 12 meses, o IPCA acumulou um avanço de 11,3%. Essa alta constante acaba influenciando no uso ainda mais recorrente do cartão de crédito em atividades do dia a dia.
Uma das áreas que ganhou destaque foi a da alimentação, principalmente a que envolve as idas ao supermercado.
Endividamento dos brasileiros
De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada em 31 de março pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 77,5% das famílias brasileiras estão endividadas, sendo que o cartão de crédito é responsável por 87% desse endividamento.
Em famílias que contam com renda menor que dez salários mínimos, a porcentagem de devedores é de 78,5%. Já as famílias que recebem mais de dez salários mínimos, a porcentagem de endividados chega a 73,7%.

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
No Brasil, o número de inadimplentes passa dos 65 milhões.
Cartão de crédito e alimentação
O levantamento realizado informou que dentro de todas as despesas nas quais a modalidade é utilizada, 69% das compras feitas com cartão de crédito são voltadas para necessidades básicas, como alimentos e supermercados.
Ainda foi possível analisar que 42% dos gastos realizados são voltados para aquisição de roupas e eletrodomésticos, e 41%, para remédios e tratamentos médicos.
Dica Foregon
O cartão de crédito pode sim ser um grande aliado das finanças, mas da mesma forma que sua utilização pode ser benéfica para as famílias brasileiras, seu uso sem planejamento financeiro pode causar grandes endividamentos.
É importante entender que o cartão de crédito é apenas um meio de pagamento e, consequentemente, utilizá-lo com controle, não cedendo a desejos superficiais e que podem te causar dívidas.
No Portal da Foregon você encontra tudo sobre organização financeira e ainda confere seu CPF para entender como anda seu nome no mercado financeiro. Basta se cadastrar e pronto!
Deixe seu comentário