Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Comprou pela internet e não recebeu? Veja o que fazer

Por Camila SilveiraPublicado em

Ao mesmo tempo em que as compras online trazem praticidade para o dia a dia do consumidor, elas podem representar grandes dores de cabeça.

O prazo de entrega e a própria chegada de produto são dois fatores importantes para serem considerados, visto que, muitas vezes, a mercadoria sofre o desfio postal e não é recebida pelo comprador. Dessa forma, o que era para ser uma comodidade acaba se transformando em um enorme transtorno.

Como as empresas lidam com essas situações?

Em situações como essas, uma das posturas mais comuns de lojas virtuais é transferir a responsabilidade do atraso para as transportadoras parceiras. 

Vale lembrar, que muitas vezes, o consumidor até opta pelo pagamento de um valor adicional para um frete mais rápido, fator que automaticamente aumenta a expectativa do recebimento do produto na data informada e serve de elemento de incentivo para que a compra seja efetuada naquele momento. Na grande maioria das vezes, inclusive, o prazo é um fator determinante para a compra em uma loja.

Outro comportamento habitual por parte das lojas virtuais é cancelar o pedido em razão da falta de estoque do fornecedor. 

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

De toda maneira, é indiscutível que a responsabilidade da entrega do produto é totalmente da loja virtual em que o produto foi comprado.

Veja o que fazer se você comprou pela internet e não recebeu

1. Sempre confira o prazo de entrega

O Código de Defesa do Consumidor não determina prazo mínimo ou máximo para entrega, sendo assim, o que vale é o prazo informado na data da compra.

Sabendo disso, é recomendado que você sempre mantenha o registro da data de entrega informada no momento do fechamento do pedido e tenha comprovantes dos acompanhamentos da entrega por meio do e-mail e/ou prints. Saiba que tudo deverá ser bem documentado.

2. Faça uma reclamação formal diretamente no site da empresa

Entre em contato com a empresa em questão e faça uma reclamação via e-mail ou no canal de atendimento (SAC) da loja virtual.

Anote todas as informações importantes, como o protocolo de atendimento, imprima e salve o que foi enviado, pois alguns sites não enviam e-mail de confirmação. Saiba que algumas empresas podem demorar até sete dias úteis para enviar uma resposta.

4. Aguarde o produto ou peça a devolução do dinheiro

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, você pode aguardar a chegada do produto fora do prazo ou pedir a devolução do dinheiro. Caso escolha a última opção, informe o seu desejo no momento de formalizar a reclamação.

5. Consulte um advogado da sua confiança

Em último caso, se a empresa ainda assim não estiver respeitando o Direito do Consumidor, a melhor saída é consultar um profissional de sua confiança que vai poder te dar todas as orientações de como proceder. 

Descomplicamos?

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você. Se gostou do conteúdo, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Quais mudanças o Open Banking traz para a nossa vida financeira?

BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

Aplicativos para aumentar score de crédito: verdade ou mito?

Tag Itaú de passe livre em pedágios e estacionamentos: conheça e veja como solicitar

Pagar passagem de ônibus com cartão de débito ou crédito: veja como

Prêmio de 1,5 milhão do BBB: saiba quanto rende na poupança e em outros investimentos

Como funciona o carnê digital Magalu