Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Comprovante de renda para autônomo, como emitir?

Por Nara LimaPublicado em

Pessoas Físicas possuem carteira de trabalho e holerite para comprovar renda, mas e quem é autônomo, como fica? Existem quatro tipos de comprovantes de renda para autônomos e profissionais liberais que podem ser emitidos, sendo eles: extrato bancário, declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), o DASN-SIMEI e a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore).

Confira quais os meios de adquirir um comprovante de renda para autônomo.

Comprovante de renda para autônomo

O comprovante de renda é fundamental para a realização de diversos afazeres, como abrir contas, conseguir financiamentos em bancos, alugar um imóvel e realizar um consórcio, por exemplo.

A seguir, confira quais documentos comprovam renda para profissionais autônomos, liberais ou freelancers:

MEI

Essa é uma das maneiras mais simples de comprovar renda. Com o MEI é possível emitir notas fiscais eletrônicas (NF-e), que são os documentos que possibilitam a declaração do IR, e o extrato bancário já pode funcionar como um comprovante de renda.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

IR e Extrato Bancário

O Imposto de Renda é uma das formas de comprovar renda para autônomos. Ele é um documento aceito pela maioria das instituições financeiras, entretanto, como ele é feito anualmente, é possível que os rendimentos tenham aumentado ou diminuído. Nesse caso, é possível usar o próprio extrato bancário como forma de comprovante.

Decore

Por meio do Decore é possível comprovar os rendimentos, contudo, o documento deve contar a assinatura de um contador para formalizar a declaração. Neste caso, é preciso apresentar ao contador recibos, extratos bancários, IR e outros comprovantes para realização precisa do cálculo.

Contratos

Se essas opções não forem úteis, ainda é possível comprovar renda por meio dos contratos de prestação de serviço e recibos de pagamento. Neste caso, sempre que um serviço for prestado é necessário apresentar o recibo de pagamento e coletar a assinatura do contratante.

Dica: facilite a comprovação de renda

Os profissionais autônomos regulamentados conseguem comprovar a renda do seu negócio de quatro maneiras distintas. A dica de hoje é se organizar e se preparar para que a comprovação de renda não te pegue de surpresa. Confira algumas dicas que separamos:

  • Separe sua conta Pessoa Física e Pessoa Jurídica;
  • Obtenha o CNPJ;
  • Gere recibos ou notas fiscais para todos os pagamentos recebidos.

Como anda sua vida financeira?

Além de te manter informado sobre as principais notícias do mundo das finanças, no Portal da Foregon você encontra conteúdos sobre cartões de crédito, empréstimos, educação financeira e muito mais.

Você também pode consultar seu score de crédito e entender como seu nome está no mercado.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Perguntas frequentes

Como fazer comprovante de renda para Pessoa Física?

Por meio de Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE); extrato bancário dos três últimos meses, última declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil.

O que pode ser usado como comprovante de renda?

Os principais comprovantes de renda são holerites, carteira de trabalho e também a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), entre outros.

Para que comprovar minha renda?

O comprovante de renda é um é necessário para conseguir financiamentos, empréstimos, cartões de crédito, abrir contas em instituições financeiras.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Descubra como ganhar dinheiro no YouTube em 2022 (guia completo)

Qual o CNPJ do Banco Pan?

Porque diversificar meios de cobrança da sua empresa

Descubra o poder de uma boa primeira impressão para impulsionar seus negócios

Otimize a rotina do seu financeiro com uma plataforma de pagamentos

Utilizar a Braip é seguro?

Marcação a mercado: como ganhar dinheiro com o Tesouro Direto

Comprovante de renda para autônomo, como emitir?