Foregon.comConteúdos

Comprovante de Rendimentos para Imposto de Renda 2020

Por Jennifer FigueiredoPublicado em
Compartilhe

Para quem irá fazer a Declaração de Imposto de Renda (IR) é necessário ter em mãos o Comprovante de Rendimentos. O documento é entregue pelas empresas a seus funcionários até o último dia útil do mês de fevereiro, antes de iniciar o período de entrega das declarações.

Comprovante de rendimentos: quais informações são apresentadas?

O comprovante de rendimentos entregue ao declarante, traz informações sobre o valor total dos rendimentos recebidos pelo funcionário no ano anterior, de forma que seja possível identificar os rendimentos tributáveis, isentos ou não tributáveis, além do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), naquele período.

O documento é importante para a declaração de rendimentos, pois é nele, estão as informações que as fontes pagadoras prestaram ao fisco. Um dos erros mais recorrentes apontados pela Receita Federal, é declarar no IR valores diferentes dos que constam nos comprovantes entregues pela empresa pagadora.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Não recebi meu comprovante de rendimentos, o que fazer?

Caso não receba todos os comprovantes de rendimentos dentro do prazo, é recomendado que siga alguns procedimentos:

  • Você pode entrar em contato com seu pagador, via telefone, e-mail ou site institucional e solicitar o documento;
  • Verificar nos Correios;
  • Checar seu e-mail pessoal e/ou corporativo em todas as sessões, incluindo o lixo eletrônico e spam;
  • Caso o pagador não queira disponibilizar o Comprovante de Rendimento, é necessário comunicar o ocorrido à Receita Federal.

Vale lembrar que, a empresa que não fornecer o documento ao funcionário ou entregar informações inexatas, estará sujeita a multa de R$ 41,43 por comprovante. Aos declarantes é importante saber que a ausência do comprovantes de rendimentos não os dispensa de apresentar normalmente a Declaração do Imposto de Renda, no prazo.

Reúna as informações que possui e se necessário, você mesmo pode somar todos os rendimentos recebidos no ano anterior. Nesse caso, essa medida deve ser tomada o quanto antes para que possa preparar a declaração do IR com calma, realizando os estudos e as simulações necessárias para diminuir o custo tributário final, observando os limites legais.

O prazo para a entrega das declarações IR 2020

Você deve apresentar a declaração do Imposto de Renda entre os dias 2 de março e 30 de abril de 2020. É possível realizar o preenchimento de suas informações diretamente no Programa da Receita ou contratar um contador para fazer toda a documentação.

Você também pode gostar de saber sobre:

Qualquer dúvida, deixa seu comentário logo abaixo.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Mibank: conheça

  • Dicas financeiras

    WhatsApp clonado: o que fazer?

  • Dicas financeiras

    Como calcular o valor de uma dívida?

  • Dicas financeiras

    O que é linha de crédito e como obter uma para sua empresa?

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras