Foregon.comConteúdos

Concurso público: o que é e como funciona?

Janaína TavaresPublicado em

Fazer um concurso público pode ser o sonho de muitas pessoas que desejam ter mais estabilidade financeira e profissional ao longo dos anos. Além disso, esse é um dos processos seletivos mais comuns do Brasil.

Por isso, se surgiu algum concurso público que você deseja prestar, acompanhe a leitura do nosso artigo e entenda como funciona um na prática.

O que é um concurso público?

O concurso público é um tipo de prova que avalia os candidatos inscritos para que eles possam ser aprovados a um cargo efetivo de uma entidade governamental.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Nesse contexto, os conhecimentos de todos candidatos são testados, mas respeitando o respectivo cargo para qual eles estão concorrendo.

Além disso, esse processo seletivo é uma das formas mais eficazes de evitar que parentes e amigos de pessoas influentes possam ocupar cargos públicos.

Quais as matérias mais comuns em concursos públicos?

No Brasil, você vai encontrar concursos públicos de diversas aéreas como, por exemplo: educação, saúde, tribunais, segurança pública, auditoria, dentre outros.

Vale destacar ainda que as provas são compostas por questões de múltipla escolha e que envolvem as seguintes temáticas:

  • Língua Portuguesa;
  • Lógica;
  • Matemática básica;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Informática;
  • Língua Estrangeira.

Dependendo do concurso que você fizer, ele poderá exigir ainda conhecimento de disciplinas específicas, por exemplo: Economia, Finanças Públicas, Direito Civil, Direito Processual, Direito Penal, Direito Tributário, Contabilidade, Administração, Gestão Pública, entre outras. 

Importante: as provas de concurso público, assim como o ENEM e os vestibulares das universidades, têm um prazo para serem realizadas, com data, local e horário já definidos em edital.

Como funciona um concurso público?

Um concurso público é anunciado, geralmente, quando existe a necessidade de contratar novos servidores públicos. Portanto, a realização desse processo seletivo precisa ser solicitada ao Ministério do Planejamento.

Contudo, é importante lembrar que essa solicitação poderá ser aceita ou negada. Caso o pedido seja aprovado, o número de vagas precisa ser definido logo em seguida.

Logo após a escolha da comissão organizadora e da banca, o edital do concurso será desenvolvido e, posteriormente, publicado. É neste documento que estarão as principais informações que você precisa saber a respeito do concurso.

A publicação dele é feita pelo Diário Oficial e pode ser acessada quantas vezes você achar necessário.

Vale a pena fazer um concurso público?

Se você busca por estabilidade na carreira e almeja uma renumeração que está alinhada às suas expectativas, o concurso público pode ser a opção certa. Ele pode trazer benefícios exclusivos para o concursado e ainda agregar experiência para o currículo

Conteúdos que você precisa conhecer

Aproveitar esse momento para conhecer mais artigos da Foregon. Selecionamos alguns que podem ser interessantes para você:

Descomplicamos?

Gostou do nosso conteúdo? Conte pra gente se você já fez um concurso público e como foi a sua experiência? Qualquer dúvida, envie aqui para que possamos responder. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Reserva de emergência: guia completo

Os melhores filmes e séries que falam sobre o universo financeiro

Como ser um empreendedor de sucesso: guia completo

Itaú: demora para cair uma transferência entre contas do mesmo banco?

Como escolher o melhor cartão de crédito: guia completo

Conheça o Banco Modal e seus diferenciais

Bolsa Família: o décimo terceiro será pago em 2020?

OLX: plataforma oferece empréstimo em parceria com a EasyCrédito

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras