Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Confira 10 dicas para conquistar a casa própria

Por Camila SilveiraPublicado em

O sonho da maioria dos brasileiros é conquistar a casa própria, porém, não devemos negar que esse é um processo extremamente difícil no país, pois exige muito planejamento. Com o propósito de ajudar você e milhares de pessoas, nós separamos dez dicas que podem ser ideais para o seu momento. Ficou interessado? Continue a leitura!

10 dicas para conquistar a casa própria

1. Poupe, pelo menos, 20% do imóvel que deseja comprar

Se você vai optar por adquirir a sua casa própria ou apartamento de forma financiada, prepare as suas finanças e sua reserva de emergência para dar uma entrada. Entenda, há diversas modalidades de financiamento que não exigem nenhum pagamento para entrada, porém, a maioria requer algo para concretizar a compra.

2. Guarde 30% da sua renda

Ainda no caso do financiamento, tenha certeza de que você terá dinheiro todos os meses para pagar as prestações e não sair no prejuízo. Para isso, considere válido poupar aproximadamente 30% de sua renda mensal. Esse dinheiro será essencial para quitar todas as parcelas do financiamento e, também, para comprar as mobílias necessárias.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

3. Avalie as suas finanças

Não poderíamos deixar de citar as finanças neste planejamento, afinal, avaliá-las é extremamente importante para tomar decisões assertivas. 

Ao cortar os gastos desnecessários do seu orçamento, você consegue poupar dinheiro para dar de entrada, se adequar às parcelas do financiamento, ter dinheiro para a documentação necessária e deixar a sua casa própria do jeito que gostar.

Sendo assim, avalie todas as suas finanças e elimine do seu orçamento todos os gastos desnecessários que acabam com seu salário.

4. Saiba qual é o custo de vida da região onde deseja morar

Já pensa em algum lugar em específico? Pois bem, chegou o momento de avaliar o que tem disponível na região do imóvel e o custo de vida dessa localidade. Afinal, não adianta escolher apenas a casa, é necessário também saber se a localização está de acordo com a sua renda, para que você não tenha prejuízos financeiros.

5. Certifique-se de estar seguro no trabalho

Além de todos esses fatores citados acima, é necessário, também, avaliar se o seu atual emprego é sólido e te traz segurança no momento de pagar suas parcelas. Portanto, verifique como está a sua estabilidade no trabalho, pois se você for comprar o seu apartamento ou casa própria de forma parcelada, esse fator será de extrema importância.

6. Saiba o tamanho da sua casa própria

Saber o tamanho do seu apartamento ou casa que deseja morar é importante para estimar o valor a ser investido em sua nova moradia. O espaço da casa, com certeza, interfere no valor do imóvel e deve ser avaliado com muita antecedência.

7. Tenha uma reserva de emergência

É mais que essencial ter uma reserva de emergência nesse momento para os eventos que podem vir à surgir. Por exemplo, você pode ter de pagar por um documento extra, uma reforma necessária ou outro tipo de imprevisto. Por isso, é sempre importante ter uma grana garantida para que você não fique na mão nessas situações.

8. Consulte seu FGTS

Você sabia que é possível utilizar o FGTS para dar entrada na sua casa dos sonhos? Veja como está o seu extrato e saiba se esse valor pode te ajudar nesse momento.

9. Compare as taxas de juros dos financiamentos

Outra atitude importante no momento de financiar um imóvel é comparar as taxas de juros oferecidas pelos bancos. Para isso, você pode acessar o site do Banco Central e ver qual das opções está de acordo com as suas condições e necessidades.

10. Escolha uma construtora de confiança

Por último, mas não menos importante, escolha uma construtora em que você confia e que entregue um serviço de boa qualidade. Para saber se é segura, pesquise a sua reputação na internet em sites, como o Reclame Aqui, procure opiniões dos clientes ou busque recomendações de amigos ou familiares.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Picpay: guia completo

PIS: guia completo

Score de crédito: guia completo

Como criar a sua própria empresa de pagamento em 5 passos

Como funciona o serviço de pagamentos Facebook Pay?

Como ganhar dinheiro indicando amigos no PagBank?

Carteira digital White Label: é uma boa opção para o seu negócio?

5 dicas para alcançar a estabilidade financeira

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras