Foregon.comConteúdos
    1. Dicas financeiras

    Confira 8 mitos e verdades sobre nome negativado

    Por Thais SouzaPublicado em
    Compartilhe

    Ter o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito pode impedi-lo de ser aprovado em solicitações de produtos e serviços financeiros. Para complicar ainda mais a vida de quem está nessa situação, existem diversas afirmações falsas e desinformação sobre o tema. 

    Para você entender melhor sobre isso e não se preocupar mais com informações falsas, separamos essa lista com oito mitos e verdades sobre ter o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito.  

    Mitos sobre estar negativado

    1. Filhos podem herdar nome negativado dos pais

    É mito que os filhos herdam o nome negativado dos pais. Na verdade, a dívida pertence a somente um CPF, no caso, da pessoa que deve. 

    Porém, pode haver uma exceção. Entre as cláusulas de um contrato pode conter algum termo que transfira a responsabilidade do pagamento da dívida para os filhos. Portanto, é fundamental ter muita cautela antes de assinar qualquer documento. 

    2. É possível transferir ou vender o nome sujo para outra pessoa

    Não. Se a dívida consta no CPF de uma pessoa, é ela quem receberá a cobrança e que deve arcar com o pagamento. 

    3. O nome fica sujo enquanto não pagar todas as prestações da renegociação

    Muitas pessoas pensam que só terão o nome limpo após pagar todas as parcelas de uma negociação de dívida. Porém, isso é mito. 

    Quando você negocia a sua dívida parcelada, assim que pagar a primeira prestação, o credor deve comunicar aos órgãos de proteção ao crédito, que por sua vez, têm até cinco dias   úteis para fazer regularização do seu CPF

    4. Bancos podem impedir uso de cartão de crédito

    Mito. Os bancos não podem restringir o uso do seu cartão de crédito ou cancelá-lo caso você tenha o nome negativado. Por outro lado, eles podem negar solicitações de aumento de limite, empréstimos ou retirar o serviço de cheque especial. 

    Verdades sobre estar negativado

    1. Bancos podem negar crédito depois que o nome ficar limpo

    Verdade. Ter o nome negativado é uma das principais situações que fazem o score de crédito diminuir. Mesmo após o seu nome ficar limpo, a pontuação de score ainda leva um tempo para voltar a subir e depende diretamente do seu comportamento financeiro. 

    Como os bancos levam em consideração a pontuação de score na análise de crédito, caso ele esteja baixo, as chances de você ter crédito aprovado são pequenas. 

    2. Há um prazo máximo para o nome ficar sujo

    Verdade. Você só poderá ficar com o CPF negativado nos órgãos de proteção ao crédito durante o período de cinco anos. Porém, o credor (empresa para quem você deve) ainda pode cobrar a dívida, já que ela só deixará de existir depois de paga. 

    3. O nome pode ficar negativado em mais de um órgão

    Verdade. Quando os grandes bancos decidem negativar o nome de um cliente, eles podem acionar mais de um órgão de proteção ao crédito. Já as empresas menores costumam negativar o nome do cliente em apenas um órgão. 

    4. Escolas e faculdades podem recusar a rematrícula de quem está inadimplente

    Verdade. As instituições privadas, como escolas e faculdades particulares podem recusar a rematricula e impedir que o aluno assista as aulas e faça provas. 

    Dica Foregon

    Sabemos que imprevistos acontecem mas, se o seu nome está negativado há muito tempo, você pode ser prejudicado em diversas situações. 

    Por isso, o ideal é renegociar a sua dívida. Procure maneiras de provar para o credor que você não consegue pagar aquele valor e com isso, você pode chegar a um acordo que seja bom para as duas partes. 

    Separamos abaixo alguns artigo que podem te ajudar no processo de regularização do CPF. Confira: 

    Até a próxima!

    Gostou? Deixe seu curtir
    Compartilhe nas suas redes sociais

    Leia a seguir

    • Dicas financeiras

      Guia do CNIS: entenda tudo sobre o assunto

    • Dicas financeiras

      Guia completo do DANFE online: descubra tudo sobre ele

    • Dicas financeiras

      Banco next amplia sua oferta de serviços em 2020

    • Dicas financeiras

      Conheça os Mimos que o cartão next oferece aos clientes

    Ver mais conteúdos

    Veja o que estão comentando

    Cadastre-se e receba grátis as melhores dicas e conteúdos sobre o mundo financeiro
    Ainda não tem uma conta?