Confira 8 mitos e verdades sobre nome negativado
Ter o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito pode impedi-lo de ser aprovado em solicitações de produtos e serviços financeiros. Para complicar ainda mais a vida de quem está nessa situação, existem diversas afirmações falsas e desinformação sobre o tema.
Para você entender melhor sobre isso e não se preocupar mais com informações falsas, separamos essa lista com oito mitos e verdades sobre ter o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito.
Mitos sobre estar negativado
1. Filhos podem herdar nome negativado dos pais
É mito que os filhos herdam o nome negativado dos pais. Na verdade, a dívida pertence a somente um CPF, no caso, da pessoa que deve.
Porém, pode haver uma exceção. Entre as cláusulas de um contrato pode conter algum termo que transfira a responsabilidade do pagamento da dívida para os filhos. Portanto, é fundamental ter muita cautela antes de assinar qualquer documento.

2. É possível transferir ou vender o nome sujo para outra pessoa
Não. Se a dívida consta no CPF de uma pessoa, é ela quem receberá a cobrança e que deve arcar com o pagamento.
3. O nome fica sujo enquanto não pagar todas as prestações da renegociação
Muitas pessoas pensam que só terão o nome limpo após pagar todas as parcelas de uma negociação de dívida. Porém, isso é mito.
Quando você negocia a sua dívida parcelada, assim que pagar a primeira prestação, o credor deve comunicar aos órgãos de proteção ao crédito, que por sua vez, têm até cinco dias úteis para fazer regularização do seu CPF.
4. Bancos podem impedir uso de cartão de crédito
Mito. Os bancos não podem restringir o uso do seu cartão de crédito ou cancelá-lo caso você tenha o nome negativado. Por outro lado, eles podem negar solicitações de aumento de limite, empréstimos ou retirar o serviço de cheque especial.
Verdades sobre estar negativado
1. Bancos podem negar crédito depois que o nome ficar limpo
Verdade. Ter o nome negativado é uma das principais situações que fazem o score de crédito diminuir. Mesmo após o seu nome ficar limpo, a pontuação de score ainda leva um tempo para voltar a subir e depende diretamente do seu comportamento financeiro.
Como os bancos levam em consideração a pontuação de score na análise de crédito, caso ele esteja baixo, as chances de você ter crédito aprovado são pequenas.
2. Há um prazo máximo para o nome ficar sujo
Verdade. Você só poderá ficar com o CPF negativado nos órgãos de proteção ao crédito durante o período de cinco anos. Porém, o credor (empresa para quem você deve) ainda pode cobrar a dívida, já que ela só deixará de existir depois de paga.
3. O nome pode ficar negativado em mais de um órgão
Verdade. Quando os grandes bancos decidem negativar o nome de um cliente, eles podem acionar mais de um órgão de proteção ao crédito. Já as empresas menores costumam negativar o nome do cliente em apenas um órgão.
4. Escolas e faculdades podem recusar a rematrícula de quem está inadimplente
Verdade. As instituições privadas, como escolas e faculdades particulares podem recusar a rematricula e impedir que o aluno assista as aulas e faça provas.
Dica Foregon
Sabemos que imprevistos acontecem mas, se o seu nome está negativado há muito tempo, você pode ser prejudicado em diversas situações.
Por isso, o ideal é renegociar a sua dívida. Procure maneiras de provar para o credor que você não consegue pagar aquele valor e com isso, você pode chegar a um acordo que seja bom para as duas partes.
Separamos abaixo alguns artigo que podem te ajudar no processo de regularização do CPF. Confira:
- Nome sujo? Veja como limpar o nome!;
- Nome sujo: entenda as restrições e direitos. Fique azul!;
- Feirão Serasa Limpa Nome: Saiba como aproveitar a oportunidade.
Até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida de pessoas que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.
Deixe seu comentário