Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Confira as condições do financiamento de imóvel da Caixa

Por Camila SilveiraPublicado em

O financiamento é uma das operações financeiras ideais para aqueles que desejam comprar a casa própria. Para isso, é necessário fazer uma pesquisa que antecede a solicitação do serviço, com o objetivo de escolher a opção que melhor atenda suas necessidades. Nesse artigo, você vai conferir todos os detalhes e condições do financiamento de imóvel da Caixa Econômica Federal.

Financiamento de imóvel da Caixa: entenda como funciona

Para você, que deseja comprar um imóvel novo ou usado, a Caixa oferece a linha de crédito habitacional com até 35 anos para pagar, mas para isso, a instituição avalia o imóvel e as suas condições de pagamento.

É importante dizer que a parcela do financiamento pode ser de até 30% da sua renda familiar bruta, além disso, é possível utilizar o seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como parte do pagamento. Quer saber qual financiamento é melhor para você? Faça sua simulação.

É preciso ter o nome limpo no órgãos de proteção ao crédito?

Sim, é importante que não haja restrições vinculadas ao CPF dos compradores e vendedores do imóvel. Caso contrário, o financiamento não é liberado. Além disso, não é necessário possuir avalista para contratar o serviço, pois o próprio imóvel é dado como garantia.

Financiamento de imóvel Caixa: entenda o passo a passo

  1. Faça uma simulação, informando seus dados e descubra o valor da prestação, prazo e condições para financiar o imóvel que deseja;
  2. Apresente a documentação necessária para os correspondentes bancários ou gerente, para a análise de crédito;
  3. Depois de analisar os documentos, a Caixa vai até o imóvel realizar uma análise de engenharia, avaliando o valor de venda e as condições de uso;
  4. Após a liberação da análise de engenharia e do crédito, basta comparecer em uma agência. Com o contrato assinado, você pode consultar informações pelo App Habitação Caixa (iOS e Android);
  5. Ao longo do prazo estabelecido no contrato, são pagas as parcelas mensais do financiamento de imóvel;
  6. Para gerir o seu financiamento, basta acessar o Internet Banking ou site oficial da Caixa.

Como saber qual é a melhor linha de crédito habitacional?

Cada linha de crédito oferece características específicas. A melhor forma de entender como cada uma delas se aplicará à sua realidade, é fazendo a simulação disponível no site oficial da Caixa. Além de você poder fazer diversas simulações de onde estiver, não é cobrado nenhum custo para isso.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Taxas de juros para contratos prefixados

As taxas de juros podem variar de acordo com o nível de relacionamento do cliente com a Caixa. As taxas mínimas e máximas para imóveis residenciais enquadrados no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) são:

Taxa de juros (a.a)

Público TR IPCA Prefixado
Máxima 8,5% 4,95% 9,75%
Mínima 6,50% 2,95% 8,00%

O que é Taxa Referencial (TR)?

Corresponde a um índice de correção monetária aplicada para corrigir os valores de poupança, FGTS e financiamento imobiliário.

O que é Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA)?

Trata-se de um índice mensal calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para mensurar a variação dos preços e serviços no comércio. Ele é considerado oficialmente pelo Banco Central.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você. Se preferir, entre em contato com a Caixa Econômica Federal para certificar todas essas informações e esclarecer suas dúvidas sobre procedimentos, parcelas e taxas de juros.

  • Capitais e regiões metropolitanas: 3004 1105
  • Demais localidades: 0800 726 0505

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Saiba como gerar boleto bancário: para depósito em conta e empresas

Conta inativa do FGTS: o que é, como consultar e sacar?

Bradesco: renegociação de dívidas, como fazer?

Portabilidade de salário: tudo o que você precisa saber

O que é INSS? Guia completo sobre o Instituto Nacional do Seguro Social

App Itaucard: como baixar o aplicativo do banco no seu celular

Sabesp: contas atrasadas, como resolver?

O que é código SWIFT?