Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Confira o calendário de restituição do Imposto de Renda 2021

Por Thais SouzaPublicado em

O prazo para a declaração do Imposto de Renda 2021 vai até o dia 31 de maio. Apesar da Receita Federal ter prorrogado a data das entregas, o calendário de pagamentos da restituição permanece o mesmo. Confira quando você receberá a sua.

Restituição do Imposto de Renda

A restituição nada mais é do que a devolução de parte do valor pago pelo contribuinte no Imposto de Renda. Ela ocorre quando a Receita Federal identifica que o contribuinte pagou mais impostos do que deveria no ano-base. Assim, ele tem direito a receber de volta parte do valor.

Geralmente, quem declara e paga o Imposto de Renda primeiro recebe a restituição antes. Este ano os pagamentos serão feitos entre os meses de maio e setembro.

Calendário da restituição do Imposto de Renda 2021

Este ano, assim como em 2020, a Receita Federal decidiu diminuir de sete para cinco o número de lotes da restituição do IR. Ou seja, o valor será pago mais cedo para os cidadãos que têm direito. Confira abaixo o calendário de pagamentos:

  • Primeiro lote: 31 de maio;
  • Segundo lote: 30 de junho;
  • Terceiro lote: 30 de julho;
  • Quarto lote: 31 de agosto;
  • Quinto lote: 30 de setembro.

Como saber em qual lote da restituição estarei?

É importante ressaltar que a Receita Federal não disponibiliza uma forma exata para saber em qual lote cada contribuinte vai receber sua restituição. Porém, os primeiro lote sempre é destinado aos grupos prioritários, como pessoas idosas ou com algum tipo de deficiência, doença ou condição séria.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Para saber em qual lote você vai receber a sua restituição é necessário verificar, na véspera do pagamento de cada lote, se sua restituição foi incluída. Ou seja, deve consultar todos os meses até que o seu pagamento seja liberado.

Para consultar, basta entrar no site site oficial da Receita uma semana antes do pagamento do lote em questão, informar o número do seu CPF e a data de nascimento.

Descomplicamos?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado de alguma forma. Se restou alguma dúvida em relação ao assunto, deixe seu comentário abaixo que a gente descomplica para você. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Foregon participa da 9ª edição da Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo

Foregon Marca Presença na 6ª Edição do CX Summit

Foregon está no TOP 10 Fintech – Distrito Awards 2022

Foregon está entre as Melhores Empresas para Trabalhar GPTW – Tecnologia da Informação 2022.

Real Valoriza após Resultado das Eleições [2022]

Nubank Ultravioleta: nova Regra para Isenção de Anuidade

Prazo Para Pagamento do Pronampe é Estendido

Smiles Friday: saiba como concorrer a 1 milhão de milhas