Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Confira o calendário de restituição do Imposto de Renda 2021

Por Thais SouzaPublicado em

O prazo para a declaração do Imposto de Renda 2021 vai até o dia 31 de maio. Apesar da Receita Federal ter prorrogado a data das entregas, o calendário de pagamentos da restituição permanece o mesmo. Confira quando você receberá a sua. 

Restituição do Imposto de Renda 

A restituição nada mais é do que a devolução de parte do valor pago pelo contribuinte no Imposto de Renda. Ela ocorre quando a Receita Federal identifica que o contribuinte pagou mais impostos do que deveria no ano-base. Assim, ele tem direito a receber de volta parte do valor. 

Geralmente, quem declara e paga o Imposto de Renda primeiro recebe a restituição antes. Este ano os pagamentos serão feitos entre os meses de maio e setembro.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Calendário da restituição do Imposto de Renda 2021

Este ano, assim como em 2020, a Receita Federal decidiu diminuir de sete para cinco o número de lotes da restituição do IR. Ou seja, o valor será pago mais cedo para os cidadãos que têm direito. Confira abaixo o calendário de pagamentos: 

  • Primeiro lote: 31 de maio;
  • Segundo lote: 30 de junho;
  • Terceiro lote: 30 de julho;
  • Quarto lote: 31 de agosto;
  • Quinto lote: 30 de setembro.

Como saber em qual lote da restituição estarei?

É importante ressaltar que a Receita Federal não disponibiliza uma forma exata para saber em qual lote cada contribuinte vai receber sua restituição. Porém, os primeiro lote sempre é destinado aos grupos prioritários, como pessoas idosas ou com algum tipo de deficiência, doença ou condição séria.

Para saber em qual lote você vai receber a sua restituição é necessário verificar, na véspera do pagamento de cada lote, se sua restituição foi incluída. Ou seja, deve consultar todos os meses até que o seu pagamento seja liberado.

Para consultar, basta entrar no site site oficial da Receita uma semana antes do pagamento do lote em questão, informar o número do seu CPF e a data de nascimento.

Descomplicamos?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado de alguma forma. Se restou alguma dúvida em relação ao assunto, deixe seu comentário abaixo que a gente descomplica para você. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Marketing digital: House Academy lança curso gratuito

Aneel suspende corte de luz de famílias de baixa renda até setembro; entenda

Zoom: compre produtos na plataforma e ganhe até 7% de cashback

Banco digital: Volkswagen conta com nova modalidade voltada a caminhoneiros

Banco Central pretende lançar sistema que facilita devolução de dinheiro

INSS: prova de vida volta a ser obrigatória; confira os prazos

Confira 21 opções de sites de emprego para quem está em busca de uma vaga

Crédito: Serasa muda cálculo do score; confira como fica