Confira o calendário de restituição do Imposto de Renda 2021
O prazo para a declaração do Imposto de Renda 2021 vai até o dia 31 de maio. Apesar da Receita Federal ter prorrogado a data das entregas, o calendário de pagamentos da restituição permanece o mesmo. Confira quando você receberá a sua.

Restituição do Imposto de Renda
A restituição nada mais é do que a devolução de parte do valor pago pelo contribuinte no Imposto de Renda. Ela ocorre quando a Receita Federal identifica que o contribuinte pagou mais impostos do que deveria no ano-base. Assim, ele tem direito a receber de volta parte do valor.
Geralmente, quem declara e paga o Imposto de Renda primeiro recebe a restituição antes. Este ano os pagamentos serão feitos entre os meses de maio e setembro.
Calendário da restituição do Imposto de Renda 2021
Este ano, assim como em 2020, a Receita Federal decidiu diminuir de sete para cinco o número de lotes da restituição do IR. Ou seja, o valor será pago mais cedo para os cidadãos que têm direito. Confira abaixo o calendário de pagamentos:
- Primeiro lote: 31 de maio;
- Segundo lote: 30 de junho;
- Terceiro lote: 30 de julho;
- Quarto lote: 31 de agosto;
- Quinto lote: 30 de setembro.
Como saber em qual lote da restituição estarei?
É importante ressaltar que a Receita Federal não disponibiliza uma forma exata para saber em qual lote cada contribuinte vai receber sua restituição. Porém, os primeiro lote sempre é destinado aos grupos prioritários, como pessoas idosas ou com algum tipo de deficiência, doença ou condição séria.

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Para saber em qual lote você vai receber a sua restituição é necessário verificar, na véspera do pagamento de cada lote, se sua restituição foi incluída. Ou seja, deve consultar todos os meses até que o seu pagamento seja liberado.
Para consultar, basta entrar no site site oficial da Receita uma semana antes do pagamento do lote em questão, informar o número do seu CPF e a data de nascimento.
Descomplicamos?
Esperamos que este artigo tenha te ajudado de alguma forma. Se restou alguma dúvida em relação ao assunto, deixe seu comentário abaixo que a gente descomplica para você. Até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.
Deixe seu comentário