Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Conheça 5 formas de pagar fatura do cartão de crédito

Por Sabrina VansellaPublicado em

O cartão de crédito faz parte da vida de muitas pessoas, mas segundo o Serasa Experian, o Brasil fechou o mês de janeiro com 63,8 milhões de inadimplentes em 2020. Para não impactar no seu score de crédito, é muito importante entender as principais maneiras de pagar fatura do cartão de crédito, mesmo que você não tenha o valor completo.

Como fazer o pagamento da fatura do cartão de crédito?

Em busca de diminuir os casos de inadimplência, as instituições financeiras costumam oferecer cinco formas para você pagar a fatura do cartão de crédito, são elas: o pagamento total, pagamento antecipado, pagamento mínimo, pagamento parcial e o parcelamento da fatura. Continue a leitura e entenda cada uma:

Pagamento total

O pagamento total da fatura não desencadeia em taxas de juros, desde que ele seja feito dentro do vencimento. Uma boa forma de não atrasar o pagamento é colocando a conta em débito automático

Pagamento antecipado

Sobrou uma renda extra no mês? Caso tenha sobrado, é possível liberar o limite de crédito para novas compras com o pagamento antecipado. Basta adiantar o pagamento da fatura no aplicativo do seu banco. Além disso, algumas instituições financeiras até mesmo oferecem descontos em troca dos pagamentos antecipados.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Pagamento mínimo da fatura do cartão

Se você não possui o valor integral da sua fatura, poderá optar pelo pagamento mínimo. Basicamente, nessa modalidade você paga um valor percentual determinado pelo banco de acordo com o total gasto no mês. A partir disso, o valor restante será lançado na próxima cobrança, mas com o acréscimo de juros rotativos e impostos, também conhecido como crédito rotativo.

Fique atento, pois o crédito rotativo chega a ultrapassar 300% ao ano e não pode ser utilizado por mais de 30 dias. Caso você não consiga fazer o pagamento até a data de vencimento, ficará inadimplente se não optar pelo pagamento parcial ou parcelamento da fatura.

Pagamento parcial

Se você não tiver o valor suficiente para quitar, é possível realizar o pagamento parcial. Existem duas formas de fazer o pagamento parcial, são elas:

  • Pagamento de um valor igual ou superior ao pagamento mínimo;
  • Pagamento de um valor inferior ao pagamento mínimo e superior ao menor valor de prestação na sua fatura.

Com o pagamento parcial, você deverá arcar com os juros e impostos do crédito rotativo e depois, deverá solicitar o parcelamento da fatura caso queira quitar as dívidas.

Parcelamento da fatura

Ao optar pelo parcelamento da fatura do cartão de crédito, você poderá pagar qualquer quantia entre o mínimo e o valor total da fatura. Caso não consiga fazer o pagamento total, o valor pago será visto como uma entrada do parcelamento da fatura e o restante será divido em parcelas iguais com juros.

Descomplicamos?

Esperamos ter descomplicado tudo o que você sabia sobre pagar fatura do cartão de crédito. Se você deseja entender se o seu score de crédito abaixou em decorrência das dívidas com o cartão, faça a consulta gratuita agora mesmo:

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Cartão de Crédito Santander SX: Cashback e Descontos

Como solicitar o Cartão de Crédito Santander SX Visa

Cartão de Crédito Santander SX: Todos os Benefícios Visa Gold

Como solicitar o Cartão de Crédito Nubank Mastercard

Cartão de Crédito Nubank: Anuidade Grátis

Como solicitar o Cartão de Crédito Itaucard Click Mastercard

Cartão de Crédito Click Itaú: crédito e débito em um só cartão

Click Itaú, seu cartão de crédito em um Click