Conheça 5 formas de pagar fatura do cartão de crédito
O cartão de crédito faz parte da vida de muitas pessoas, mas segundo o Serasa Experian, o Brasil fechou o mês de janeiro com 63,8 milhões de inadimplentes em 2020. Para não impactar no seu score de crédito, é muito importante entender as principais maneiras de pagar fatura do cartão de crédito, mesmo que você não tenha o valor completo.

O que você procura?
Como fazer o pagamento da fatura do cartão de crédito?
Em busca de diminuir os casos de inadimplência, as instituições financeiras costumam oferecer cinco formas para você pagar a fatura do cartão de crédito, são elas: o pagamento total, pagamento antecipado, pagamento mínimo, pagamento parcial e o parcelamento da fatura. Continue a leitura e entenda cada uma:
Pagamento total
O pagamento total da fatura não desencadeia em taxas de juros, desde que ele seja feito dentro do vencimento. Uma boa forma de não atrasar o pagamento é colocando a conta em débito automático.
Pagamento antecipado
Sobrou uma renda extra no mês? Caso tenha sobrado, é possível liberar o limite de crédito para novas compras com o pagamento antecipado. Basta adiantar o pagamento da fatura no aplicativo do seu banco. Além disso, algumas instituições financeiras até mesmo oferecem descontos em troca dos pagamentos antecipados.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Pagamento mínimo da fatura do cartão
Se você não possui o valor integral da sua fatura, poderá optar pelo pagamento mínimo. Basicamente, nessa modalidade você paga um valor percentual determinado pelo banco de acordo com o total gasto no mês. A partir disso, o valor restante será lançado na próxima cobrança, mas com o acréscimo de juros rotativos e impostos, também conhecido como crédito rotativo.
Fique atento, pois o crédito rotativo chega a ultrapassar 300% ao ano e não pode ser utilizado por mais de 30 dias. Caso você não consiga fazer o pagamento até a data de vencimento, ficará inadimplente se não optar pelo pagamento parcial ou parcelamento da fatura.
Pagamento parcial
Se você não tiver o valor suficiente para quitar, é possível realizar o pagamento parcial. Existem duas formas de fazer o pagamento parcial, são elas:
- Pagamento de um valor igual ou superior ao pagamento mínimo;
- Pagamento de um valor inferior ao pagamento mínimo e superior ao menor valor de prestação na sua fatura.
Com o pagamento parcial, você deverá arcar com os juros e impostos do crédito rotativo e depois, deverá solicitar o parcelamento da fatura caso queira quitar as dívidas.
Parcelamento da fatura
Ao optar pelo parcelamento da fatura do cartão de crédito, você poderá pagar qualquer quantia entre o mínimo e o valor total da fatura. Caso não consiga fazer o pagamento total, o valor pago será visto como uma entrada do parcelamento da fatura e o restante será divido em parcelas iguais com juros.
Descomplicamos?
Esperamos ter descomplicado tudo o que você sabia sobre pagar fatura do cartão de crédito. Se você deseja entender se o seu score de crédito abaixou em decorrência das dívidas com o cartão, faça a consulta gratuita agora mesmo:
Até mais!
Deixe seu comentário