Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Conheça 6 dicas para melhorar seu home office

Por Camila SilveiraPublicado em

Durante a pandemia da Covid-19, o home office se mantém como uma das formas mais seguras para se trabalhar. Porém, apesar disso, sabemos que não é todos os dias que a concentração e a produção fluem. Com o propósito de reverter tal situação, separamos seis dicas que vão otimizar a sua experiência de trabalhar em casa. Continue a leitura e aproveite o conteúdo.

Conheça 6 dicas para melhorar seu home office

1. Tenha um espaço dedicado ao seu trabalho

O primeiro passo é organizar um espaço em sua casa para você trabalhar da melhor maneira possível. O ideal é que nesse lugar tenha o seu computador e tudo aquilo que você precisa no dia a dia, como agendas, bloco de notas, canetas, calendário, entre outros objetos. Dessa forma, você consegue se organizar e, como resultado, não deixa nada te distrair.

2. Aproveite os recursos que você tem em casa

Já imaginou pegar a televisão da sua sala para utilizá-la como monitor do seu computador? Essa opção pode ser ideal para quem precisa visualizar documentos e arquivos que exigem maior atenção, ou para videoconferência com muitas pessoas.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

É possível, também, usar seus livros como apoio para elevar o seu computador e deixá-lo em uma boa altura para você. Como você pôde ver, existem várias formas de aproveitar os recursos de sua casa. Basta ter criatividade neste momento para otimizar o seu home-office.

3. Identifique os seus horários mais produtivos

Caso você trabalhe em uma empresa que permite horários flexíveis, escolha trabalhar no momento em que você está mais produtivo. De acordo com o Michael Breus, psicólogo especialista em sono, as pessoas podem ser divididas em quatro categorias:

  • Ursos: pessoas produtivas no meio da manhã e um pouco à tarde;
  • Leões: pessoas produtivas somente na parte da manhã;
  • Lobos: pessoas que produzem melhor na parte da noite;
  • Golfinhos: concentram a produtividade na metade da manhã até o começo da tarde.

Se você deseja descobrir qual é o seu perfil, faça o quiz, disponível no site The Power of When, e use essa informação para otimizar a sua experiência de trabalhar em casa.

4. Ajuste seus dispositivos de acordo com as suas necessidades

Caso a sua jornada de trabalho seja muito extensa e você precise trabalhar até tarde da noite, é interessante que os seus dispositivos, como celular e computador, estejam ajustados para esse horário. Por exemplo, você pode ativar o modo noturno desses aparelhos para evitar que a sua vista fique cansada.

5. Permita-se descansar e distrair

Ter uma rotina de trabalho produtiva e saudável também envolve descansos e distrações, porém, sem exagerar para não perder o foco.

De acordo com o Método Promodoro, o ideal é que o profissional organize uma lista de tarefas a serem realizadas ao longo do dia e divida-as em períodos de 25 minutos. Durante esse tempo, é necessário ficar totalmente focado nessa tarefa, porém, é fundamental tirar aqueles cinco minutos de intervalo para não se sobrecarregar.

Segundo o método, esses períodos de tempo são necessários para "oxigenar o cérebro" e aumentar a agilidade mental. Interessante, não é mesmo?

6. Tenha uma boa noite de sono

Por último, mas não menos importante: desconecte-se de seu trabalho e permita-se ter uma excelente noite de sono para garantir uma rotina bem produtiva. Diversas pesquisas realizadas mostram que as pessoas que dormem pouco ou que têm problemas de sono possuem dificuldades para aprender, se concentrar e reter informações.

Gostou do conteúdo?

Esperamos que as nossas dicas tenham sido úteis para você. Em caso de dúvidas ou sugestões, basta deixar o seu comentário para nós. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Aneel aciona bandeira vermelha em patamar 2 e impacta economia brasileira

Organizze: veja o passo a passo de como usar o aplicativo para controlar suas finanças

A melhor forma de utilizar o dinheiro da restituição do IR 2021

Cashback: guia completo

Dia dos namorados: como economizar?

5 dicas para você cuidar do seu dinheiro e gastar sem culpa

5 contas digitais gratuitas que oferecem empréstimo

Dia dos Namorados: planejamento financeiro em conjunto