Foregon.comConteúdos
    1. Dicas financeiras

    Conheça a Libra, criptomoeda do Facebook

    Por Janaína TavaresPublicado em
    Compartilhe

    Em junho de 2019, o Facebook anunciava o seu mais novo projeto: a criptomoeda Libra, que prometia um sistema seguro de pagamento baseado em blockchain e feito para todos os usuários.

    Contudo, desde o anúncio oficial, a empresa ainda não lançou o produto. Por isso, neste artigo, vamos explicar em detalhes o que é exatamente essa criptomoeda, qual o objetivo dela e por que ela ainda não tem uma previsão definida de lançamento. Acompanhe a leitura do texto.

    O que é a Libra? Entenda a proposta da criptomoeda

    A Libra é um projeto idealizado pelo Facebook que envolve três vertentes: uma carteira virtual, a criptomoeda global com base em blockchain e, por fim, uma associação que reúne várias empresas de diversos setores.

    Imperdível
    Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade3.521 pessoas já pediram
    Ver cartão
    Encerra em 16:20

    Logo abaixo, vamos explicar como cada uma dessas vertentes pretende funcionar na prática:

    • Carteira virtual: chamada de Calibra, a carteira virtual seria um aplicativo em que o usuário pudesse gerenciar o saldo da Libra, de moedas tradicionais e até mesmo de outras criptomoedas. Além disso, o App também contaria com formas de recuperação de conta e processos antifraude;
    • Criptomoeda: a Libra seria outra opção disponível no universo de bitcoins. Os clientes poderiam usá-la para enviar e receber quantias, além de transferirem valores para Pessoas Físicas ou Jurídicas;
    • Organização sem fins lucrativos: controlada por uma associação do mesmo nome, essa organização teria como objetivo o gerenciamento dos processos, ampliação da rede de parceiros, desenvolvimento de aplicações e serviços em código aberto.

    Por que ela ainda não foi lançada?

    Vários motivos foram decisivos para que a Libra não fosse lançada no mercado internacional. Abaixo, listamos alguns acontecimentos que impossibilitaram isso:

    Falta de credibilidade

    Em outubro de 2019, o CEO da companhia, Mark Zuckerberg, participou de uma audiência  realizada pelo Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, no Congresso dos Estados Unidos, para debater a respeito da Libra.

    No entanto, o debate não teve um efeito positivo. Isso se deve pois, na época, surgiram inseguranças em relação a esta iniciativa, principalmente porque ela poderia trazer problemas não só apenas para a privacidade das pessoas, mas como também para a segurança nacional dos EUA.

    Fora do país, a criptomoeda Libra também não foi vista com “bons olhos”. Na França, por exemplo, o ministro da economia, Bruno Le Maire, afirmou no ano passado que a moeda digital poderia ser utilizada para fins ilícitos, como lavagem de dinheiro.

    Regulamentação da criptomoeda

    Para que a moeda digital possa ser lançada, ela precisa estar regularizada. Isso significa que os governos de outros países e seus órgãos econômicos devem entrar em um acordo sobre a liberação da moeda e das outras vertentes envolvidas.

    O que mudou no projeto?

    Conforme apuração feita em março deste ano pelo jornal americano, The Information, o lançamento da carteira digital Calibra foi adiado de junho para outubro.

    Enquanto isso, a empresa responsável está redesenhando o projeto da criptomoeda para que ela possa ser melhor aceita pelos órgãos reguladores. Vale destacar que, mesmo sem uma previsão de lançamento, o Facebook afirmou que vai lançar o produto.

    Porém, a criptomoeda baseada em blockchain vai deixar de ser o produto central da operação, entrando no lugar as moedas mais tradicionais, como o dólar e o euro. Dessa maneira, ela será uma das opções para fazer a conversão de valores e não a principal.

    Descomplicamos?

    Fale pra gente, você já conhecia essa ideia de criptomoeda que o Facebook pretende lançar? Até a próxima!

    Gostou? Deixe seu curtir
    Compartilhe nas suas redes sociais

    Leia a seguir

    • Dicas financeiras

      Limpar seu histórico na Serasa vale a pena?

    • Dicas financeiras

      A Proauto Seguros é confiável?

    • Dicas financeiras

      Shoploop: conheça a nova ferramenta de compras do Google

    • Dicas financeiras

      Sicredi: vantagens do financiamento para Energia Solar

    Ver mais conteúdos

    Veja o que estão comentando