Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Conheça as vantagens e desvantagens do cartão de crédito

Por Camila SilveiraPublicado em

Tem quem saiba utilizar o cartão de crédito com muita responsabilidade, assim como tem quem fuja desse produto financeiro por não ter controle algum. 

Apesar disso, o crédito pode ser positivo para praticamente todas as pessoas, principalmente nesses momentos de crise. Afinal, quais são as vantagens e desvantagens do cartão? Confira agora mesmo e esclareça suas dúvidas.

Desvantagens do cartão de crédito

O cartão de crédito possui uma das maiores taxas de juros do mercado e, por isso, é responsável por boa parte do endividamento no Brasil. 

De acordo com Allan Esron Pereira Inácio, coordenador do Núcleo de Finanças da Escola de Negócios e do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), parcelar a fatura do cartão é o maior erro que alguém pode cometer, quando o assunto é educação financeira.

"Você nunca pode cogitar a ideia de atrasar o cartão de crédito", alerta Allan, que completa: "Se você não consegue liquidar o cartão, você começa a ter uma dívida muito perigosa".

Allan ainda afirma que caso não seja possível quitar a fatura, o cliente deve recorrer a outras formas de financiamento.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Dentre as opções para pagar a fatura e não sair no prejuízo estão: vender algum bem, contratar crédito consignado ou, até mesmo, usar o limite da conta corrente, que apesar de ter um juros super alto, custa menos do que as taxas do cartão de crédito.

Nesses casos, quando você não consegue pagar a fatura de forma integral, a orientação principal é não voltar a se endividar.

"Dívida em cima de dívida tem grandes chances de virar insolvência. Passa a ser muito arriscado porque a dívida do cartão, em poucos meses, dobra", afirma o especialista.

Segundo a professora Ana Cláudia Ribas, ela viu a fatura do cartão atingir valores exorbitantes, até o momento em que decidiu nunca mais utilizar esse método de pagamento.

"Hoje eu pago tudo à vista. Não importa o valor. Eu guardo o dinheiro antes e só depois eu compro", afirma.

Tal decisão só foi tomada pela professora depois que ela passou por situações complicadas para se livrar da dívida que tinha com a empresa credora.

Esse descontrole também fez Maristela Mendes, profissional autônoma, abrir mão do cartão de crédito por um bom tempo.

"Fiquei anos sem usar cartão de crédito por medo de voltar e ficar endividada. Hoje eu tenho, mas o limite é bem baixo", explica.

Uma das dicas para ter um maior controle com o cartão é somar semanalmente os valores usados para que no fim do mês não apareça nenhuma surpresa negativa.

De acordo com Allan, gastos com contas de consumo, aluguel, parcelas do imóvel, entre outros, são fixos. O cartão, por sua vez, é variável, sendo assim, o ideal é determinar um limite.

Vantagens do cartão de crédito

Como dissemos no início do artigo, ao mesmo tempo em que existem pessoas que fogem desse produto financeiro, muitos aproveitam ele de forma responsável. A médica Cristina Massai utiliza as milhas dos cartões de crédito para viajar, por exemplo. 

Recentemente ela e o marido conseguiram passagens aéreas para viajar somente com os pontos originados do cartão de crédito. 

"A gente compra tudo no crédito, que é para acumular milhas. Não tem nada no débito. Nem o cafezinho de todo dia", afirma.

Os pontos desses programas de fidelidade não são apenas para os viajantes, segundo Allan. Com eles, você pode vender milhas para outras pessoas ou comprar produtos, como televisão, batedeira, celular, entre outros.

Outra das vantagens do cartão de crédito é o prazo maior para realizar o pagamento de algum produto. Em alguns casos, o cliente tem até 40 dias para pagar pela compra, além da possibilidade de parcelas sem pagar juros.

A segurança de não andar com dinheiro físico na carteira também entra como uma vantagem. De toda maneira, o mais importante de tudo, de acordo com Allan, é saber usar o cartão de crédito com cuidado e responsabilidade, sem ultrapassar o orçamento.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Os principais motivos que fazem as pessoas desistirem de solicitar um cartão

Crédito e débito: entenda a diferença e saiba qual é mais vantajoso

C6 Bank tem cartão de crédito para negativado? Confira

Apelido do cartão: entenda o que é e como cadastrar

MM AA do cartão: saiba o que é e onde fica localizado

O que é mora do cartão de crédito?

Aprenda como desbloquear o cartão PAN de forma simples

Banco PAN libera cartão de crédito para negativado; saiba mais