Conheça os benefícios que todos MEIs têm direito em 2022
Durante a pandemia da Covid-19 muitas pessoas tiveram que buscar alternativas para conseguir uma renda e uma delas foi a de trabalhar como microempreendedor individual (MEI).

Dados do Ministério da Economia de 2020 mostram que 56,7% do total de negócios eram microempresas. Mesmo sendo uma alternativa, muitas pessoas não conhecem os principais benefícios desse modelo de negócio. Para entender mais, continue a leitura do artigo!
O que você procura?
11 benefícios do MEI em 2022
Ao trabalhar como autônomo com registro de MEI, você é capaz de garantir o acesso a diversos direitos trabalhistas. Confira abaixo quais são as vantagens garantidas por microempreendedores individuais:
- Aposentadoria por idade ou invalidez;
- Cobertura da Previdência Social ampliada aos familiares;
- Auxílio-doença com remuneração;
- Auxílio-reclusão;
- Salário-maternidade;
- Pensão por morte de dependentes;
- Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) gratuitamente, com acesso a juros menores e condições especiais;
- Suporte do Sebrae;
- Autorização para negociar com órgãos públicos;
- Emissão de nota fiscal;
- Modelo simplificado de tributação;
- Isenção a tributos federais, como: Imposto de Renda, Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social, Programa de Integração Social, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido e Imposto sobre Produtos Industrializados.
Quem pode se tornar MEI em 2022?
Gostou da maioria dos benefícios citados anteriormente e ficou interessado em se tornar MEI em 2022? Saiba que essa modalidade foi criada para atender trabalhadores informais que preferem se tornar profissionais autônomos com a sua área de atuação na lista oficial de categorias.
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apenas pessoas que seguem os seguintes critérios podem realizar o cadastro como MEI, confira:

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
- Contar com um lucro de até R$ 81 mil anual ou, no máximo, R$ 6.750 por mês;
- Não participar de outra empresa, seja como sócio ou titular;
- Contratar, até um profissional, que receba pelo menos um salário mínimo ou o piso do cargo que exerce.
Quer ter mais informações e efetuar o cadastro? Acesse o site do governo federal.
Quer saber tudo sobre MEI?
Caso tenha restado algumas dúvida em relação ao MEI, fique tranquilo, pois escrevemos um artigo completo para você:
Se gostou, não esqueça de curtir. Até mais!
Deixe seu comentário