Foregon.comConteúdos

Conheça os cinco melhores estados para aposentados

Por Camila SilveiraPublicado em
Compartilhe

Quem não deseja desfrutar da aposentadoria em lugares tranquilos e acessíveis? Se você é daquelas pessoas que não se importam em mudar de cidade e está disposto a viver uma nova vida, esse artigo é feito para você! Conheça os cinco melhores estados para aposentados viverem e veja qual deles é a melhor opção. 

Antes, é importante explicar os fatores que vamos levar em consideração, afinal, o conceito de melhores estados para aposentados pode variar de pessoa para pessoa. Por conta disso, nesse artigo, vamos levar em conta os aspectos de saúde, bem-estar, acessibilidade financeira, economia, cultura e lazer. Vamos começar? 

Conheça os cinco melhores estados para aposentados

São Paulo

O estado de São Paulo é o símbolo de tranquilidade de vida para muitas pessoas, pois as pequenas cidades se consagram no imaginário popular como o ambiente ideal para se aproveitar a aposentadoria.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Em razão do aumento da expectativa de vida da população, a tendência é que locais com essas características entrem na lista dos brasileiros que estão em busca de uma vida mais tranquila durante a terceira idade.

São João da Boa Vista (SP) possui 88 mil habitantes e é considerada a melhor cidade do estado  para aposentados. Os principais fatores são as baixas ocorrências de mortes por armas de fogo e o número de estabelecimentos com atendimento ambulatorial.

Segundo a prefeitura, há 13 unidades de saúdes pelos bairros, além de outros dois hospitais e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Santa Catarina

Santa Catarina também não fica fora da lista de melhores estados para aposentados. No contexto geral, o estado conta com inúmeros municípios com qualidade de vida para os brasileiros viverem.

A qualidade de vida de quem mora em Florianópolis (SC), por exemplo, aumentou muito durante os últimos anos. Essa informação faz parte de um ranking anunciado pelo Programa das Nações Unidas (PNUD), responsável pela elaboração do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

O programa colocou os habitantes de Florianópolis em terceiro lugar no Brasil, levando em consideração três fatores principais: educação, longevidade e renda. Além disso, o destino turístico é o local que mais recebe visitas de empresários de São Paulo e de aposentados que buscam descanso e segurança. 

Distrito Federal

Apesar de não ser considerado município, o Distrito Federal possui diversas cidades-satélites, antigo nome que se dá para regiões administrativas localizadas no entorno de Brasília, que podem ser ideais para aposentados.

A cidade de Brasília, por exemplo, tem uma excelente expectativa de vida. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o município ocupa o 9º lugar na lista das melhores cidades para se viver. 

Além desses fatores, o ambiente conta com uma boa estrutura turística, hoteleira, gastronômica e cultural. Possui baixos índices de violência e uma ótima segurança pública, comparada aos países mais desenvolvidos do mundo.

Em linhas gerais, esse é um estado para aposentados que estão em busca de cultura e modernidade.

Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul é um estado que conta com diversas cidades boas para morar. Contudo, um município chamado Carlos Barbosa (RS) se destaca entre os lugares mais felizes para se viver no país.

Carlos Barbosa está em 53º lugar entre os 5.570 municípios do Brasil no Índice de Desenvolvimento Humano nacional e, de acordo com a prefeitura, a cidade possui o propósito de oferecer muita qualidade de vida para a população.

Além disso, outro motivo que torna a cidade boa para aposentados, é que a expectativa de vida dela é de 78,8 anos, enquanto a média nacional é de 75,5 anos.

Paraná

O Paraná possui oito cidades grandes para aposentados. Dentre os municípios avaliados pelo Instituto de Longevidade Mongeral, a capital, Curitiba, ocupa o 13º lugar. Também aparecem na lista, as cidades de Maringá, Londrina, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu e Colombo. 

Essas cidades apresentam as sete principais variáveis de qualidade de vida para aposentados, como: saúde, bem-estar, finanças, habitação, cultura, engajamento e indicadores gerais. Conforme o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, cada variável possui o peso estabelecido com base nas principais necessidades dos aposentados. 

Gostou do conteúdo?

Ajudamos você a encontrar os melhores estados para aposentados? Qualquer dúvida, deixe um comentário para nós! Confira outros conteúdos que separamos para você:

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado. Pra ela o conteúdo perfeito precisa ser de fácil compreensão e responder todas as dúvidas dos leitores. “Acredito que os leitores da Foregon merecem saber tudo, até os mínimos detalhes. Espero que você, leitor, fique satisfeito com a leitura, que tenha esclarecido todas as suas dúvidas e, claro, que você volte sempre!”

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Poupança PF 013 na Caixa: entenda o significado

  • Dicas financeiras

    Pix: qual é a sua vantagem sobre as finanças e os negócios?

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras