Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Conheça os mitos sobre o pagamento por aproximação

Por Sabrina VansellaPublicado em

O pagamento por aproximação facilitou a forma de pagamento, e por medo de contaminação trouxe maior segurança em tempos de pandemia.

O dinheiro em espécie é cada vez menos utilizado e os cartões se tornam a principal forma de pagamento. Porém, muitos mitos rodeiam esta novidade, e por isso, vamos desmistificar a tecnologia.

O medo mais comum está relacionado a clonagem do cartão, mas surpreendentemente o pagamento por aproximação pode ser considerado mais seguro do que o tradicional.

Como funciona o sistema de pagamento por aproximação?

A tecnologia só consegue acontecer graças a chamada NFC que significa no português " comunicação por campo de proximidade".

Basicamente, suas informações são transmitidas como um código sem precisar de contato ou senha, mas saiba que esta prática acontece de forma que somente a maquininha e o seu cartão ou dispositivo se conversam por códigos criptografados.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Os cartões que apresentam essa possibilidade, geralmente, possuem um limite de valor com pagamentos por aproximação, para maior segurança. Nos cartões da Mastercard é de R$ 100 e nos da VISA de R$ 50. Em valores acima, é necessário inserir a senha.

Confira os mitos mais comentados sobre o pagamento por aproximação:

Corro risco de meu cartão ser lido acidentalmente?

Mito. É bastante improvável isto acontecer, pois o contato entre a maquininha e o cartão contactless deve ser muito próxima, praticamente encostada no seu bolso ou bolsa.

Então, uma compra só é efetuada se o pagamento for feito na posição e distância correta (entre 2,5 e 5 centímetros).

Porém, em lugares com aglomerações, como festas e eventos, é possível desativar esta opção de pagamento no aplicativo para evitar preocupações.

Meu cartão pode ser clonado pela maquininha?

Mito. Como foi explicado anteriormente, o cartão por aproximação é seguro pois as informações são protegidas por criptografia e gera um número exclusivo de pagamento específico para cada transação.

Por isso, é praticamente impossível um fraudador conseguir copiar a criptografia empregada, além do mais, as transações via contactless não disponibilizam informações sobre o usuário. Como por exemplo o CVV, o código de verificação que está localizado no verso do cartão.

Qualquer cartão tem esta função ativada?

Mito. Mesmo que a cada dia esta função está sendo aderida em novos cartões, ainda existe cartões que não possuem esta tecnologia. E não é uma função que pode ser ativada, deve ser solicitado para o banco emissor uma opção com o pagamento por aproximação.

Geralmente, os cartões que possuem a tecnologia possuem o símbolo das quatro ondas, remetendo a transmissão sem fio.

Corro risco de pagar a compra de outra pessoa em uma fila?

Mito. Mesmo em uma fila é impossível que você pague pela compra de outra pessoa. Pois a aproximação do cartão com a maquininha deve ser muito próxima. Então fique tranquilo, e cheque o valor na hora que for aproximar.

Descomplicamos?

Esperamos ter descomplicado suas dúvidas sobre o assunto. Deixe um comentário ou uma sugestão. E não esqueça de curtir! Até a próxima.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Score Serasa: conheça a nova função de bloqueio e desbloqueio de consultas

Conheça 5 aplicativos que enviam dinheiro para o exterior

Quais mudanças o Open Banking traz para a nossa vida financeira?

BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

Aplicativos para aumentar score de crédito: verdade ou mito?

Tag Itaú de passe livre em pedágios e estacionamentos: conheça e veja como solicitar

Pagar passagem de ônibus com cartão de débito ou crédito: veja como