Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Conheça os principais detalhes da LCI e como ela funciona

Por Janaína TavaresPublicado em

O que você acha que de começar a investir em uma aplicação que oferece segurança e poucos riscos para o seu bolso? Conheça melhor a Letra de Crédito Imobiliário (LCI), além de suas vantagens e desvantagens neste artigo.

O que é a LCI e como ela funciona?

A LCI é um título de renda fixa emitido pelas instituições financeiras, com o objetivo de captar recursos para o setor de financiamento imobiliário.

Em outras palavras, esta aplicação funciona como uma forma de empréstimo que você faz para um determinado banco. Consequentemente, ele é responsável por direcionar os recursos para o financiamento de imóveis, assim como para construção e reforma.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Portanto, ao ofertar esse investimento, o banco assina um contrato com o investidor em que constam as principais informações envolvidas neste processo, exemplo: taxa de juros a ser paga pelo empréstimo, prazos de pagamento, dentre outros.

Lados positivos e negativos

Vantagens

  • Tem uma rentabilidade maior que o rendimento da poupança;
  • Não há cobrança de impostos, como o Imposto de Renda (IR);
  • Conta com um baixo risco;
  • Possui uma boa segurança por causa da proteção oferecida pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Deste modo, você pode ser ressarcido no valor de até R$ 250 mil por CPF ou por instituição financeira.

Desvantagens

  • Assim como a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), esta aplicação também não serve para ser utilizada como margem de garantia para operações na Bolsa de Valores;
  • Para resgatar o valor, você deve esperar o prazo mínimo de 90 dias. Então, a LCI talvez não seja a opção certa caso você não possa aguardar esse período;
  • A aplicação inicial para começar a investir em LCI tende a ser mais elevada, se comparada com outros investimentos tradicionais do mercado, como o Tesouro Direto ou Certificado de Depósito Bancário (CDB).

Esse investimento é indicado para você?

Ele pode ser muito útil para quem se encaixa no perfil conservador, já que a Letra de Crédito Imobiliário proporciona proteção e poucos riscos.

No entanto, um erro que muitos investidores cometem ao iniciarem sua jornada nesta área é pensar que certas aplicações não possuem riscos; aliás, todas têm.

A diferença está no grau desse risco, que pode ser alto ou baixo. No caso da LCI, o principal é o risco de crédito, quando existe a possibilidade do banco que emite esse título falir e você não receber o seu dinheiro de volta. Mas, vale ressaltar que esse investimento está assegurado pelo Fundo Garantidor de Crédito.

Descomplicamos?

Você conseguiu entender como funciona esta aplicação e suas principais características? Antes de ir, que tal ler mais um artigo da Foregon?

Esperamos que você tenha gostado de conhecer a LCI e tudo o que este título pode oferecer para sua carteira de investimentos. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Onde usar a carteira digital Apple Pay?

Digio estreia no Apple Pay: veja como ativar

Aplicativos colaborativos: conheça 4 Apps que podem facilitar a sua vida

Oportunidade: 24 empresas abrem vagas de emprego, estágio e trainee

Oportunidade: estão abertas cerca de 3 mil vagas de emprego e estágio

Nubank finalmente chega ao Apple Pay: veja como cadastrar e utilizar

Tem mais de um cartão de crédito? Saiba como controlar as suas finanças

Como ser um motorista de aplicativo 5 estrelas?